The Titan's Curse

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
The Titan's Curse
Percy Jackson e a Maldição do Titã (PT)
A Maldição do Titã (BR)
A-maldição-do-titã.jpg
Capa da edição brasileira do livro.
Autor (es) Rick Riordan
Idioma inglês
País  Estados Unidos
Género Fantasia, aventura, mitologia grega
Série Percy Jackson e os Olimpianos
Ilustrador John Rocco
Arte de capa Christner Kettner
Editora Miramax Books
Lançamento 11 de maio de 2007
Páginas 312
ISBN 978-1-4231-0145-1
Edição portuguesa
Tradução Dina Antunes
Revisão Rui Augusto
Editora Casa das Letras
Lançamento 2011
Páginas 331
ISBN 978-972-46-2025-1
Edição brasileira
Tradução Raquel Zampil
Editora Editora Intrínseca
Lançamento 2009
Páginas 336
ISBN 978-85-98078-58-8
Cronologia
Último
Último
O Mar de Monstros
A Batalha do Labirinto
Próximo
Próximo

The Titan's Curse (no Brasil, A Maldição do Titã; em Portugal, Percy Jackson e a Maldição do Titã) é o um livro estadunidense de fantasia e aventura lançado em 2007 e escrito por Rick Riordan. É o terceiro livro da série Percy Jackson & the Olympians.

Profecia[editar | editar código-fonte]

"A oeste, cinco buscarão a deusa acorrentada,
Um se perderá na terra ressecada,
A desgraça do O'limpo aponta a trilha
Campistas e Caçadoras, cada um brilha,
A maldição do Titã um deve sustentar,
E pela mão do pai um irá expirar."

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Um chamado do amigo Grover deixa Percy a postos para mais uma missão: dois novos meios-sangues foram encontrados, cuja ascendência ainda é desconhecida. Como sempre, Percy sabe que precisará contar com o poder de seus aliados heróis, com sua leal espada Contracorrente... e com uma caroninha da mãe. O que eles ainda não sabem é que os jovens descobertos não são os únicos em perigo: Cronos, o Senhor dos Titãs, arquitetou um de seus planos mais traiçoeiros, e nossos heróis serão presas fáceis. Um monstro ancestral foi despertado - um ser com poder suficiente para destruir o Olimpo - e Ártemis, a única deusa capaz de encontrá-lo, desapareceu. Percy e seus amigos têm apenas uma semana para resgatar a deusa sequestrada e solucionar o mistério que ronda o monstro que ela caçava. Ao longo dessa jornada, enfrentarão o maior desafio de suas vidas: a terrível profecia da maldição do titã.

Enredo[editar | editar código-fonte]

Gtk-paste.svg Aviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo.

Quando Percy Jackson recebe uma ligação urgente e aflita de seu amigo Grover Underwood, ele imediatamente se prepara para a batalha, o que acontece é que Grover encontrou dois novos meio-sangues poderosos, Bianca di Angelo e Nico di Angelo irmãos que não sabem de quem são filhos. Porém, sempre que Grover se aproxima deles uma mantícora disfarçada de um professor, Dr. Espinheiro (ou Dr.Thorn, na versão americana), o atrapalha. Percy, Thalia e Annabeth chegam á Westover Hall com a mãe de Percy e uma batalha contra Dr. Espinheiro se inicia, a manticora pretende levar os irmãos diAngelo só que a batalha se estende até um penhasco onde o Dr. Espinheiro é derrotado pelas flechas das Caçadoras de Artémis quando ele vai fugir Annabeth tenta o impedir se jogando do penhasco com ele. Percy e seus amigos voltam para o Acampamento Meio-Sangue com as Caçadoras e com os irmãos diAngelo, sendo Bianca agora uma Caçadora. Artémis vai atrás de um monstro e de Annabeth, após uns dias sem notícias das duas, após o final da prova Capture a Bandeira o Oráculo surge e disfere uma profecia onde Campistas e Caçadoras devem salvar Artémis porém destes poderão ir ao total 5, dos 5 um se perderá numa terra sem chuva, outro sofrerá por um parente e a maldição do Titã será suportada por um apenas. Viajando pelo país inteiro, Percy (que inicialmente não foi convocado para missão se une a Thalia, Grover, Zoe - líder das Caçadoras e Bianca, já que os irmãos Stoll o ajudou) conhece um Ofiotauro a profecia feita para a vaca-serpente diz que quem o matar terá poder suficiente para destruir o Olimpo, Bianca morre explodindo um robô de Hefesto Annabeth estava segurando o céu, mas foi ajudada por Artémis que ficou segurando o céu no lugar de Atlas, dono da maldição do Titã, Percy segura por uns momentos o céu enquanto Artémis luta com Atlas onde ele fere sua filha Zoe, num momento de distração do titã, Percy coloca o céu nas costas de Atlas, o pai de Annabeth chega com balas de bronze celestial e vence o exército de Luke, mas o Monte Ótris está sendo restaurado, Thalia joga Luke do penhasco, mas ele sobrevive a queda e o levam ao sarcófago onde está Cronos . Artémis transforma Zoe em uma estrela e no Concílio dos Deuses coloca Thalia no lugar de Zoe no exército de Caçadoras, Thalia aceita pois como imortal ela não faria 16 anos e não destruiria o Olimpo. No final Percy descobre que Nico diAngelo é filho de Hades e que nunca foi descoberto pois antes de o pacto ser feito entre os Três Grandes ele tinha entrando no Lótus Cassino onde o tempo passa mais rápido, Nico fica com ódio de Percy já que o filho de Poseidon prometeu salvar a irmã dele, o livro termina com Quíron e Percy conversando sobre o Acampamento ser o primeiro alvo do Exército de Cronos, Percy volta para casa e quando voltar ao Acampamento terá 15 anos, Annabeth vai até São Francisco e Grover recebe uma mensagem mental de dizendo: "Eu o espero"![1]

Gtk-paste.svg Aviso: Terminam aqui as revelações sobre o enredo.

