The Suite Life of Zack & Cody

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Este artigo ou se(c)ção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde Janeiro de 2012). Por favor, adicione mais referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
The Suite Life of Zack & Cody
Hotel Doce Hotel: As Aventuras de Zack & Cody (PT)
Zack & Cody: Gêmeos em Ação (BR)
Informação geral
Formato Série
Género Sitcom
Duração 22-23 minutos (aproximadamente)
Criador(es) Danny Kallis
Jim Geoghan
País de origem  Estados Unidos
Idioma original inglês
Produção
Produtor(es) Danny Kallis
Irene Dreayer
Pamela Eells O' Connell (2ª-3ª temporada)
Jim Geoghan (3ª temporada)
Elenco Cole Sprouse
Dylan Sprouse
Brenda Song
Ashley Tisdale
Phill Lewis
Kim Rhodes
Tema de abertura "Here I Am" por Loren Ellis e The Drew Davis Band
Tema de
encerramento
"Here I Am" (instrumental) (episódios 1–34)
Exibição
Emissora de
televisão original
Estados Unidos Disney Channel
ABC Kids]
Transmissão original 18 de Março de 2005-1 de Setembro de 2008
N.º de temporadas 3
N.º de episódios 87 (Lista de episódios)
Cronologia
Último
Último
Lizzie McGuire (2001-2004)
Zack & Cody: Gêmeos a Bordo (2008 – 2011)
Próximo
Próximo
Programas relacionados The Suite Life on Deck, Jessie

The Suite Life of Zack & Cody (no Brasil, Zack & Cody: Gêmeos em Ação; e em Portugal, Hotel Doce Hotel: As aventuras de Zack & Cody) foi uma sitcom americana criada por Danny Kallis e Jim Geoghan. A série estreou no Disney Channel em 18 de Março de 2005 com 4 milhões de telespectadores, tornando-se a mais bem sucedida estreia do canal no ano. É uma das primeiras cinco atrações televisivas a terem disponibilidade no iTunes Store. Foi nomeada três vezes para o Emmy Awards e para o Nickelodeon Kids Choice Awards. O último episódio foi exibido em 1 de Setembro de 2008 durante uma maratona da série.

O show se passa no Hotel Tipton em Boston e tem como centro Zack e Cody Martin (Dylan e Cole Sprouse), gêmeos que causam inúmeros problemas e vivem no hotel. Existem outros personagens principais, incluindo a herdeira do hotel, London Tipton (Brenda Song), a doceira Maddie (Ashley Tisdale), o gerente do hotel Sr. Moseby (Phill Lewis), e a mãe solteira dos garotos, Carey (Kim Rhodes). É a terceira série original do Disney Channel a possuir mais que 65 episódios, depois de That's So Raven e Kim Possible.[1] Estava sendo reprisada pelo Disney XD. Já foi exibida pela WGN America e TBS Superstation. The Suite Life of Zack & Cody foi a primeira série do Disney Channel a ganhar uma característica: a cena de identidade (na última cena de cada episódio, os créditos passavam embaixo da tela) no fim de cada episódio. Este processo se iniciou na segunda temporada, ainda que os poucos primeiros episódios produzidos para essa temporada não apresentaram a identidade da cena. Antes de 2006, todas as séries da Disney Channel tinham a cena final do episódio e os créditos de encerramento exibidos separadamente.

Enredo[editar | editar código-fonte]

