The Secret of Chimneys

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
The Secret of Chimneys
O Segredo de Chimneys
Autor (es) Agatha Christie
Idioma inglês
País Reino Unido
Género romance policial
Arte de capa Percy Graves
Editora Bodley Head
Lançamento Junho de 1925
Páginas 310 (1ª edição, capa dura)
Edição portuguesa
Tradução Soares do Amaral
Editora Livros do Brasil
Lançamento 1979
Páginas 483
Edição brasileira
Tradução Faustino Armando
Editora Editora Globo
Lançamento 1948
Cronologia
Último
Último
The Road of Dreams
The Murder of Roger Ackroyd
Próximo
Próximo

The Secret of Chimneys (O Segredo de Chimneys, no Brasil[1] e em Portugal[2] ) é um romance policial de Agatha Christie, publicado em 1925, protagonizado pelo superintendente Battle. Em 1929, a autora utiliza a mansão de "Chimneys" e algumas de suas pesonagens em seu romance The Seven Dials Mystery.

Enredo[editar | editar código-fonte]

Christie conta-nos a história de Anthony Cade, um cidadão britânico que está na África, e que é incumbido por um amigo de levar até Inglaterra, a um editor, um manuscrito contendo a autobiografia de um antigo ministro de uma nação dos Balcãs. Ao chegar na Inglaterra, Anthony é solicitado a entregar o manuscrito a outros, a troco de dinheiro, uma vez que a publicação do manuscrito pode comprometer a causa da restauração da monarquia no país balcânico. Com o mesmo fim, Anthony é convidado para uma festa em Chimneys, uma bela propriedade em Inglaterra. Anthony declina o convite. Acontece que alguém é assassinado nessa noite, em Chimneys. Anthony vê-se envolvido no caso, que conta com a ajuda do superintendente Battle na sua resolução.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

No magnífico palácio de Chimneys morre assassinado o monarca de um país dos Balcãs. Somam-se ao crime o desaparecimento de um manuscrito revelador de importantes segredos de Estado, o roubo de uma coleção de cartas comprometedoras e a existência de um famoso diamante escondido no palácio.

Ao redor destes fatos misteriosos movimentam-se os principais personagens do romance: o simpático e corajoso aventureiro, cuja identidade é enigmática, Anthony Cade, que traz o manuscrito da África; a atraente Lady Virginia Ravel, que, com ajuda de Anthony oculta o cadáver de um chantagista; um celebre ladrão, o “Rei Vítor”, que procura apoderar-se do valiosíssimo diamante; o alto e pomposo funcionário do Foreign Office, George Lomax; o colecionador de livros raros H. Fish, que de livros sabe muito pouco; o magnata Isaac Stein, que quer explorar o petróleo balcânico; o inteligente e imperturbável superintendente Battle, da Scotland Yard, que sempre sabe mais do que aparenta; e, por fim, o velho proprietário de Chimneys, Lord Caterham, que só pretende, inutilmente, que o deixem viver em paz, e no qual a romancista concentrou seu característico sentido de humor.

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre um livro é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.