The Unknown Soldier

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
"The Unknown Soldier"
Single de The Doors
do álbum Waiting for the Sun
Lado B We Could Be So Good Together
Lançamento Março de 1968
Gravação Fevereiro a Maio de 1968
Gênero(s) Rock psicadélico
Duração 3:10
Gravadora(s) Elektra
Composição Jim Morrison
Robby Krieger
Ray Manzarek
John Densmore
Produção Paul A. Rothchild
Cronologia de singles de The Doors
Último
Último
"Love Me Two Times"
(1967)
"Hello, I Love You"
(1968)
Próximo
Próximo
Cronologia de The Doors
Faixas de Waiting for the Sun
Último
Último
"Wintertime Love"
(5)
"Spanish Caravan"
(7)
Próximo
Próximo

"The Unknown Soldier" é o primeiro single do álbum de 1968 dos The Doors, Waiting for the Sun, e foi também alvo de um dos poucos vídeos musicais da banda. A canção consiste na reação de Jim Morrison à Guerra do Vietname e à forma como este conflito era abordado pela media norte-americana na altura. Versos como "Breakfast where the news is read/Television children fed" fala da maneira como as notícias eram apresentadas à população em geral, onde as pessoas, fossem crianças ou adultos, era levadas a acreditar incondicionalmente no que lhes era transmitido.

A meio da canção, os Doors produzem o som do que aparenta ser uma execução (em performances ao vivo Robby Krieger costumava apontar a sua guitarra na direcção de Morrison como se tratasse de uma espingarda, enquanto John Densmore simulava o disparo na bateria e então Morrison caía no chão). Após esta secção, volta a parte com letra e termina com a celabração de Morrison por causa do fim da guerra.

O single chegou ao 39º lugar nos Estados Unidos, provavelmente devido ao seu tema controverso, mas qualquer sinal de eventuais dificuldades comerciais para os Doors foram esquecidas quando o segundo single de Waiting for the Sun, Hello, I Love You, foi lançado, chegando ao 1º posto.