The Rescuers

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
The Rescuers
As Aventuras de Bernardo e Bianca (PT)
Bernardo e Bianca (BR)
 Estados Unidos
1977 • cor • 77 min 
Direção Wolfgang Reitherman
John Lounsbery
Art Stevens
Produção Wolfgang Reitherman
Ron Miller
Roteiro Larry Clemmons
Vance Gerry
Ken Anderson
Frank Thomas
Burny Mattinson
Fred Lucky
Dick Sebast
Dave Michener
Livros:
Margery Sharp
Elenco Bob Newhart
Eva Gabor
Michelle Stacy
Geraldine Page
Joe Flynn
Jim Jordan
John McIntire
Jeanette Nolan
Pat Buttram
Bernard Fox
Género Família
comédia
drama
aventura
fantasia
Idioma Inglês
Música Artie Butler
Canções:
Sammy Fain
Carol Connors
Ayn Robbins
Shelby Flint
Edição James Koford
James Melton
Estúdio Walt Disney Productions
Distribuição Buena Vista International
Lançamento 22 de junho de 1977
Cronologia
Último
Último
The Rescuers Down Under
Próximo
Próximo
Página no IMDb (em inglês)

The Rescuers (Bernardo e Bianca no Brasil e As Aventuras de Bernardo e Bianca em Portugal) é um filme de animação estadunidense produzido pela Walt Disney Productions em 1977.

É o vigésimo-terceiro filme de animação dos estúdios Disney e foi lançado nos cinemas dos EUA em 22 de Junho de 1977 sendo estrelado por Bob Newhart, Eva Gabor, Geraldine Page, Joe Flynn, e Bernard Fox; sendo dirigido por Wolfgang Reitherman, John Lounsbery, e Art Stevens.

O filme trata sobre uma organização presidida por ratos localizada no subsolo da ONU na cidade de Nova York que dedicada a ajudar vítimas de sequestros em todo o mundo. Dois ratos, o zelador Bernardo (Bob Newhart) e sua co-agente, a elegante Bianca (Eva Gabor), saem em busca de Penny (Michelle Stacy), uma menina orfã que está sendo mantida em cativeiro pela caçadora de tesouros Madame Medusa (Geraldine Page).

The Rescuers marcou o retorno do drama aos filmes do estúdio e foi seguido por outro drama, The Fox and the Hound em 1981. Os animadores veteranos Ollie Johnston e Frank Thomas revelaram que o longa foi seu melhor filme sem a cooperação de Walt Disney.

O filme é baseado na série de livros infantis da escritora inglesa, Margery Sharp, principalmente The Rescues e Miss Bianca. O sucesso do filme levou a uma sequencia intitulada The Rescuers Down Under lançado em 1990.

Enredo[editar | editar código-fonte]

Gtk-paste.svg Aviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo.

Uma menina que aparentemente foi seqüestrada e levada para uma ilha deserta atira um frasco contendo um misterioso pedaço de papel dentro da água. A garrafa viaja sem rumo através do oceano brutalmente espancado e arrastado pelas ondas do mar tempestuoso, o eco de sua voz booms inexistente sobre as águas, "Quem vai me salvar..." Quando a tempestade acalma para baixo, a cidade de Nova York não está longe ea garrafa contendo mensagem importante, finalmente chega ao porto onde é encontrado por um grupo de ratos locais. Poucos dias depois, no edifício das Nações Unidas muitos representantes humanos começam a se encontrar, mas nenhum deles sabe é que alguns andares abaixo em um porão onde objetos diferentes são abandonados, uma sociedade paralela está sendo recolhidos também. Dentro de um saco de viagem antigos é a sociedade "rato auxílio de emergência" dedicado ao resgate ou assistência a qualquer um que pode estar em risco, nem mouse, humano ou gato. O presidente do conselho tinha chamado para todos os delegados da sociedade que, aparentemente, alguém tinha trazido a velha garrafa encontrada no porto. O presidente explicou a situação, mas antes de prosseguir, peço a todos para colocar suas mãos sobre seu coração para cantar o hino tão orgulhoso da sociedade. Enquanto todos cantam, Miss Bianca, um delegado da Hungria faz a sua aparição, o primeiro encontro é com Bernard, o zelador. Ninguém contesta que ele chegou atrasado para o Miss Bianca, porque ela é uma ratoncita muito agradável e bonito. Depois da canção, o presidente do conselho chamado Bernardo, para subir ao topo da garrafa e remover a mensagem. Bernardo, utilizando-se como uma escada para um pente que está faltando vários pontos e pular da décima terceira etapa, conseguiu chegar-se e tentar arduamente para tornar a rolha rígido. Após tentativas várias, ele consegue Bernard bravo e pode receber a mensagem, o que está lá escrito toca muitos dos delegados: "Para Orferlinato Morningside, Nova York: Eu estou em um problema muito sério, se apresse. Ajuda. Centavo". Miss Bianca, a mais sensível, é a mais afetada e sem um segundo pensamento implora a presidente do Conselho de agradar a permitir-lhe para ir para as pequenas. Mas o presidente não pensou duas vezes, não é apropriada para uma senhora a ir sozinho para um lugar que você não sabe o que esperar, ela tinha dado tão pouca informação. Ainda assim o presidente do conselho dá permissão Bianca, desde que seja acompanhado, Miss Bianca não tem nenhuma objeção e escolher como companheiro de Bernard tímido, que surpreendeu o presidente.

