Theodore William Richards

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Theodore William Richards
Theodore William Richards
Nascimento 31 de janeiro de 1868
Germantown
Morte 2 de abril de 1928 (60 anos)
Cambridge
Nacionalidade Estados Unidos Estadunidense
Alma mater Haverford College, Universidade Harvard
Prêmios Medalha Davy (1910), Prêmio Faraday (1911), Nobel de Química (1914), Medalha Franklin (1916)
Orientador(es)(as) Josiah Parsons Cooke
Orientado(a)(s) Gilbert Newton Lewis, Farrington Daniels, Malcolm Dole
Instituições Universidade Harvard
Campo(s) Química

Theodore William Richards (Germantown, Pensilvânia, 31 de janeiro de 1868Cambridge, 2 de abril de 1928) foi um químico estadunidense.

Seus pais foram William T. Richards, pintor, e Anna Matlack, poeta. Primeiramente foi educado por sua mãe e, posteriormente, viajou para a Inglaterra e França. Em 1883 entrou no Colégio Haverford, na Pensilvânia, graduando-se em ciências em 1885, posteriormente ingressando na Universidade de Harvard. Após obter o doutorado em 1888 passou um ano na Alemanha, onde estudou com Viktor Meyer, lecionando na Universidade de Leipzig, Universidade de Göttingen e na Universidade Técnica de Dresden.

De volta a Harvard em 1891 foi nomeado professor assistente de química, instrutor e, finalmente, professor em 1901. Em 1912 assumiu a cátedra Erving de química e a direção do Laboratorio Wolcott Gibbs.

Recebeu o Nobel de Química de 1914, por seus trabalhos para a determinação dos pesos atômicos de mais de vinte e cinco elementos, com quatro cifras decimais. Em 1914 descobriu um isótopo do chumbo, acreditando-se que seja um dos pioneiros da isotopia.

Participou da Comissão Internacional de Pesos Atômicos. Também realizou trabalhos notáveis no campo da termoquímica, eletroquímica e calorimetria. Assim como sobre a dilatação e compressão dos gases. O professor Richards recebeu diversas honrarias e graus de doutor honoris causa em todas as partes do mundo.

Muitos dos seus trabalhos foram publicados nos Proceedings da American Academy of Arts and Sciences, que presidiu entre 1919 e 1921.

Ligações externas


Precedido por
Alfred Werner
Nobel de Química
1914
Sucedido por
Richard Martin Willstätter
Precedido por
Thomas Edison e Heike Kamerlingh Onnes
Medalha Franklin
1916
com John Joseph Carty
Sucedido por
Hendrik Lorentz e David Watson Taylor


Ícone de esboço Este artigo sobre um(a) químico(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.