The Thorn Birds

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
The Thorn Birds
Pássaros Feridos (PT)
Pássaros feridos (BR)
Informação geral
Formato Minissérie
Duração 467 min
Criador(es) Carmen Culver
Colleen McCullough (romance)
País de origem  Estados Unidos
Idioma original Inglês
Produção
Diretor(es) Daryl Duke
Elenco Richard Chamberlain
Rachel Ward
Barbara Stanwyck
Christopher Plummer
Jean Simmons
Exibição
Emissora de
televisão original
Estados Unidos ABC
Formato de exibição SD
Transmissão original 27 de março de 1983 - 30 de março de 1983
N.º de episódios 4

The Thorn Birds (Pássaros Feridos, no Brasil; Pássaros Feridos, em Portugal) é uma minissérie de 1983 da emissora ABC, adaptada por Carmen Culver do romance de mesmo nome de Colleen McCullough e dirigida por Daryl Duke.

Trama[editar | editar código-fonte]

A história do padre Ralph de Bricassart, que passa a vida no dilema de seguir na vida religiosa ou abandoná-la e viver plenamente seu amor por Maggie, que conhece desde criança, quando ela foi morar numa fazenda na Austrália de propriedade de sua tia Mary Carson, apaixonada por Ralph. Maggie, depois de crescida, acaba se casando com Luke O'Neill, Ralph segue em sua escalada rumo ao papado, e são infelizes.

Seleção do elenco[editar | editar código-fonte]

O ator Richard Chamberlain já era conhecido do grande público na época, graças a outra minissérie, Shogun, e ao seriado Dr. Kildare, exibido no Brasil na década de 1960 pela extinta TV Excelsior.

A personagem Mary Carson, a rica fazendeira apaixonada pelo seu protegido, o padre Ralph, foi oferecida à atriz Audrey Hepburn, que não aceitou o papel.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Diferenças entre o livro e a adaptação[editar | editar código-fonte]

No livro, Frank acabou retornando da prisão com ajuda da Ralph; na minissérie Fee mostra aos netos - Dane e Jussy - uma foto de Frank e diz que ele acabou morrendo na prisão.
No livro, Meggie diz a Ralph de sua paternidade para com Dane, para forçá-lo a ajudá-la a encontrar o corpo de Dane; no filme ela não pede ajuda, e conta sobre a paternidade a Ralph somente depois que Dane é enterrado em Drogheda.
No livro, Justine vai para a Grécia, e deixa Dane sozinho; no filme, ela está no país, mas não está na praia com ele porque Rain apareceu.
No livro, Meggie e Luke estão contratados após uma relação sexual, no filme eles decidem se casar no borehead.
No livro, Cleary tem vários filhos: Frank, Bob, Jack, Hughie, Stu, Hal, Jims, e Patsy; no filme há apenas Frank, Bob, Jack, Stu, e Hal.
No livro, Ralph tem um irmão que é criador de cavalos na Irlanda; no filme Ralph afirma que ele é o último de sua família.

Prêmios[editar | editar código-fonte]

Pássaros Feridos ganhou quatro Globos de Ouro, nas seguintes categorias: Melhor Mini-série/Filme para TV, Melhor Ator - Mini-série/Filme para TV (Richard Chamberlain), Melhor Ator Coadjuvante - Mini-série/Filme para TV/Série de TV (Richard Kiley) e Melhor Atriz Coadjuvante - Mini-série/Filme para TV/Série de TV (Barbara Stanwyck). Recebeu ainda outras quatro indicações, nas categorias de Melhor Atriz - Mini-série/Filme para TV (Rachel Ward), Melhor Ator Coadjuvante - Mini-série/Filme para TV/Série de TV (Bryan Brown) e Melhor Atriz Coadjuvante - Mini-série/Filme para TV/Série de TV (Jean Simmons e Piper Laurie).

Ganhou cinco prêmios no Emmy, nas seguintes categorias: Melhor Atriz (Barbara Stanwyck), Melhor Ator Coadjuvante (Richard Kiley), Melhor Atriz Coadjuvante (Jean Simmons), Melhor Maquiagem e Melhor Direção de Arte. Recebeu ainda outras cinco indicações, nas categorias Melhor Ator (Richard Chamberlain), Melhor Ator Coadjuvante (Bryan Brown e Christopher Plummer), Melhor Atriz Coadjuvante (Piper Laurie) e Melhor Figurino.

No Brasil[editar | editar código-fonte]

No Brasil, a minissérie é famosa por suas diversas apresentações no SBT desde 1985, quando foi líder de audiência, desbancando a Rede Globo, que não quis comprá-la. No IBOPE, o SBT chegava a registrar 47 pontos contra 27 da Globo enquanto "Pássaros Feridos" estava no ar.[1]

A última apresentação de Pássaros Feridos pelo SBT foi entre 2 e 13 de outubro de 2006, de segunda a sexta-feira, às 21h40.

Outra série[editar | editar código-fonte]

Em 1996, foi produzida uma outra minissérie chamada Pássaros Feridos: Os Anos Ausentes, novamente com Chamberlain na pele do padre Ralph. Maggie agora foi interpretada pela atriz Amanda Donohoe. Esta minissérie também foi exibida no Brasil pelo SBT, em 2000, ao término de uma reprise da original.

Referências

  1. SBT 30 Anos: relembre as bizarrices, gafes e os absurdos do canal (em português). IG (19-08-2011). Página visitada em 23-08-2011.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]