The United States of America

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
The United States of America
Informação geral
Origem Los Angeles, Califórnia
País Estados Unidos
Gênero(s) Rock psicodélico
Rock experimental
Pop psicodélico
Art rock
Período em atividade 1967 - 1968
Gravadora(s) Columbia Records
Afiliação(ões) Joe Byrd and the Field Hippies
Integrantes Ed Bogas
Rand Forbes
Gordon Marron
Dorothy Moskowitz
Craig Woodson
Joe Byrd

The United States of America foi uma banda norte-americana de rock psicodélico, cujo trabalhos são um exemplo do início da influência da música eletrônica no rock.

História[editar | editar código-fonte]

Formada em 1967 por Joseph Byrd, a banda foi composta pelos seguintes membros: Joseph Byrd (música eletrônica, piano elétrico, órgão, caliope, e sintetizador Durrett de música eletrônica), Dorothy Moskowitz (vocais principais), Gordon Marron (violino eléctrico, e modulador de ondas), Rand Forbes (baixo elétrico) e Craig Woodson (bateria e percussão). Ed Bogas também foi creditado no primeiro álbum da banda, mas como músico ocasional, assim tocando órgão, piano, e Caliope. Ed se tornou membro oficial da banda em sua primeira e única turnê.

Álbum[editar | editar código-fonte]

Seu primeiro e único álbum intitulado com o nome da banda, começou a ser gravado em 1967, assim ficando pronto e sendo lançado em 1968.

O seu som mistura uma variedade de gêneros musicais, incluindo rock psicodélico, avant-garde e rock progressivo. Um dos pontos mais notáveis da banda era que não tinha qualquer guitarrista, que por sua vez foram bastante radicais, como a guitarra elétrica ocupava uma posição central na música rock do momento. Em vez disso, eles usaram cordas, teclados e sons eletrônicos, incluindo sintetizadores primitivos, e vários processadores de áudio, incluindo o modulador de ondas.

Suas letras carregam um aspecto psicodélico, político e social. Seu som, principalmente pelo vocal de Dorothy Moskowitz, lembra bandas como Love, Fifty Foot Hose, Velvet Underground (com Nico), Jefferson Airplane, Country Joe and the Fish, Frank Zappa, King Crimson, e The Moody Blues.

Fim[editar | editar código-fonte]

Apesar do apoio generalizado da crítica musical, o álbum vendeu mal e logo desapareceu - pelo menos nos Estados Unidos, embora no Reino Unido manteve-se carinhosamente lembrado.

Em 1968, Os membros da banda foram presos por posse de drogas, e o clima entre os integrantes já não era mais o mesmo, assim levando a banda ao declínio no mesmo ano.

Após o fim[editar | editar código-fonte]

  • Joseph Byrd formou o Joe Byrd and the Field Hippies que lançou o LP "The American Metaphysical Circus" em 1969. Gravou vários álbuns solo, escreveu músicas para a televisão, cinema, e trabalha como produtor musical. Dá aulas de música em um colégio na Califórnia.
  • Dorothy Moskowitz trabalhou com Country Joe McDonald's All-Star Band, casou-se, assim teve duas filhas. Atualmente vive em um subúrbio de Okland, Califórnia. Escreve e dá aulas de música para crianças na rede de ensino local e desenvolve outros projetos musicais na área da Baía de São Francisco.
  • Gordon Marron tornou-se músico de estúdio em Los Angeles, e atualmente vive no Havaí.
  • Craig Woodson ensina percussão em Cleveland, Ohio. Anda fazendo turnê com o Kronos Quartet. Ele desenvoleu o projeto World Drumming usado em escolas americanas.
  • Ed Bogas compôs trilhas sonoras para os desenhos Garfield e Peanuts e especialmente para o filme "Fritz the Cat", de Ralph Bakshi, baseado nos quadrinhos de Robert Crumb, e lançado em 1972.
  • Rand Forbes trabalhou com sua própria empresa de desenvolvimento de software e continua tocando baixo clássico e eletrônico no sul da Califórnia.

Discografia[editar | editar código-fonte]

Álbum
Ano Título Posições
UK[1] US[2]
1968 The United States of America 181
Faixas
  1. "The American Metaphysical Circus" (Joseph Byrd) – 4:56
  2. "Hard Coming Love" (Byrd, Dorothy Moskowitz) – 4:41
  3. "Cloud Song" (Byrd, Moskowitz) – 3:18
  4. "The Garden of Earthly Delights" (Byrd, Moskowitz) – 2:39
  5. "I Won't Leave My Wooden Wife for You, Sugar" (Byrd, Moskowitz) – 3:51
  6. "Where Is Yesterday" (Gordon Marron, Ed Bogas, Moskowitz) – 3:08
  7. "Coming Down" (Byrd, Moskowitz) – 2:37
  8. "Love Song for the Dead Ché" (Byrd) – 3:25
  9. "Stranded in Time" (Marron, Bogas) – 1:49
  10. "The American Way of Love" (Byrd) – 6:38

Parte 1 -Metaphor for an Older Man (Byrd)

Parte 2 -California Good time Music (Byrd)

Parte 3 -Love Is All (Byrd, Moskowitz, Rand Forbes, Craig Woodson, Marron)

Singles
  • The Garden of Earthly Delights / Love Song For The Dead Ché (CBS 3745, UK, 1968)
  • Hard Coming Love (2004)

Integrantes[editar | editar código-fonte]

Formação[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Warwick, 2004. p.320
  2. «The United States of America > Charts & Awards > Billboard Albums». Allmusic. Consultado em 6 de setembro de 2008 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]