Capa[editar | editar código-fonte]

A capa mostra o momento em que Dionísio demonstra se preocupar com Percy ameaçando não deixa-lo ir na missão para resgatar Artémis, mas o Deus finge querer que ele morra. Percy está com Blackjack, o pégaso negro que o ajudou a fugir do Princesa Andrômeda, navio de Luke Castellan em O Mar de Monstros.

Capítulos[editar | editar código-fonte]

Cap. Estados Unidos Brasil
1 My rescue operation goes very wrong Minha operação de resgate termina muito mal
2 The vice principal gets a missile launcher O vice-diretor tem um lança-mísseis
3 Bianca Di Angelo makes a choice Bianca Di Angelo faz uma escolha
4 Thalia torches New England Thalia põe fogo na Nova Inglaterra
5 I place an underwater phone call Faço uma ligação subaguática
6 An old dead friend comes to visit Um velho amigo morto vem me visitar
7 Everybody hates me but the horse Todos me odeiam, com exceção do cavalo
8 I make a dangerous promise Faço uma promessa perigosa
9 I learn how to grow Zombies Aprendendo a cultivar Zumbis
10 I break a few rocket ships Destruo alguns foguetes
11 Grover gets a Lamborghini Grover fica com um Lamborghini
12 I go snowboarding with a pig Pratico Snowboard com um porco
13 We visit the junkyard of the Gods Visitamos o ferro-velho dos Deuses
14 I have a dam problem Tenho um problema de barragem
15 I wrestle Santa's evil twin Luto contra o gêmeo malvado do Papai Noel
16 We meet the dragon of eternal bad breath Encontramos o dragão do mau hálito eterno
17 I put on a few million extra pounds Levanto alguns milhões de quilos
18 A friend says good-bye Uma amiga diz adeus
19 The Gods vote how to kill us Os deuses votam em como nos matar
20 I get a new enemy for Christmas Ganho um inimigo como presente de Natal

Prêmios e nomeações[editar | editar código-fonte]

The Titan's Curse recebeu vários prêmios relacionados à literatura, sendo best-seller infantil do The New York Times[2] [3] e listado entre as dez melhores escolhas de 2007 pelo Book Sense.[4] Foi também nomeado ao Quill Award.[5]

Sequência[editar | editar código-fonte]

Em The Battle of the Labyrinth, Annabeth e Percy encontram uma entrada para o Labirinto durante um jogo de captura à bandeira. Percy logo descobre que Luke Castellan havia usado a entrada para levar seu exército através do Labirinto direto para o coração do acampamento. Para entrar no Labirinto, Percy tem que encontrar o símbolo de Dédalo — a letra grega delta (Δ) — em uma passagem, tocá-la, e assim, entrar no Labirinto. Através do Labirinto, Percy tenta encontrar Dédalo para que Luke não consiga o fio de Ariadne, frustrando, assim, a invasão de Luke.[6]

Adaptação cinematográfica[editar | editar código-fonte]

A 20th Century Fox adquiriu os direitos de adaptar toda a série para os cinemas em junho de 2007.[7] Sendo assim,é bem possivel que The Titan's Curse seja adaptado, visto que os dois primeiros livros da saga já o foram.

Referências

  1. Riordan, Rick. The Titan's Curse (em inglês). [S.l.]: Disney Hyperion, 1 de abril de 2007. OCLC 76863948 ISBN 978-1-4231-0145-1 Página visitada em 27 de setembro de 2009.
  2. Thomas, Mike W. (1 de junho de 2007). Local author's fantasy fiction has made him a best seller (em inglês). San Antonio Business Journal. Página visitada em 18 de janeiro de 2010.
  3. Bass, Deborah (5 de maio de 2009). Hugely Anticipated Finale to Blockbuster Percy Jackson & the Olympians Series Goes on Sale Today (em inglês). Disney Book Group. Página visitada em 18 de janeiro de 2010.
  4. The Summer 2007 Children's Book Sense Picks (em inglês). American Booksellers Association. Página visitada em 18 de janeiro de 2010.
  5. The 2007 Quill Award Nominees Are... (em inglês). WNBC (5 de julho de 2007). Arquivado do original em 20 de julho de 2007. Página visitada em 23 de janeiro de 2010.
  6. Riordan, Rick. The Battle of the Labyrinth (em inglês). [S.l.]: Disney Hyperion, 8 de maio de 2008. OCLC 180753884 ISBN 978-1-4231-0146-8
  7. Claude Brodesser (23 de Junho de 2004). 'Lightning Thief' strikes Maverick. Variety.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]