Os gêmeos Zack e Cody moram com a mãe divorciada, Carey Martin, cantora no luxuoso e caro Hotel Tipton, em Boston. Zack é extrovertido e imaturo, que inicia os problemas no Tipton. Zack nasceu 10 minutos a mais que Cody, fato de que tira vantagem. Cody é estudioso, gentil, maduro e agrada mais aos adultos que seu irmão. As confusões causadas por Zack e Cody no Tipton, deixam o Sr. Moseby, o gerente do Hotel, com dor de cabeça, já que sempre tem que resolver os problemas causados. Moseby também tem outra dor de cabeça: A mimada London Tipton, a herdeira da rede de Hotéis Tipton e da riqueza do seu pai. London gosta de se divertir em festas e gastar seu dinheiro em compras em lojas caras e shoppings. Mas London, às "vezes" exagera, como quando foi para Paris de "castigo" por ter invadido um camarim de uma celebridade e receber uma intimação. Por isso ela so pode sair acompanhada por Madeline Margaret Genevieve Miranda Catherine Fitzpatrick, mais conhecida como Maddie, que trabalha como vendedora na loja de doces do Hotel Tipton. Maddie é estudiosa e responsável, e por isso Carey pede a ela que seja babysitter de Zack e Cody. Também trabalham no Hotel, Esteban Julio Ricardo Montoya De La Rosa Ramírez, mensageiro amigo de Zack e Cody, muito leal ao Sr. Moseby, Muriel, a folgada faxineira do Hotel, que vive dormindo, Patrick, o mâitre d' do restaurante do Tipton, trata a todos com desprezo, Lance Fishman, o salva-vidas obcecado por água, Arwin Quentin Hawkhauser, o engenheiro apaixonado por Carey e muitos outros como o porteiro Norman, Nia Moseby, Chef Paolo e Serge o Concierge, que contribuem para as confusões no Tipton.

O programa teve uma sequência (spin-off), The Suite Life on Deck (no Brasil, Zack e Cody: Gêmeos a bordo; e em Portugal, Zack e Cody: Todos a Bordo) que se passa em um cruzeiro com Zack, Cody e London comparecendo a um programa semestral do Colégio Sete Mares, com Sr. Moseby administrando o navio.[2]

Dublagem brasileira[editar | editar código-fonte]

Elenco de dublagem
Personagem BrasilDublagem BRA
Zack Martin Luciano Monteiro
Cody Martin Luciano Monteiro
London Tipton Iara Riça
Maddie Fitzpatrick Flávia Fontenelle
Sandra de Castro (série 2)
Carey Martin Sylvia Salustti
Mr. Moseby José Luis Barbeito

Dobragem portuguesa[editar | editar código-fonte]

Personagem

Dobrador

Zack Martin Gonçalo Sá
Cody Martin André Raimundo
London Tipton Carla Garcia
Carey Martin Bruno Coelho
Marian Moseby Marcanthony del Carla
Maddie Fitzpatrick Ana Vieira
  • Personagens Secundárias:
Bob João Teixeira
Esteban Fernando Ferreira

Outas informações:

Estúdio: ?????????????
Tradução: Miguel Graça
Direção de Dobragem Carlos Macedo

Personagens[editar | editar código-fonte]

Zackary(Zack) Martin (Dylan Sprouse)[editar | editar código-fonte]

Zack é o típico gêmeo não-estudioso, extrovertido e imaturo que usualmente veste roupas de skatistas. É um aluno nota "D", mencionado no episódio First Day of High School. Apesar de não gostar muito da escola, ama a aula de Artes, na qual é o melhor da classe. No episódio Team Tipton, pode se perceber que Zack tem medo de insetos. Na primeira temporada do show, foi revelado que ele é 10 minutos mais velho que Cody, fato usado contra seu irmão, normalmente dizendo a ele, desde que é o mais novo, resolve os trabalhos que o irmão não consegue fazer. Ou em alguns casos, ajuda-o com algum conselho, afirmando que "Eu sou o gêmeo mais velho". Porem Cody faz aula de Kung Fu e derrota Zack, no episódio Smart and Smarterer, tentou tirar vantagem dos professores, mentindo que sofria de dislexia.

Cody Martin (Cole Sprouse)[editar | editar código-fonte]

Cody é o irmão calmo, maduro e inteligente. Ele é considerado um aluno nota "A", sendo melhor, academicamente, do que seu irmão Zack, que obtem, em média, "D". No entanto, ele não é tão forte quanto Zack na aula de Carpintaria, na qual Zack possui maior vantagem. Em um episódio, Cody se muda para um armário, pois não está contente com a bagunça de seu irmão. Janice e Jessica parecem gostar mais de Cody. Tem uma namorada, chamada Barbara. Em uma semana, foi para Washington para um Acampamento de Matemática. É o gêmeo mais gentil comparado ao seu irmão, e de alguma maneira sempre ajuda dando ideias demais nos planos de Zack, seu irmão. Em The Fairest of Them All, ele se vestiu como uma garota para ganhar dinheiro.