Bernardo, timidamente aceitou a proposta e acompanha Miss Bianca, de ônibus, os ratos pouco vir ao zoológico em busca do Orfanato Morningside. É uma noite chuvosa, após consultar o seu mapa, Bernard descobre que o orfanato será fácil de localizar depois de um passeio no zoológico, Miss Bianca no entanto, sugere travessia. Com uma oposição menor, Miss Bianca Bernard continua a entrada do zoológico, mas uma vez lá dentro, Miss Bianca sugere que se virar, então o que se segue é uma extremamente escura. Bernardo, em contraste, sugere mais longe e propõe a ir em frente, Miss Bianca esperar alguns minutos e de repente o rugido de um leão temível traz Bernardo estava correndo apavorada ela. Miss Bianca Bernard leva a mão dela e os dois fogem rapidamente a partir do jardim zoológico. Uma vez fora, Bernardo sugere seguir o plano original de giro em torno do jardim zoológico, desta vez Bianca não tem nenhuma objeção e os dois continuam seu caminho para o Orfanato Morningside.

O mapa não tinha enganado, logo após os dois ratos vêm à porta de um edifício escuro do que só vê a luz do corredor. Nas duas portas enormes está escrito em letras grandes, "Morningside Orfanato. Bernardo e Bianca Miss conseguem encontrar uma janela aberta e entra no prédio em que eles deixam para trás a chuva fria. No interior, não há uma alma vê e ouve mais barulho do lado de fora da chuva, todos devem estar dormindo. Depois de explorar o quarto, Bernard é uma caixa de papelão que está escrito o nome da moeda de um centavo, sem dúvida, a caixa contém suas possessões. Extraordinare Nada, objetos comuns para uma menina: um diário, um par de sapatos, um pente, lápis, uma bolsa e outros itens. A criança não é no orfanato, para este plano para se livrar dessas coisas, e certamente não tenha sido aprovado ou havia roubado suas coisas. Sem dúvida que a menina tinha desaparecido e ninguém sabia onde ela estava. Os ratos não tiveram tempo para analisar a situação, porque seus murmúrios havia despertado um gato velho e isso surpreendeu-los, sem pensar, os dois ratos correndo por suas vidas. No entanto, o gato não parece ruim e não há sinal nenhum interesse em prejudicá-los, Bernardo gato perguntas e ele responde: "Sim, eu sou o único que sabe o que aconteceu com Penny, mas não os seres humanos têm se preocupou em perguntar para mim. " Então o velho gato, cujo nome era Rufus, disse-lhes sobre a última vez que eu tinha visto a criança. Tinha sido um dia em que os espíritos da menina foi muito baixo, pouco antes tinha sido no dia da adopção e nenhum dos casais tinham visitantes escolher. Em vez disso, levou a um vermelho-garota de cabelos, aparentemente, ou pensou que era mais bonita. Rufus tentou consolá-la e assegurou-lhe que um dia uma mãe e meu pai viria para o orfanato para buscá-la e levá-la para casa, mas que este teria que ter fé. Olhando pela janela, Rufus disse Penny sobre a fé que era como um pássaro azul, que geralmente é visto no céu, ninguém poderia comprar ou tocar, mas de fato existiu e manteve a garota, seus sonhos se realidade. Com pouco mais incentivo, Rufus disse Penny ele não iria sair com ninguém, mas também aceitar Teddy, o ursinho desejado. A garota mostrou a sua satisfação, oferecendo biscoitos de mel Rufus, e os dois deixaram o quarto para obter o seu lanche. Essa foi a última vez que eu tinha visto a história Rufus Penny e seus dois ouvintes estão chocados que procurava desesperadamente uma pista. Rufus disse-lhes sobre a mulher suspeita que tentou dar à menina uma unidade, ela e seu amigo dono de uma loja de penhor não muito longe do orfanato. Bernardo e Bianca senhorita sabia que eles tinham encontrado uma pista curta, mas o Rufus nobre tinha dúvidas sobre o que um casal de ratos pode fazer se, de facto, esta mulher tinha levado a criança.

