The Taking of Pelham One Two Three (1974)
| The Taking of Pelham One Two Three | |
|---|---|
| Assalto ao metrô 123 (PT) O sequestro do metrô (BR) |
|
1974 • cor • 104 min |
|
| Produção | |
| Direção | Joseph Sargent |
| Roteiro | Peter Stone (roteiro) |
| Elenco original | Walter Matthau Robert Shaw Martin Balsam Hector Elizondo |
| Género | Policial |
| Idioma original | inglês |
IMDb: (inglês) (português) |
|
| Projeto Cinema • Portal Cinema | |
The Taking of Pelham One Two Three (pt.: Assalto ao metrô 123 / br.: O sequesto do metrô), também conhecido em inglês como The Taking of Pelham 123, é um filme estadunidense de 1974 do gênero "Policial", dirigido por Joseph Sargent e produzido por Edgar J. Scherick. O roteiro de Peter Stone adapta a novela homônima de Morton Freedgood (que usou o pseudônimo de John Godey) e, apesar da história violenta, usa de muito sarcasmo e humor negro nos diálogos entre os personagens.
Houve refilmagens para a TV em 1998 e para o cinema em 2009.
Índice |
Elenco [editar]
|
|
Sinopse [editar]
Na agitada cidade de Nova Iorque, quatro homens fortemente armados (que chamam a si próprios com nomes em inglês de cores - Mister Blue ou "Senhor Azul", Mister Green ou "Senhor Verde", Mister Grey ou "Senhor Cinza" e Mister Brown ou "Senhor Marrom" - e se disfarçam com bigodes falsos, óculos e chapéus), sequestram uma composição do metrô (identificada pela estação e horário que partiu, ou seja, Pelham 123).
Enquanto isso, o entediado tenente Zachary Garber, responsável pela segurança nas estações, apresenta o centro de controle de operações para um grupo de funcionários do metrô de Tóquio. Esse trabalho é interrompido pelo anúncio do sequestro dado por rádio pelo Senhor Blue (um mercenário inglês) que pede 1 milhão de dólares para libertar um grupo de passageiros que mantém cativo em um dos vagões. Ele ameaça matar os passageiros se não receber o dinheiro exatamente em uma hora. As autoridades percebem que o homem não está a brincar, quando chega a notícia da morte de um funcionário do metrô, que fora até o vagão para descobrir o que estava a acontecer.
A partir daí Garber começa as negociações, buscando desesperadamente ganhar tempo e salvar reféns enquanto tenta descobrir o plano de fuga dos bandidos.
Produção [editar]
- Trechos das cenas nos túneis foram filmadas na Linha da Estação da Rua Fulton e na então abandonada Estação da Rua Court no Brooklyn (atualmente serve como ligação até o Museu de Trânsito da Cidade de Nova Iorque). O Controle de Operações foi reconstruído nos estúdios de filmagens.
- Locações na esquina da Rua 28 com a Park Avenue no sul de Manhattan foram usadas nas cenas de entrega do dinheiro, à vista de uma multidão de pessoas e policiais. As autoridades de trânsito da cidade quase não cooperaram com o filme temendo que o mesmo inspirasse esse crime na vida real mas acabaram cedendo com o pagamento de um seguro de $250 000 para o metrô. O prefeito John Lindsay também participou de algumas tratativas para a produção, autorizando a filmagem em Nova Iorque. Mesmo assim algumas passagens foram filmadas no Canadá.
- Jerry Fielding interpreta a popular canção composta e arranjada por David Shire. A trilha sonora foi o primeiro CD lançado pela Film Score Monthly. Mais tarde foi relançada pela Retrograde Records.1 Nos letreiros finais há um arranjo mais alongado, sugestão de Talia Shire, esposa do compositor à época.2
- As autoridades de transporte da cidade, por muitos anos baniram a saídas de trens de Pelham no horário de 1h e 23 min. Posteriormente, a proibição foi retirada mas a referência a esse horário continua a ser evitada.3
Nominações [editar]
- 1976: Indicado como "Melhor música" — David Shire
- 1976: Indicado como "Melhor ator coadjuvante" — Martin Balsam
- Roteiristas dos Estados Unidos
- 1975: Indicado como "Melhor roteiro de drama adaptado" — Peter Stone
Refilmagens [editar]
- Em 1998 o filme foi refeito para a televisão, com Edward James Olmos no lugar de Matthau e Vincent D'Onofrio no de Shaw. Apesar da pouca repercussão, o roteiro foi mais fiel ao livro e a tecnologia do transporte mostrada foi atualizada.
- Em 2009, Tony Scott dirigiu e Denzel Washington e John Travolta estrelaram uma nova refilmagem da história.
Cultura popular [editar]
- O sistema de nomes de cores dos sequestradores foi usado em outros filmes, sendo o mais lembrado o de Quentin Tarantino em Reservoir Dogs. A série de TV The Unit também se utiliza, como meio de esconder os nomes e postos dos operativos militares que ali aparecem.
- O filme foi a inspiração para a canção de Carter USM chamada "The Taking of Peckham One Two Three".
- Uma referência ao filme aparece na letra da canção de Beastie Boys, "Sure Shot", em álbum de 1994 (Ill Communication): "Well, it's the taking of Pelham, one, two, three / If you want a doodie rhyme then come see me"
Referências
- ↑ FSM-80123-2
- ↑ Adams, Doug. CD liner notes
- ↑ Dwyer, Jim, "Subway lives : 24 hours in the life of the New York City subway", Crown, 1991, ISBN 051758445X