The Teardrop Explodes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
The Teardrop Explodes
Informação geral
Origem Liverpool, Inglaterra
País  Reino Unido
Gênero(s) Pós-punk
Rock alternativo
New wave
Psicodelia
Período em atividade 1978 - 1982
Gravadora(s) Mercury Records, Fontana Records, Zoo Records
Integrantes Julian Cope
Mick Finkler
Gary Dwyer
Paul Simpson
David Balfe
Alan Gill
Troy Tate

The Teardrop Explodes foi uma banda de inglesa de pós-punk de Liverpool formada no final dos anos 70 quando Ian McCulloch, Pete Wylie e Julian Cope desistem de seu projeto anterior, o The Crucial Three. Em 1978 Cope deixa esta banda e monta o The Teardrop Explodes, lançando dois discos de estúdio no início dos anos 80 e sendo considerada uma das bandas cruciais da psicodelia no rock daquela década. Ian, por sua vez, formaria uma das bandas mais conhecidas da década de 80, o Echo & the Bunnymen.

História[editar | editar código-fonte]

O primeiro single do The Teardrop Explodes foi "Sleeping Gas", de 1979, que estaria presente em seu primeiro disco de estúdio, Kilimanjaro, lançado em 1980 e gravado enquanto a banda não excursionava com o Echo & the Bunnymen. O disco teve vendas respeitáveis no início de 1981. Logo após o guitarrista Mick Finkler ser substituído por Alan Gill, o The Teardrop Explodes lança em single "When I Dream", que ultrapassa um pouco o "top 50" atingindo #47. Mas foi com "Reward" (#6 nas cartas) e "Treason (It's Just a Story)" (#18 nas cartas) que o The Teardrop Explodes se tornou mais conhecido.

Alan Gill é substituído por Troy Tate em 1981 para a gravação de Wilder, segundo álbum da banda. O maior hit do disco foi o pop de "Passionate Friend", que atingiu a posição #25. No meio de turnês, incluindo os Estados Unidos, o relacionamento entre os integrantes se deteriorou, deixando em suspenso o resultado das sessões de gravação do terceiro disco, Everybody Wants to Shag... The Teardrop Explodes, que só sairia em 1990.

Discografia[editar | editar código-fonte]

Álbuns de estúdio[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Flag of .svgGuitarra masc.png Este artigo sobre uma banda ou grupo musical , é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.