Gtk-paste.svg Aviso: Terminam aqui as revelações sobre o enredo.

Personagens[editar | editar código-fonte]

  • Bernardo: Ratinho zelador do Rescue Aid Society, Bernardo acompanha Miss Bianca em sua missão para salvar a menina Penny. Bernardo não é tão corajoso como sua companheira, ele não gosta de voar e é muito supersticioso. No filme, Bernardo parece ter uma queda por Bianca.
  • Miss Bianca: Uma rata da Hungria membro da Rescue Aid Society. Ela é sofisticada e aventureira e se oferece para resgatar Penny que pode estar em grande perigo. Escolhe Bernardo como parceiro, apesar de ele ser apenas o zelador.
  • Madame Medusa: Uma gananciosa proprietária de uma loja de penhores; Madame Medusa não vai descansar até ter em suas mãos o maior diamante do mundo. Medusa vive na Baía do Diabo e possui dois crocodilos como seguranças.Inicialmente,a vilã do filme ia ser Cruela De Vil, da animação 101 Dálmatas, mas foi descartada e uma nova vilã foi criada. Mesmo assim, é possível notar várias semelhanças entre as personagens, inclusive os carros que dirigem.
  • Penny: Menina orfã que é sequestrada por Madame Medusa de seu orfanato; Madame Medusa a sequestrou pois Penny é pequena é por isso pode encontrar o diamante que está em uma caverna subterrânea. Penny está há muito tempo no orfanato, e seus únicos amigos são o gato Rufus e seu ursinho Teddy.
  • Asdrúbal: Desajeitado amigo de negócios de Madame Medusa; ele também quer a sua parte do diamante e embora não totalmente de acordo com o plano de Medusa, Snoops vai seguir os seus próprios passos para consegui-lo.
  • Brutus e Nero: São os dois crocodilos de Madame Medusa, que tentam impedir a fuga de Penny. Eles fazem tudo que ela manda.
  • Rufus: Um velho gatoque mora no orfanato e se torna amigo de Penny, quando ela se sente solitária.
  • Evinrude: Uma libélula que ajuda a servir seus salvadores, Bernardo e Bianca, através de um pequeno barco com motor, uma folha. Ela também envia uma mensagem aos leitores do pântano quando a sua ajuda é necessária.
  • Orville: Albatroz, que também serve para transporte de equipes de resgate fazendo a vez de uma aeronave e levá-los através dos céus.

Dublagem[editar | editar código-fonte]

Dublagem
Personagem Dublagem EUA Dublagem BRA
Bernard/Bernardo Bob Newhart Alfredo Martins
Miss Bianca/Bianca Eva Gabor Vera Lúcia Dias
Madame Medusa Geraldine Page Ida Gomes
Penny Michelle Stacy Ana Hartley
Asdrúbal Joe Flynn Ionei Silva
Orville/Abílio Jim Jordan Waldir Fiori
Rufus John McIntire Magalhães Graça
Ellie Mae/Florisbela Jeanette Nolan Selma Lopes
Luke/Juca Pat Buttram Orlando Drummond Cardoso
Evinrude James MacDonald Informação não disponível
Brutus/Nero Candy Candido Informação não disponível
Mr. Chairman/Presidente Bernard Fox Felipe Wagner
Deadeye George Lindsey Informação não disponível
Tartaruga Larry Clemmons Pietro Mário
Digger/Toupeira Dub Taylor Telmo Perle Münch
Coruja John Fiedler Sílvio Navas
Repórter de TV Bill McMillian José Santanna

Créditos da dublagem brasileira:
Estúdio: Tecnisom, RJ
Direção de dublagem: Telmo Perle Münch
Tradução: Telmo Perle Münch

Produção[editar | editar código-fonte]

A produção do filme passou quatro anos na produção para combinar os talentos de mais de 250 pessoas, incluindo 40 animadores, o que produziu cerca de 330.000 desenhos, havia 14 seqüências com 1039 cenas separadas e 750 conjuntos.

