The Rumble in the Jungle

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

The Rumble in the Jungle (em português: a luta na floresta) foi uma famosa luta de boxe que ocorreu em 30 de outubro de 1974 em Kinshasa, Zaire ( atual República Democrática do Congo).

Era uma disputa entre o então campeão George Foreman contra o antigo campeão Muhammad Ali. O evento foi um dos primeiros realizados por Don King, que fez a luta no Zaire, pois o presidente ofereceu um generoso patrocínio para receber a luta.

Antes da Luta[editar | editar código-fonte]

Em 1967, Ali foi proibido de lutar por três anos e meio, por se recusar a se alistar no Exército dos Estados Unidos, pois era contra a Guerra do Vietnã.

Quando recuperou sua licença no mundo do boxe em 1970, ganhou duas lutas, porém ao tentar recuperar o cinturão de peso pesado, perdeu para o campeão Joe Frazier.

Foreman foi campeão nas Olimpiadas de 68, e rapidamente foi ganhando prestigio no mundo do boxe, pela sua enorme envergadura e poderosos socos. Mesmo assim, Frazier e seu promotor acharam que Foreman não seria páreo, pois ele seria muito lento e seu boxe ainda era despreparado. Isso se mostrou um grande erro, quando em apenas dois assaltos Frazier sofreu seis knock downs até que a luta foi interrompida pelo juiz, dando um nocaute técnico para Foreman. Foreman também nocauteou Ken Norton, o único homem além de Frazier a nocautear Ali.

Na famosa luta entre Ali e Foreman, intitulada Rumble in the Jungle, Foreman entrou como franco favorito, por ser muito mais novo (na época tinha 25 anos, enquanto Ali tinha 32), por ser muito mais forte, pela sua até então invencibilidade, e pela ferocidade que estava ganhando todas as lutas que enfrentava.

Ali depois da luta revelou sua estratégia incomum; como sabia que Foreman era muito mais forte, e que não seria páreo para ele no mano a mano, ele optou por cansar Foreman ao máximo, pois sabia que Foreman nunca tinha tido uma luta muito longa, pois sempre nocauteava seus adversários nos primeiros assaltos.

Durante sete rounds, Ali ficou nas cordas, apenas recebendo socos de Foreman, assimilando-os e se esquivando como podia, porém, apanhando muito, ele passou os sete assaltos provocando Foreman, dizendo coisas como: "é só isso que você tem?" ou "me disseram que você batia forte" ou ainda "minha mãe bate mais forte que você". No oitavo round, já com Foreman exausto, foi que Ali realmente começou realmente a lutar, nocauteando-o.

Obras sobre o evento[editar | editar código-fonte]