The Shield

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
The Shield
The Shield (PT)
The Shield - Acima da Lei (BR)
Informação geral
Formato Série
Duração 45 minutos
Criador(es) Shawn Ryan
País de origem  Estados Unidos
Idioma original Inglês
Produção
Produtor(es) Michael Chiklis / James Manos, Jr.
Elenco Michael Chiklis
Glenn Close
Catherine Dent
Reed Diamond
Paula Garcés
Walton Goggins
Michael Jace
Kenny Johnson
Jay Karnes
David Marciano
Benito Martinez
Cathy Cahlin Ryan
David Rees Snell
CCH Pounder
Tema de abertura "Just Another Day" de Vivian Romero, Ernesto Bautista e Rodney Alejandro
Exibição
Emissora de
televisão original
Estados Unidos FX
Transmissão original 12 de março de 200225 de novembro de 2008
N.º de temporadas 7
N.º de episódios 88 (lista de episódios)

The Shield foi a primeira série de televisão original do canal americano FX, estrelada por Michael Chiklis e exibida de março de 2002 a novembro de 2008, dividida em sete temporadas variando de dez a quinze episódios, num total de 88.

A série foi exibida em Portugal e no Brasil no canal AXN e teve alguns episódios das três primeiras temporadas exibidos na Rede Bandeirantes com o nome de The Shield - Acima da Lei. A sétima e última temporada começou a ser exibida no Brasil no dia 13 de fevereiro de 2009 no AXN, dois dias após o People+Arts iniciar as reprises a partir da primeira temporada. A Rede Bandeirantes fez a sua reprise entre os dias 14 de abril e 7 de julho, após a estreia do docudrama hospitalar E24, às 23h15 (hora de Brasília). Em 14 de julho, foi substituída no horário por Las Vegas, também adquirida pela emissora.

Em 8 de maio, o AXN transmitiu o episódio final da última temporada, que teve duas horas de duração.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Gtk-paste.svg Aviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo.

The Shield quebra a fórmula convencional dos seriados policiais ao mostrar um mundo moralmente ambíguo em que a linha entre o bem e o mal é cruzada diariamente. A série é focada na tensão entre um grupo de policiais que trazem resultados, porém são corruptos e um capitão dividido entre seu dever e suas ambições políticas.

A série conta o dia-a-dia dos policiais do distrito fictício de Farmington, em Los Angeles, tendo como base uma delegacia improvisada dentro de uma igreja abandonada, apelidada de "The Barn" (traduzido como estábulo ou celeiro em alguns episódios).

Michael Chiklis estrela como o policial corrupto Vic Mackey, líder do Strike Team (nome que recebeu várias traduções em português dependendo do episódio e do canal, sendo a mais comum "tropa de choque"). O Strike Team é uma equipe de quatro ou cinco policiais voltada para o controle da ação de gangues e do tráfico de drogas. Foi inspirado por uma divisão real do Departamento de Polícia de Los Angeles.

Apesar de ser focada nas ações do Strike Team, a série possui três outros núcleos em que a ação ocorre paralelamente, com frequentes conexões: as questões políticas, geralmente protagonizadas pelo capitão David Aceveda; os casos complexos investigados por Claudette Wyms e Dutch Wagenbach; e os casos rotineiros de policiais de rua, inicialmente representados pelos policiais Danny Sopher e Julien Lowe.

Além do dia-a-dia de policiais, a série trata de temas da vida pessoal dos personagens, como família, sexualidade e problemas de saúde.

Gtk-paste.svg Aviso: Terminam aqui as revelações sobre o enredo.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Prêmios[editar | editar código-fonte]

A série recebeu os prêmios de Melhor Série Dramética do Emmy Awards 2002 e do Golden Globe Awards para Melhor Série (drama) 2003, além de dois prêmios para Michael Chicklis, em 2002, de Melhor Ator em Série Dramática do Emmy Awards de 2002 e o Golden Globe Awards de Melhor Ator em Série Dramática, também em 2002.

Guia de Episódios[editar | editar código-fonte]

Recepção da crítica[editar | editar código-fonte]

Em sua primeira temporada, The Shield teve aclamação por parte da crítica especializada. Com base de 14 avaliações profissionais, alcançou uma pontuação de 85% no Metacritic. Por votos dos usuários do site, atinge uma nota de 9.2, usada para avaliar a recepção do público.[1]

Referências

  1. The Shield (em inglês) Metacritic. Visitado em 28 de setembro de 2014.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]