Durante os quatro anos da produção do filme, muitos conceitos originais foram alteradas ou esquecidos como o fato da organização dos ratos serem colocados não na sede da ONU, mas sim em um buraco ou em uma loja de construção perto das Nações Unidas.

Alguns dos produtores sugeriram que Bernardo e Bianca se casariam no final do filme, mas igual ao livro de Margery Sharp (que nunca casou protagonistas de suas histórias) esse fato não aconteceu. No entanto, na seqüência, Bianca aceita a proposta de casamento de Bernardo, sem pensar duas vezes. Esse fatoo irritou os admiradores do trabalho da escritora.

Foi o primeiro longa da Disney que combinou os talentos da equipe de escritores e animadores originais do estúdio com uma nova equipe menos experiente.

The Rescuers foi o último projeto de John Lounsbery, que morreu em 13 de Fevereiro de 1976. O filme também foi a última performance do ator Jim Jordan, conhecido por suas aparições no programa de rádio Fibber McGee, e do ator Joe Flynn, que fez a voz do Sr. Snoops e morreu afogado numa piscina depois de sofrer um ataque cardíaco em 1974 três anos antes do lançamento do filme.

O filme foi a inspiração para o desempenho de vários personagens da Disney, exemplo disso, são os personagens de Madame Medusa e Penny, que foram encaminhados para a criação dos personagens de Ursula (A Pequena Sereia) e Jenny (Oliver & Company), respectivamente.

Canções[editar | editar código-fonte]

As canções do filme foram compostas e escritas por Carol Connors, Ayn Robbins, e Sammy Fain. A trilha sonora foi composta por Artie Butler.

As canções do filme na dublagem brasileira foram cantadas por Evinha.

  1. "A Jornada" cantada sob o ponto de vista da garrafa no início do filme.
  2. "Ajuda Eficaz" cantada por Bernard Fox, Bob Newhart, Robie Lester.
  3. "O Pássaro Azul" cantada por John McIntire e Michelle Stacy.
  4. "Amanhã um Novo Dia Será" cantada por Bob Newhart e Eva Gabor.
  5. "Um Amor Virá" cantada por Michelle Stacy.
  6. "Mamãe e Papai já Tem" cantada pelas crianças orfãs ao final do longa.

Prêmios e indicações[editar | editar código-fonte]

Applications-multimedia.svg A Wikipédia possui o

Oscar (EUA) 1977[1]

Sequência[editar | editar código-fonte]

The Rescuers foi o primeiro filme animado da Disney que inspirou uma sequencia, The Rescuers Down Under de 1990, que foi lançado no cinema em vez de diretamente para VHS. Desde então, The Jungle Book, Peter Pan, Fantasia, e Toy Story receberam sequencias diretamente nas salas de cinema.

Mensagem Subliminar[editar | editar código-fonte]

Mais ou menos aos 28 minutos do filme, quando Bernardo e Bianca estavam voando na asa de um albatroz, aparece rapidamente uma foto de uma mulher nua numa janela no canto. Após a descoberta desta mensagem subliminar, a Disney a retirou de 3,4 milhões de cópias de VHS em 1999, afirmando que se tratava de uma imagem de fundo objetável.

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

Broom icon.svg
Seções de curiosidades são desencorajadas pelas políticas da Wikipédia.
Ajude a melhorar este artigo, integrando ao corpo do texto os itens relevantes e removendo os supérfluos ou impróprios.
  • Nos romances de Margery Sharp, Bernardo e Bianca após as suas diversas missões são nomeados com o título de "Senhor Secretário" e "Senhora Presidente".
  • Embora o filme foi um grande sucesso desde sua primeira exibição, o estúdio não pôde comemorar muito, uma vez que grande parte do dinheiro ganho foi perdido nos filmes The Black Hole (1979) e The Black Cauldron (1985).
  • A ilha de Cuba foi considerado como o local de ação do filme. Depois, a produção resolveu colocar o Oceano Atlântico como plano de fundo.

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]