The Terminator

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Broom icon.svg
As referências deste artigo necessitam de formatação (desde janeiro de 2014).
Por favor, utilize fontes apropriadas contendo referência ao título, autor, data e fonte de publicação do trabalho para que o artigo permaneça verificável no futuro.
The Terminator
O Exterminador Implacável (PT)
O Exterminador do Futuro (BR)
Pôster de divulgação.
 Estados Unidos
1984 • cor • 108 min 
Direção James Cameron
Produção Gale Anne Hurd
Roteiro James Cameron
Gale Anne Hurd
William Wisher, Jr.
Elenco Arnold Schwarzenegger
Michael Biehn
Linda Hamilton
Gênero ficção científica
Idioma Inglês
Música Brad Fiedel
Cinematografia Adam Greenberg
Edição Mark Goldblatt
Estúdio Hemdale Film Corporation
Pacific Western Productions
Distribuição Orion Pictures
Lançamento Estados Unidos 26 de Outubro de 1984
Orçamento US$ 6.5 milhões
Receita US$ 78.371.200
Cronologia
Último
Último
Terminator 2: Judgment Day
Próximo
Próximo
Página no IMDb (em inglês)

The Terminator (no Brasil: O Exterminador do Futuro / em Portugal: O Exterminador Implacável) é um filme americano de 1984, dirigido por James Cameron. Na obra de ficção científica, um ciborgue (androide cujo esqueleto é recoberto por tecido vivo) com inteligência artificial, designado Cyberdyne Systems Model 101 - 800 Series Terminator (interpretado por Arnold Schwarzenegger), é transportado no tempo, de 2029 até ao dia 12 de maio de 1984, com o objetivo de alterar o curso da História e consequentemente, o futuro.

Enredo[editar | editar código-fonte]

Gtk-paste.svg Aviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo.

Num futuro, um super computador chamado Skynet será criado para toda a rede de defesa americana, porém sairá de controle e irá considerar todos os humanos uma ameaça, então irá roubar todos os códigos de lançamento de todas as bombas nucleares dos EUA e lançá-las contra alvos Russos, provocando uma guerra nuclear. Os sobreviventes serão cercados pelos CAs (caçadores assassinos) e serão enviados para campos de extermínio. A beira da extinção, um homem chamado John Connor irá liderar os humanos num levante contra as máquinas. Ensinando formas de enganá-las, John vai levar os humanos para uma vantagem. À beira da destruição o skynet irá enviar um ciborgue Cyberdyne 101 para matar Sarah Connor, mãe de John, antes mesmo dele nascer. Após capturarem um complexo de laboratórios, a resistência descobre o plano da skynet e o tenente Kyle Reese se oferece para ir ao passado (nosso presente) proteger Sarah, mesmo sabendo que o complexo será destruido e ele e o exterminador ficarão presos no passado para sempre. Kyle encontra e salva Sarah, ele explica que teve de esperar o exterminador atacar para identificá-lo, os primeiros robôs infiltrados tinham pele de borracha e eram fáceis de se identificar, mas depois foram produzidas peles mais reais, sangue e tudo para torná-los mais humanos, era preciso usar cães para identificá-los. Eles fogem até um hotel onde Reese revela que sabia que ela era a Sarah verdadeira (a skynet só sabia o primeiro nome da mãe de John e juntando com seu sobrenome ficava Sarah Connor, além da cidade onde ela morava, Los Angeles então a missão do exterminador era matar todas as Sarah Connor da cidade, que eram três) pois John tinha dado uma foto dela para ele e ele havia se apaixonado por ela, por isso se voluntariou. Os dois fazem amor e num distúrbio temporal, Reese torna-se o pai de John Connor. O exterminador reaparece e eles fogem de novo. Inicia-se uma perseguição que termina numa fábrica onde depois de uma luta intensa, Reese coloca uma bomba caseira numa vértebra do exterminador causando uma explosão. Reese morre na explosão e Sarah fere a perna, o exterminador revela que não morreu, só perdeu o corpo da cintura para baixo. Ele começa a perseguir Sarah que rasteja até uma prensa. Ao atravessar a prensa, ela fecha a grade prendendo o exterminador dentro, ele ainda tenta enforcá-la mas ela consegue apertar o botão e ligar a prensa matando o exterminador finalmente. O filme termina com Sarah no México gravando uma fita para John dizendo para ele não deixar de mandar Reese para o passado por ele ser seu pai, pois se não fizer isso, nunca irá existir. Enquanto isso um menino bate uma foto de Sarah e vende a ela por 4 dólares. Essa será a foto que Sarah dará a seu filho e que, no futuro, será dada por John ao Reese, originando a paixão de Reese por Sarah.

Gtk-paste.svg Aviso: Terminam aqui as revelações sobre o enredo.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Recepção da crítica[editar | editar código-fonte]

The Terminador teve aclamação por parte da crítica especializada. Em base de 11 avaliações profissionais, alcançou metascore de 84% no Metacritic. Por votos dos usuários do site, atinge uma nota de 8.5, usada para avaliar a recepção do público.[1]

Prêmios e indicações[editar | editar código-fonte]

Prêmios[editar | editar código-fonte]

França Festival de Cinema Fantástico de Avoriaz

  • Grande Prêmio (melhor filme): 1985

Estados Unidos Saturn Awards

Indicações[editar | editar código-fonte]

Estados Unidos Saturn Awards

Referências

  1. The Terminator (em inglês). Página visitada em 15 de junho de 2014.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre The Terminator


Applications-multimedia.svg A Wikipédia possui o