London Tipton (Brenda Song)[editar | editar código-fonte]

Ela é a filha de Wilfred Tipton, o dono do Hotel Tipton. É uma paródia óbvia de Paris Hilton, pois tem em comum o comportamento, as despesas e o nome (London/Paris e Tipton/Hilton). Embora o telespectador nunca veja Sr. Tipton por inteiro (usualmente escondido atrás de seus seguranças, que estão em todos os lados... na tradição de Wilson vinda de Home Improvement), ele é mencionado frequentemente. London tem dificuldade de entender as coisas e é mimada. Uma rica adolescente com sua própria suíte privada no Hotel Tipton em Boston, completa com um grande armário que possui várias divisões (cada um tem um espelho falante) e uma cozinha. London ama a moda; ela só veste roupas desenhadas e odeia vestuário em xadrez. Não tem babá, ou algum outro adulto para ajudá-la, mas confia nos funcionários do Hotel Tipton para pedir alguma assistência e/ou um conselho. Foi transferida para a escola particular Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, junto com Maddie no episódio Forever Plaid, devido à pouca frequência durante as aulas na sua antiga escola. No episódio First Day of High School, foi transferida novamente para a escola pública de Zack e Cody, Cheevers High, pela razão de ser expulsa de todas as escolas particulares pelas quais já passou. Não gosta de sua madrasta (a anterior e a atual) e conversa sobre seus problemas com Sr. Moseby e Maddie. Quando está feliz, usualmente bate suas mãos repetidamente enquanto diz seu bordão, "Viva Eu!". Ela tem seu própria web show, o Viva Eu! Estrelando London Tipton.[3] London, muitas vezes, recusa-se a ir à escola e, consequentemente, fica de castigo. Embora London pareça ter uma boa vida de garota rica, sua infância não foi perfeita. No episódio Arwinstein, foi descoberto que tem alergia a lagosta, porém em um episódio perguntou a Maddie se havia lagosta no jantar. No entanto, é possível que essa alergia tenha se desenvolvido depois do episódio anterior e antes do posterior. Também foi revelado em um episódio que ela tem a obrigação de pensar sobre o que fazer antes da ação. Por exemplo, estava caminhando diretamente para um saguão enquanto pensava "esquerda, direita, pisca, respira" (apesar disto ter acontecido no sonho de Zack) no episódio Super Twins.

Maddeline Fitzpatrick (Ashley Tisdale)[editar | editar código-fonte]

Maddie é uma adolescente vendedora de doces do Hotel Tipton, que do começo ao fim da série possuia outros empregos/posições incluindo: caixa no Cluck Bucket, gerente no Camp Tipton Daycare Center, e conselheira do programa de verão de sua escola – Camp Heaven on Earth. Visitou o Antártico durante o seriado para ajudar a salvar os pinguins. Vem de uma família de classe baixa, Maddie é muito trabalhadora, franca e inteligente. Porém, em vários episódios, é exibida com comportamento egoísta e sendo grande oportunista de London, ainda que ela sempre se perca quando mostra esse tipo de personalidade. Assim como Esteban, possui um longo e incrível nome; no episódio Pilot Your Own Life, é revelado que se chama Madeline Margaret Genevieve Miranda Catherine Fitzpatrick.[4] Estuda na escola particular Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. É a melhor amiga de London, mas muitas vezes é tratada por ela como sua empregada, como no episódio Footloser, usualmente subornando-a com dinheiro. Maddie era a babá de Zack e Cody durante a primeira temporada. Zack tinha uma grande paixão por ela na primeira temporada, mas a paixão não era mais tão percebida durante a segunda e a terceira temporada. É uma forte defensora das causas do meio ambiente. Ela é canhota. Durante a série, foi revelado que possui asma. Apareceu, casualmente, durante a terceira temporada.

