The Rescuers Down Under

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
The Rescuers Down Under
Bernardo e Bianca na Cangurulândia (PT)
Bernardo e Bianca na Terra dos Cangurus (BR)
Capa do DVD.
 Estados Unidos
1990 • cor • 74 min 
Direção Hendel Butoy
Mike Gabriel
Produção Thomas Schumacher
Roteiro História:
Margery Sharp
Jim Cox
Karey Kirkpatrick
Byron Simpson
Joe Ranft
Elenco Eva Gabor
Bob Newhart
John Candy
Tristan Rogers
Adam Ryen
George C. Scott
Frank Welker
Wayne Robson
Russi Taylor
Bernard Fox
Douglas Seale
Género Animação
Idioma Inglês
Música Bruce Broughton
Edição Michael Kelly
Estúdio Walt Disney Pictures
Distribuição Walt Disney Pictures
Buena Vista International
Cronologia
Último
Último
The Rescuers
(1977)
Próximo
Próximo
Página no IMDb (em inglês)

The Rescuers Down Under (Bernardo e Bianca na Terra dos Cangurus (título no Brasil) ou Bernardo e Bianca na Cangurulândia (título em Portugal)) é um filme americano do gênero animação produzido pela Walt Disney Pictures em 1990 baseado principalmente nos livros The Rescues e Miss Bianca de Margery Sharp.

É o vigésimo-nono filme de animação dos estúdios Disney e foi lançado nos cinemas dos EUA 16 de Novembro de 1990, sendo dirigido por Hendel Butoy e Mike Gabriel, contendo as vozes de Eva Gabor, Bob Newhart, John Candy e Tristan Rogers na versão original.

The Rescuers Down Under é a sequência de The Rescuers de 1977.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Na Austrália, um menino de 5 anos de idade chamado Cody (Adam Ryen) resgata uma rara águia dourada chamada Marahute, que lhe mostra o seu ninho e ovos e faz amizade com ele. Depois, o menino é capturado em uma armadilha para animais preparada por Percival C. McLeach (George C. Scott), um caçador local. Quando McLeach encontra uma das penas da águia na mochila do garoto, ele imediatamente percebe que se capturar o pássaro ficará rico. McLeach então, seqüestra o garoto e o deixa ir embora apenas na condição de mostrar o paradeiro da águia rara. Para enganar alguns patrulheiros locais, McLeach lança a mochila de Cody em um lago onde alguns crocodilos de água salgada vivem, isso vai fazer os patrulheiros pensarem que o menino está morto.

Enquanto isso, uma mensagem é enviada para a sede da Sociedade de Resgate da Ajuda em Nova York, e Bernardo e Bianca (Bob Newhart e Eva Gabor), são designados para a missão. Esse fato, interrompe a tentativa de Bernard de propor casamento com Bianca. Bernardo e Bianca convence Wilbur a fazê-los voar para a Austrália para salvar Cody.

Uma vez na Austrália, eles se encontram com Jake, um notomy que é da Sociedade de Resgate da Ajuda. Jake depois flerta com Bianca, e Bernard fica com muita raiva. Jake serve como guia e protetor de Bernardo e Bianca em busca do menino. Ao mesmo tempo, Wilbur é imobilizado quando sua coluna vertebral é quebrada fazedo Jake a enviá-lo para o hospital. Curado, ele parte em busca de seus amigos. No rancho McLeach, Cody foi jogado em uma gaiola com vários animais capturados. Cody tenta libertar a si mesmo e os animais, mas é impedido por Joanna, uma lagarta de estimação do caçador. McLeach faz Cody pensar que alguém atirou em Marahute, fazendo o menino levá-lo ao ninho do animal.

No ninho do Marahute, os três ratos tentam avisar Cody que ele está sendo seguido, quando eles fazem isso, o caçador McLeach chega e captura Marahute, juntamente com Cody, Jake e Bianca. Joanna tenta comer os ovos de Marahute, mas Bernardo encontrou o ninho primeiro e substituiu os ovos por pedras, a fim de protegê-los. Wilbur chega ao ninho, quando Bernardo o convence a águia a sentar-se nos ovos, de modo que Bernardo pode ir atrás McLeach. O caçador leva Cody e Marahute para um lugar distante, onde Cody é pendurado por um laço em cima de um lago com um grande grupo de crocodilos, mas Bernardo, montando um tipo de porco selvagem chamado de Razorback, impede que o menino caia no lago. Em seguida, McLeach, pega uma moto e tenta jogar Cody na água. Para salvar Cody e se livrar de McLeach, Bernardo faz Joanna em bater em McLeach, enviando os dois para a água. Os crocodilos correm atras de McLeach e entra em luta com os eles, mas apenas Joanna atinge o litoral, e o caçador temido cai em uma cachoeira e provalvelmente morre.

