Theodor Leschetizky

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Theodor Leschetizky
Theodor Leschetizky
Teodor Leszetycki på en radering av Ferdinand Schmutzer, 1911
Nascimento 22 de junho de 1830
Łańcut
Morte 14 de novembro de 1915 (85 anos)
Dresden
Residência São Petersburgo
Sepultamento Cemitério Central de Viena
Cidadania Polónia, Império Russo
Cônjuge Anna Yesipova
Alma mater
Ocupação pianista, compositor, musicólogo, professor de música, professor universitário
Empregador(a) Conservatório de São Petersburgo
Instrumento piano
Theodor Leschetizky

Theodor Hermann Leschetizky (Łańcut, 22 de junho de 1830Dresden, 14 de novembro de 1915) (às vezes soletrado como Leschetitzky; em polonês, Teodor Leszetycki) foi um pianista, compositor e professor polonês.

Vida[editar | editar código-fonte]

Nasceu aos 22 de junho de 1830 em Łańcut, antes chamada Landshut no Reino da Galícia e Lodoméria (também conhecido como Polônia Austríaca). Seu pai, Joseph Leschetizky, era um dotado pianista e professor de música nascido em Veneza. Sua mãe Thérèse von Ullmann era uma talentosa cantora de origem alemã. Desde muito cedo mostrou-se altamente dotado para o piano. Seu pai deu-lhe suas primeiras aulas de piano e depois o levou a Viena para estudar com Carl Czerny. Aos onze anos, tocou em um concerto em Łańcut, com a condução por Franz Xaver Wolfgang Mozart, filho de Wolfgang Amadeus Mozart. Aos quinze, começou a lecionar seus primeiros alunos. Aos dezoito, tornou-se um renomado concertista.

Ensinou piano no conservatório de São Petersburgo, juntamente com Anton Rubinstein, de quem era grande amigo. Ainda na Rússia, casou-se com uma de suas mais famosas alunas, Anna Essipova, a segunda de suas quatro esposas, com quem ele teve dois filhos; uma filha, a cantora e professora Theresa e um filho, Robert. Em Viena foi professor de Paderewski, Ignaz Friedman, Artur Schnabel, Alexander Brailowsky, Ossip Gabrilowitsch e Mieczyslaw Horszowski, entre outros.

Compôs várias peças para piano, um concerto para piano, duas óperas e canções. Em 1906, gravou para a Welte-Mignon várias composições, incluindo algumas de sua própria autoria. Lecionou até os 85 anos, mudando-se para Dresden em 1915. Faleceu aos 14 de novembro de 1915 em Dresden.[1]

Lema[editar | editar código-fonte]

"Não existe vida sem arte, não existe arte sem vida!"

Referências

  1. «THEODOR LESCHETIZKY DIES; Famous Teacher of the Great Pianists, Including Paderewski.». The New York Times (em inglês). 18 de novembro de 1915