Sr. Marion Moseby (Phill Lewis)[editar | editar código-fonte]

O nervoso gerente do Hotel Tipton fala com um amplo vocabulário e uma linguagem urbana, muitas vezes é aborrecido pelos planos de Zack e Cody. Embora ele aja como se não tivesse algum interesse pelos garotos, tem afeição por eles. Por exemplo, quando Sr. Moseby tirou os meninos do jogo de basebol, apanhou uma bola para Cody, que no final o fez ser "o homem mais odiado de Boston." No episódio The Ghost of 613 foi revelado que começou a trabalhar no Hotel Tipton como empacotador nos anos 70. Sr. Moseby é como um pai para London, pois Wilfred raramente está no Hotel. Moseby ensina muitas coisas para ela: como andar, seu ABC, e tentou ensiná-la a dirigir. Trata-a do mesmo jeito que cuida de si mesmo. Também ajuda London com alguns problemas que tem. Devido a sua personalidade, é conhecido como Mauseby entre os funcionários do hotel. Tem um irmão mais velho chamado Spencer, que é uma pequena pessoa (interpretado por Dana Michael Woods), rica e intolerante a lactose. O nome de sua mãe é Beulah Moseby, que prefere Spencer, mas ainda assim gosta de Marion. A avó é Rose Moseby (interpretada pelo próprio Phill Lewis), e visita o neto no episódio Nugget of History. Tem uma sobrinha de 16 anos chamada Nia Moseby (interpretada por Giovonnie Samuels), que veio ficar com ele durante a terceira temporada provisoriamente substituindo Maddie como a vendedora de doces, enquanto esta estava no Antártico. Uma corrente piada da série é que Moseby, muitas vezes, faz brincadeiras com ele mesmo na frente dos hóspedes (ex.: batendo em um lindo bebê, que é um boneco, que não para de chorar contra uma cadeira enquanto uma mulher passeia com outro bebê; ou fazendo um comentário sarcártico sobre ele - o cliente acha o comentário verdadeiro e não sarcástico). Outra piada que ocorre bastante é que Moseby sempre consegue pegar o vaso do centro do saguão do hotel quando ele está prestes a se quebrar no chão, embora não tenha conseguido recuperá-lo no episódio final da série. Quando estudava, foi o capitão animador da equipe de cheerleaders; sua experiência como animador se tornou útil quando ele ficou longe da profissão. Também já foi campeão júnior de mini golfe e ensinou a Zack o esporte. Sr. Moseby já fez balé e é um ótimo dançarino. Quando praticou e participou da escola de dança de Esteban, foi parceiro temporário de Carey, pois achou muito difícil dançar com ela devido à alta estatura que ela tinha em relação a ele.

Carey Martin (Kim Rhodes)[editar | editar código-fonte]

A solteira trabalhadora mãe de Zack e Cody é a cantora do salão do hotel. Ela e seus filhos passaram por muitas outras cidades antes de chegar a Boston, que ela chama de "melhor gigante que nunca tivemos". Foi casada com Kurt Martin, mas se divorciaram depois do nascimento dos gêmeos por razões desconhecidas. O personagem Arwin é conhecido por várias situações em que mostra sua paixão por Carey, como quando ela o beija e ele desmaia. Quando Zack e Cody possuem um argumento, conta histórias sobre muitos de seus ex-namorados, que são, em sua maioria, tristes.

Personagens recorrentes[editar | editar código-fonte]

A lista seguinte possui membros do elenco que apareceram em papeis significantes como personagens recorrentes em toda a série. Cada ator listado apareceu em entre 6 e 45 episódios; a lista é ordenada de acordo com o número de episódios creditados (maior número primeiro).

Aparições Especiais[editar | editar código-fonte]

Episódios[editar | editar código-fonte]

Temporada Episódios Exibição original Estreia da temporada Final da temporada
1 26 2005–2006 18 de Março, 2005 27 de Janeiro, 2006
2 39 2006–2007 3 de Fevereiro, 2006 2 de Junho, 2007
3 22 2007–2008 23 de Junho, 2007 1 de Setembro, 2008

Cenários[editar | editar código-fonte]

Hotel Tipton[editar | editar código-fonte]

O Hotel Tipton é onde Zack, Cody, Carey e London vivem, e o lugar onde muitos dos outros personagens do show trabalham. É o cenário principal da série. Onde ocorre muitas trapalhadas que envolvem amigos de Zack e Cody na escola e namoro entre amigos de classe e os irmãos.

