The Thief of Bagdad

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde abril de 2013).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.

The Thief of Bagdad (no Brasil: O ladrão de Bagdá; em Portugal: O ladrão de Bagdad) é um filme britânico de 1940, dirigido por Michael Powell, Ludwig Berger e Tim Whelan com Conrad Veidt no papel principal. O filme foi baseado numa história do livros "As mil e uma noites" e é uma regravação de um filme mudo de 1924.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

A fim de expandir seus poderes, Jaffar (Conrad Veidt), o Grão-Vizir de Bagdá coloca o príncipe Ahmad (John Justin) numa prisão com a intenção de matá-lo e assumir o controle do reino. No cárcere, Ahmad conhece Abu (Sabu), um jovem ladrão e, com seu auxílio, conseguem fugir para Basra.

Lá ele se apaixona por uma bela princesa (June Duprez). Entretanto, Jaffar também a deseja e, usando de feitiçaria, faz com que Ahmad fique cego e Abu se transforme num cão. Para que tal feitiçaria se desfaça, Jaffar diz que é preciso que a princesa case com ele. Esta concorda e é levada para o navio de Jaffar, onde iniciam uma viagem. Abu consegue embarcar e, ao chegar em terra firme, recobra sua forma humana ao mesmo tempo em que Ahmad recobra a visão.

Numa paria, Abu encontra uma garrafa contendo em seu interior um gênio que lhe concede três desejos: saciar a fome, localizar Ahmad e fazer com que este e a princesa sejam felizes.

Quando, finalmente, Ahmad reencontra a princesa, esta se recupea de uma encatamento que lhe havia imposto o impiedoso Grão-vizir e este, desesperado, ordena a decapitação de ambos. Nesse momento, Abu chega num tapete voador e mata Jaffar com uma flechada.

Com a morte de Jaffar, a paz volta à Bagdá, Ahmad assume o trono e com sua princesa reinará feliz.

Elenco[editar | editar código-fonte]

  • Conrad Veidt ... Jaffar
  • John Justin ... Ahmad
  • Sabu ... Abu
  • June Duprez ... Princesa
  • Rex Ingram ... Djinn
  • Miles Malleson ... Sultão

Prêmios[editar | editar código-fonte]

O filme ganhou três prêmios Óscar, nas categorias de melhor fotografia, melhor direçãode arte e melhores efeitos especias.

Influências[editar | editar código-fonte]

Apesar de ter emprestado muitas ideias em relação ao filme mudo de 1924, este filme tem sido muito influente em filmes posteriores com base no livro As mil e uma noites. Por exemplo, o filme da Disney Aladdin. A franquia Prince of Persia também compartilha características semelhantes com o filme.

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

Broom icon.svg
Seções de curiosidades são desencorajadas pelas políticas da Wikipédia.
Ajude a melhorar este artigo, integrando ao corpo do texto os itens relevantes e removendo os supérfluos ou impróprios.
  • Embora o filme tenha sido produzido pela companhia de Alexander Korda, na Inglaterra, devido à eclosão da II Guerra Mundial, a filmagem foi concluída na Califórnia.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]