Them (banda)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Them
Them em 1965
Informação geral
Gênero(s) Rock, blue-eyed soul, garage rock, blues-rock
Período em atividade 1964- 1971
1979
Gravadora(s) Decca
Parrot
Happy Tiger
Teldec Records
Deram Records
Tower Records
Rev-Ola Records
Fallout Records
Spalax
Universal International
Ex-integrantes Van Morrison

Them foi uma banda formada em Belfast em abril de 1964. É mais conhecida pelo hit "Gloria" e por ser o início da carreira do cantor Van Morrison.[1] O grupo foi comercializado no EUA como parte da Invasão Britânica.[2]

A banda passou por diversas formações ao longo de sua carreira, sendo formada originalmente por Van Morrison nos vocais, Billy Harrison na guitarra, Eric Wrixon no piano e teclados, Alan Henderson no baixo e Ronnie Millings na bateria.

A imagem de revolta e inconformismo associada à banda foi exagerada, tanto por empresários quanto pela gravadora, a Decca, a tal ponto que passaram a encontrar dificuldades para trabalhar. Eram, inclusive, substituídos nas gravações por músicos de estúdio.

Van Morrison, no ano de 1967, cedendo à situação, resolver dissolver a banda, dando início a uma carreira solo brilhante, principalmente se considerarmos o reconhecimento crítico.Já a banda Them voltou a se reagrupar com Ken McDowell[3] , Jerry Cole e Mel Austin nos vocais.[4]

Referências

  1. "Them". Allmusic
  2. "Chapter 6. The Second Insurgency". montreal.com
  3. revista Bizz
  4. Discogs
Flag of Ireland.svgGuitarra masc.png Este artigo sobre uma banda ou grupo musical da Irlanda, é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.