S.S. Tipton[editar | editar código-fonte]

No episódio Let Us Entertain You, Zack, Cody e Carey ficam no S.S. Tipton durante uma semana de férias. É também o cenário principal da sequencia da série, The Suite Life on Deck. Foi mencionado pela primeira vez na série no episódio To Catch a Thief. Enquanto Maddie conversa com London no telefone, um colete salva-vidas pode ser visto no fundo com as palavras S.S. Tipton.

Buckner Middle School[editar | editar código-fonte]

A escola secundária dos gêmeos. O mascote da escola é um texugo.

Nossa Senhora do Perpétuo Socorro[editar | editar código-fonte]

Maddie e Mary Margaret (Monique Coleman) estudam nesta escola durante a primeira temporada. Depois, na segunda temporada, Corrie (Vanessa Hudgens) e Leslie (Kaycee Stroh) são adicionadas como elenco adicional, com London entrando na escola também na segunda temporada.

Mini-mercado Paul Revere[editar | editar código-fonte]

Zack e Cody trabalham no Paul Revere para o gerente, Wayne Wormser. O lema do mini-mercado é "A salvação está vindo! A salvação está vindo!". Do outro lado da rua onde se localiza o Paul Revere existe outro mini-mercado, o concorrente, com o nome de Mais Vantagem da Costureira.

Camp Heaven on Earth[editar | editar código-fonte]

O acampamento de verão onde Maddie trabalha no verão. A única parte mostrada do acampamento é a cabine onde Maddie e as jovens garotas ficam.

Cheevers High School[editar | editar código-fonte]

Onde Zack, Cody, London e Nia estudam junto com outros estudantes incluindo Bob, Mark, Barbara e Chelsea. Este cenário foi usado em Lip Synchin' in the Rain, First Day of High School, Orchestra, e Benchwarmers. John Marshall High School (Los Angeles, Califórnia) é mostrada como uma parte instantânea da Cheevres High School. No episódio Benchwarmers Leslie é transferida para esta escola e tenta entrar para o time das líderes de torcida.

Prêmios[editar | editar código-fonte]

Emmy Awards[editar | editar código-fonte]

  • 2006 – Nominado para o Creative Arts Emmy de Melhor Coreografia do episódio Commercial Breaks.[5]
  • 2007 – Nominado para o Creative Arts Emmy para Melhor Programa Infantil.[6]
  • 2008 – Nominado para o Creative Arts Emmy para Melhor Programa Infantil.[7]

Kids' Choice Awards, EUA[editar | editar código-fonte]

  • 2007 – Vencedor para "TV Show Favorito".[8]
  • 2007 – Cole Sprouse nominado para "Ator de TV Favorito".[8]
  • 2008 – Nominado para "TV Show Favorito".[9]
  • 2008 – Cole Sprouse nominado para "Ator de TV Favorito".[9]
  • 2008 – Dylan Sprouse nomeado para "Ator de TV Favorito".[9]
  • 2009 – Nominado para "TV Show Favorito"[10]
  • 2009 – Cole Sprouse nominado para "Ator de TV Favorito".
  • 2009 – Dylan Sprouse Vencedor de "Ator de TV Favorito ".
  • 2010 - Dylan Sprouse vencedor da categoria "Ator de TV Favorito" (Favorite TV Actor).

Young Artist Awards[editar | editar código-fonte]

  • 2007 – Vencedor "Melhor Família de Série Televisiva (Comédia ou Drama)".
  • 2007 – Atriz Convidada Recorrente Alyson Stoner nominada para "Melhor Performane em Série de TV (Comédia ou Drama)".
  • 2007 – Cole Sprouse nominado para "Melhor Performance em Série de TV (Comédia ou Drama)".
  • 2007 – Dylan Sprouse nominado para "Melhor Performance em Série de TV (Comédia ou Drama)".
  • 2007 – Atriz Convidada Sophie Oda nominada para "Melhor Performance em Série de TV (Comédia ou Drama)".