Bernardo mergulha na água para salvar Cody, mas falha. Jake e Bianca libertam Marahute a tempo de ela salvar Cody e Bernard, poupando-os do destino do caçador McLeach. Bernardo, desesperado para evitar novos incidentes, se propõe casamento com Bianca, que aceita sem pensar duas vezes. Todos partem para a casa de Cody, enquanto Wilbur incuba os seus ovos.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Dublagem
Personagem Dublagem EUA Dublagem BRA
Bernard
Bernardo (br/pt)
Bob Newhart Alfredo Martins
Miss Bianca
Bianca (br/pt)
Eva Gabor Isis Koschdoski
Wilbur
Abílio (br)
John Candy
Don Rickles(voz alternativa)
Rodney Gomes
Cody Adam Ryen Peterson Adriano
Jake Tristan Rogers Garcia Júnior
Percival C. McLeach George C. Scott Sílvio Navas
Frank Wayne Robson Henrique Ogalla
Krebbs Douglas Seale
Arthur Malet (voz alternativa)
Orlando Drummond Cardoso
Doctor Mouse
Doutor Rato (br)
Bernard Fox
John Lithgow e Jeff Bennett (vozes alternativas)
Artur Costa Filho
Nurse Mouse
Enfermeira (br)
Russi Taylor Informação não disponível
Mr. Chairman
Presidente (br)
Bernard Fox Informação não disponível
Faloo Carla Meyer Informação não disponível
Red Peter Firth Informação não disponível
Jake Tristan Rogers Informação não disponível
Joanna Frank Welker Informação não disponível
Marahute Frank Welker Informação não disponível

Créditos da dublagem brasileira:[1]
Estúdio: Delart (RJ)
Direção e tradução: Telmo Perle Münch
Técnico responsável: Carlos de La Riva

Produção[editar | editar código-fonte]

Os desenhos dos animadores e as pinturas de fundo foram escaneadas para o computador, onde os desenhos animados foram pintados por artistas digitais e mais tarde combinados com as imagens de fundo, o que pôde tornar possível alguns movimentos de camera, efeitos múltiplos e outras técnicas. Na cena de abertura onde é visto um campo de flores, as flores foram criadas por efeitos de CGI.

Uma equipe de quase 415 artistas e técnicos participaram da produção do filme. Cinco membros dessa equipe viajaram para Austrália para observar, fotografar e desenhar as paisagens que seriam incorporadas ao filme.[2]

Trilha sonora[editar | editar código-fonte]

The Rescuers Down Under
Trilha sonora
Lançamento 1990
Gravação 1990
Gênero(s) Banda sonora
Gravadora(s) Walt Disney Records
Opiniões da crítica

O parâmetro das opiniões da crítica não é mais utilizado. Por favor, mova todas as avaliações para uma secção própria no artigo. Veja como corrigir opiniões da crítica na caixa de informação.

A trilha do filme foi composta e conduzida por Bruce Broughton. Diferente da grande maioria dos filmes da Disney, não há músicas escritas para ele (entretanto, "Message Montage" possui uma repetição de parte de "Rescue Aid Society" de Sammy Fain, Carol Connors e Ayn Robbins, a única referencia musical ao primeiro longa), só que duas músicas foram incluídas no filme: "Only The Young" do Journey e "Codinome Beija-Flor" de Cazuza, na qual o filme foi dedicado a ele.

  1. Créditos iniciais (1:34)
  2. Answering Faloo's Call (1:32)
  3. Cody's Flight (6:02)
  4. Message Montage (2:49)
  5. At The Restaurant (3:06)
  6. Wilbur Takes Off (1:28)
  7. McLeach Threatens Cody (1:20)
  8. The Landing (2:01)
  9. Bernard Almost Proposes (1:36)
  10. Escape Attempt (1:30)
  11. Frank's Out! (3:23)
  12. Cody Finds The Eggs (1:33)
  13. Bernard The Hero (3:36)
  14. Créditos finais (3:41)
  15. Only The Young (4:05)
  16. Codinome Beija-Flor (2:31)

Lançamento[editar | editar código-fonte]

O filme foi lançado nos EUA em 16 de Novembro de 1990; no Brasil em 12 de Julho de 1991; em Portugal em 13 de Dezembro de 1991.

Pela Abril Vídeo, o filme foi lançado no Brasil em VHS em duas datas: 7 de Agosto de 1992 e 10 de Julho de 1998. Seu primeiro lançamento em DVD ocorreu em 2000 pela coleção Gold Classic Collection e foi relançado em DVD e pela primeira vez em Blu-ray em 2012.

Bilheteria[editar | editar código-fonte]

Segundo o site Box Ofiice Mojo, o loga arrecadou $27,931,461 nos EUA durante sua exibição. Na semana de estreia arrecadou $3,499,819..[3]

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

  • Este é o segundo filme animado produzido pela Disney em que os personagens não cantam.
  • The Rescuers Down Under é a primeira sequencia de um filme de animação dos estúdios Disney e, junto com Fantasia 2000 e Ursinho Pooh, são as únicas sequencias a fazer parte da lista oficial de filmes de animação do estúdio.
  • The Rescuers Down Under foi o último filme em que a atriz Eva Gabor participou, a mesma se aposentaria em 1994 e faleceria em 1995.
  • The Rescuers Down Under é o segundo filme da era renascentista da Disney que começou com A Pequena Sereia (1989) e terminou com Tarzan (1999).

Referências

  1. Fonte: TVeCinema
  2. The Rescuers Down Under Arquivo Disney. Disney.com. Página visitada em 20 de Janeiro de 2007.
  3. The Rescuers Down Under Box Office Mojo.. Página visitada em 18 de Novembro de 2011.

Ligaçãoes externas[editar | editar código-fonte]

Precedido por
A Pequena Sereia
Lista de filmes da Disney
1990
Sucedido por
Beauty and the Beast