The Sun Also Rises (romance)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Wiki letter w.svg
Por favor melhore este artigo ou secção, expandindo-o. Mais informação pode ser encontrada no artigo «The Sun Also Rises» na Wikipédia em inglês e também na página de discussão. (junho de 2011)
Question book.svg
Esta página ou se(c)ção não cita fontes fiáveis e independentes (desde junho de 2011). Por favor, adicione referências e insira-as no texto ou no rodapé, conforme o livro de estilo. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
The Sun Also Rises
O Sol Nasce Sempre (Fiesta) (PT)
O Sol Também Se Levanta (BR)
Autor (es) Ernest Hemingway
Idioma inglês
País  Estados Unidos
Editora Charles Scribner's Sons
Lançamento 1926
Edição portuguesa
Tradução Jorge de Sena
Editora Livros do Brasil
ISBN 978-972-38-2851-1
Edição brasileira
Editora Bertrand Brasil
ISBN 9788528608045

The Sun Also Rises, publicado no Brasil com o título O Sol Também Se Levanta e em Portugal com O Sol Nasce Sempre (Fiesta), é um romance do escritor estadunidense Ernest Hemingway, publicado em 1927.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

O livro retrata o cotidiano de um grupo de expatriados boêmios, ingleses e norte-americanos, após o término da Primeira Guerra Mundial. A ação se desenrola nas cidades de Paris e Pamplona, durante as Festas de São Firmino.

O estadunidense Jacob Barnes é o protagonista e narrador da história. Conhecido como Jake, ele trabalha como repórter em Paris. Jake volta impotente da guerra e acaba se apaixonando por Lady Brett Ashley, mulher de personalidade fútil, que trata os homens como simples objetos e envolve-se com vários deles, apesar de ser comprometida.

Hemingway criou tipos humanos complexos para The Sun Also Rises, representando assim uma geração contaminada pela ironia e pelo vazio diante da vida, com seus valores morais destruídos pela guerra e irremediavelmente perdidos. Temas como a solidão e a morte, os preferidos do escritor, são explorados de forma brilhante. Escrito originalmente em 1926 e publicado em 1927, The Sun Also Rises foi o primeiro romance de Ernest Hemingway, sendo considerado por muitos como sua obra mais refinada em termos de técnica literária.


Ícone de esboço Este artigo sobre um livro é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.