DVD[editar | editar código-fonte]

Título do DVD Data de Lançamento Episódios Bônus
Disney Channel Holiday 1 de Novembro, 2005 *Christmas At The Tipton (1ª Temporada) Mais episódios de Phil of the Future, Lizzie McGuire, e That's So Raven.
Volume 1: Taking Over the Tipton 24 de Outubro, 2006 *Rock Star In The House (1ª Temporada)
*Kisses & Basketball (1ª Temporada)
*Odd Couples (2ª Temporada)
*French 101 (2ª Temporada)
*Never Before Seen Episode: A Midsummer's Nightmare (2ª Temporada)
*Behind The Scenes Featurette
That's So Suite Life of Hannah Montana 16 de Janeiro, 2007 *Checkin' Out (That's So Raven, 4ª Temporada)
*That's So Suite Life of Hannah Montana (The Suite Life of Zack & Cody, 2ª Temporada)
*On The Road Again (Hannah Montana, 1ª Temporada)
*So You Think You Know Raven Challenge, Volume 2
*Never Before Seen Episode of The Suite Life of Zack & Cody (Health and Fitness, 2ª Temporada)
*Who Said de Miley Cyrus
Volume 2: Sweet Suite Victory 26 de Janeiro, 2007 *Band In Boston (1ª Temporada)
*Election (2ª Temporada)
*Not So Suite 16 (2ª Temporada)
The Suite Life's Sweet Lift Challenge apresentado por Brenda Song
Gag reel
Wish Gone Amiss 27 de Novembro, 2007 *Gone Wishin' (Cory in the House, Season 1)
*Super Twins (The Suite Life of Zack and Cody, Season 3)
*When You Wish You Were the Star (Hannah Montana, Season 2)
*I Wish I May, I Wish I Might: A Guide to Making Wishes apresentado por Jason Earles
Volume 3: Lip Synchin In the Rain 17 de Junho, 2008 *Lip Synchin' In the Rain (3ª Temporada)
*The Arwin That Came to Dinner (3ª Temporada)
*A Tale of Two Houses (3ª Temporadd)
*Orchestra (3ª Temporada)
*'Twin-Tastic' - Obtenha o 411 em tudo gêmeos
*Gag reel

Exibição em Portugal[editar | editar código-fonte]

Horários de exibição de Hotel Doce Hotel Em Portugal, antigamente

Canal Horário Frequência Nota
Disney Channel 18h00-18h45(sextas:19h15-20h00m) Segunda a Quinta (sexta tem outro horário) Horário Fixo
Disney Channel 13h50-14h35 Sábados e Domingos Horário Fixo
SIC (Disney Kids) Manhã Sábados e Domingos Horário Fixo

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

  • No episódio To Catch a Thief, no plano de fundo do momento em que London conversa com a cachorrinha dela, Ivana por celular, dá para notar a palavra "S. S. Tipton" escrita em uma bóia salva-vidas, e S. S. Tipton é o nome do navio em que The Suite Life On Deck acontece.
  • O Episódio Graduation, o primeiro episódio da 3ª Temporada, nunca foi exibido no Brasil, e ninguém sabe o porquê.
  • A atriz Sharon Jordan que enterpreta Irene, a recepcionista aparece em todos os episódios da série
  • O episódio "Who Wants to Be a Millionare?" nunca foi exibido em Portugal, apenas uma vez nos EUA, por causa do nome "Quem Quer Ser Um Milionário?" um programa de perguntas e respostas.

Referências

  1. The Suite Life of Zack and Cody – 3ª Temporada
  2. Spin-off de Zack e Cody é estrelado. TV Guide.
  3. Yay Me! Starring London Tipton Disney. Visitado em 26-12-2008.
  4. "Pilot Your Own Life". The Suite Life of Zack & Cody. Disney Channel. Episódio número 23, 1ª temporada. 9:40 minutos.
  5. Primetime Emmys 2006. Emmys.org. Acessado em 27-02-2009.
  6. Primetime Emmys 2007. Emmys.org. Acessado em 11-12-2008.
  7. Primetime Emmys 2008. Emmys.org. Acessado em 27-02-2008.
  8. a b Apresentados Nominados de 2007.
  9. a b c Apresentado os Nominados de 2008.
    "Campeões do Kids Choice Awards 2008".
  10. Apresentação e Estreia dos Nominados de 2009.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Wikiquote
O Wikiquote possui citações de ou sobre: The Suite Life of Zack & Cody