Theridiidae

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Como ler uma caixa taxonómicaTheridiidae
Fêmea de Steatoda bipunctata.

Fêmea de Steatoda bipunctata.
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Arthropoda
Classe: Arachnida
Ordem: Araneae
Superfamília: Araneoidea
Família: Theridiidae
Sundevall, 1833
Diversidade
87 géneros, 2248 spp.
Distribuição geográfica
Distribution.theridiidae.1.png
260px
Géneros
Achaearanea

Anelosimus
Argyrodes
Cabello (género)
Cerocida
Chrosiothes
Chrysso
Craspedisia
Enoplognatha
Episinus
Hetschkia
Latrodectus
Paratheridula
Spintharus
Steatoda
Stemmops
Styposis
Theridion
Theridula
Thwaitesia
Tidarren
Wirada
muchas más

Theridiidae, em geral referida por teridídeos ou teridiídeos, é uma família de aranhas araneomorfas que agrupa mais de 2 200 espécies em 87 géneros em todo o Mundo.[1] As características mais distintivas desta família de aracnídeos são a presença de uma placa genital na fêmea e de cribelo (são aracnídeos entelegíneos cribelados). Utilizam um fio de seda pegajosa para capturar as suas presas. A família inclui o género Latrodectus, as notórias viúvas negras.

Descrição[editar | editar código-fonte]

As espécies incluídas nesta família caraacterizam-se pela presença de uma placa genital nas fêmeas, possuírem cribelo e recorrerem a fios pegajosos para construir as armadilhas com que capturam as suas presas. As suas teias seguem padrões geométricos tangentes à superfície sobre a qual se fixam. Estas aranhas que possuem cribelo, denominadas cribeladas, possuem o calamistro, um conjunto de pelos especiais (setae), dispostos em fila no metatarso do quarto par de patas, formando uma espécie de pente, o qual é entre espécies varia tanto em aparência como em desenvolvimento.

A família inclui as espécies cleptoparasitas do género Argyrodes, as quais muitas vezes têm corpos triangulares, semelhantes a vermes. Estas criaturas estranhas vivem nas teias das grandes aranhas e alimentam-se das presas capturadas pelas redes da aranha hospedeira. Às vezes atacam e comem o hospediro.

Muitas espécies dos géneros Theridion e Achaearanea são comuns em ambiente doméstico, com destaque para a espécie Achaearanea tepidariorum, a comum aranha-doméstica.

Pelo menos alguns membros do género Steatoda capturam formigas e outros insectos utilizando um fio de seda elástico e viscoso esticado na superfície do solo.

Uma espécie de Theridion, Theridion grallator, é conhecida como "aranha-de-cara-feliz", pela presença de aspectos morfológicos no seu corpo amarelo que se assemelham a um rosto sorridente.

Sistemática[editar | editar código-fonte]

A clasificação em subfamílias que se segue adopta o sistema proposto por Joel Hallan.[2] Naquele sistema a família Theridiidae subdivide-se nas seguintes subfamílias e géneros:

Notas

Referências[editar | editar código-fonte]

  • Comportamiento cooperativo de Anelosimus jabaquara (2002).
  • Arnedo, M.A., Coddington, J., Agnarsson, I. & Gillespie, R.G. (2004). Del peine al árbol: relaciones filogenéticas de las comb-footed spiders (Araneae, Theridiidae) inferidas de los genes nucleares y mitocondriales. Molecular Phylogenetics & Evolution 31:225-245. PDF

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Wikispecies
O Wikispecies tem informações sobre: Theridiidae
O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Theridiidae