The Russians Are Coming, the Russians Are Coming

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
The Russians Are Coming, the Russians Are Coming
Vêm Aí os Russos (PT)
Os russos estão chegando (BR)
 Estados Unidos
1966 • cor • 126 min 
Direção Norman Jewison.
Roteiro William Rose (roteiro)
Nathaniel Benchley (livro)
Elenco Carl Reiner
Alan Arkin
Eva Marie Saint
Género comédia
Idioma inglês
Página no IMDb (em inglês)

The Russians Are Coming, the Russians Are Coming (br: Os russos estão chegando; pt: Vêm Aí os Russos) é um filme estadunidense de 1966, do gênero comédia, dirigido por Norman Jewison.

O roteiro foi adaptado por William Rose de uma novela infanto-juvenil de autoria de Nathaniel Benchley chamada The Off-Islanders. A história parodia a Guerra Fria, conflito de pós-guerra que envolvia russos e estadunidenses na época do lançamento do filme.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

O genioso e distraído capitão de um submarino russo Спрут deixa a embarcação encalhar nos bancos de areia nas proximidades de uma ilha da Nova Inglaterra, na costa estadunidense. Ele encarrega seu imediato, o tenente Rozanov, de liderar um comando de mais oito homens para conseguir secretamente um barco para puxar o submarino e desencalhá-lo. Os marinheiros vão até uma casa próxima da praia em busca do barco, mas nada encontram. Então tentam convencer o chefe de família Walt Whittaker a ajudá-los a conseguir a embarcação, mas esse descobre quem eles são, o que o leva a ser feito prisioneiro. Então, oito marinheiros vão ao porto, enquanto um deles vigia a família. Walt consegue escapar e vai até a cidade, mas já a encontra tomada pelo pânico com a notícia de uma invasão russa correndo entre os habitantes.

Elenco principal[editar | editar código-fonte]

Prêmios e indicações[editar | editar código-fonte]

  • Oscar - indicado na categoia de melhor filme, melhor ator (Alan Arkin), melhor edição (Hal Ashby & J. Terry Williams) e melhor roteiro adaptado (William Rose).
  • Globo de Ouro - venceu na categoria de melhor comédia e melhor ator de comédia (Alan Arkin) e indicado para melhor roteiro (William Rose).

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

Vista aérea de Noyo Harbor, Califórnia, onde parte do filme foi realizado.
  • Para representar a fictícia ilha de Gloucester, que ficaria no litoral da Nova Inglaterra, foram feitas filmagens na costa da Califórnia, em Mendocino. As cenas do porto, em Noyo Harbor, uma pequena localidade ao sul de Forte Bragg.
  • O submarino usado no filme foi preparado pela produção. A Marinha norte-americana não emprestou uma embarcação, e proibiu de ser usado um submarino russo autêntico, forçando o estúdio a construir um.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]