Thiago Fragoso

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Este artigo ou se(c)ção cita uma ou mais fontes fiáveis e independentes, mas ela(s) não cobre(m) todo o texto (desde dezembro de 2011).
Por favor, melhore este artigo providenciando mais fontes fiáveis e independentes e inserindo-as em notas de rodapé ou no corpo do texto, conforme o livro de estilo.
Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Nome completo Thiago Neves Fragoso
Nascimento 1 de novembro de 1981 (32 anos)
Rio de Janeiro, RJ
Nacionalidade Brasil Brasileiro
Ocupação Ator, dublador e cantor
Cônjuge Mariana Vaz (2005-presente)
IMDb: (inglês)

Thiago Neves Fragoso (Rio de Janeiro, 1 de novembro de 1981) é um ator, dublador e cantor brasileiro.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Iniciou a carreira teatral em 1989, ainda aos oito anos, em um grupo de teatro amador na Tijuca, no Rio de Janeiro. Aos onze começou carreira profissional com o musical Os Sinos da Candelária, baseado no massacre de meninos de rua na igreja carioca em 1993. Desde então não parou mais.

Sua formação passou por duas companhias teatrais no Rio onde trabalhou com clássicos do teatro brasileiro e mundial; em 2003 e 2004 foi convidado a participar como esquete convidada do Circuito Carioca de Esquetes; em 2001 teve um espetáculo selecionado para a mostra "Fringe" do Festival de Teatro de Curitiba; fez inúmeros workshops e cursos de formação de voz, corpo, interpretação, dança e canto com diversos profissionais como Amir Haddad, Luis Melo, Leila Mendes, Marilena Bibas, Juliana Carneiro da Cunha, Michel Bercovitch e Felipe Abreu em instituições diversas como Uni-Rio, Casa de Arte das Laranjeiras, Studio Escola de Atores, dentre outras. Ganhou e foi indicado a diversos prêmios de ator, dentre eles "Melhor Ator" no Prêmio Contigo 2007 pela novela O Profeta e ganhou o mesmo prêmio na categoria "Par Romântico" pela novela.

Fez intercâmbio para os Estados Unidos em 1998 e morou durante um ano no Alabama, onde se formou na Lamar County High School. O ator teve aulas de literatura americana e inglesa e até hoje é capaz de declamar trechos de Macbeth, de Shakespeare, em inglês. Participou de duas peças teatrais em um grupo de artes dramáticas escolar e ganhou o prêmio de "Melhor Ator do Ano" na cerimônia de graduação.

Sua estreia no cinema ocorreu em 2001, com o filme A Partilha, baseado na obra de Miguel Falabella e dirigido por Daniel Filho.

Seu primeiro protagonista da televisão foi na telenovela O Profeta, na Globo, remake de telenovela homônima, onde interpretou um jovem com poderes premonitórios com forte ambição. Esse personagem foi criado por Ivani Ribeiro.

Em 2007 fez a dublagem da versão em português da personagem Linguini do filme de animação da Walt Disney Pictures e Pixar, Ratatouille.

Gravou uma música e clipe para a versão brasileira do CD/DVD da trilha sonora do filme High School Musical 2, ao lado de Itauana Ciribelli, que se chama "Você é a Música em Mim" (versão de "You Are the Music In Me"). A versão fez tanto sucesso que acabou sendo retransmitida nos canais Disney de todo o mundo.

Thiago Fragoso protagonizou no ano de 2010, cenas emocionantes ao lado de Adriana Esteves na minissérie Dalva e Herivelto: uma Canção de Amor, onde viveu o cantor Pery Ribeiro, filho de Dalva de Oliveira e Herivelto Martins.

Em 2011, Thiago Fragoso atuou num dos papéis centrais da telenovela das 18 horas, "Araguaia" e antes mesmo de terminar a produção, recebeu o convite para dar vida a Márcio Hayalla, um dos protagonistas da telenovela O Astro.[1]

No segundo semestre de 2012, o ator interpretou o advogado Edgar Vieira em Lado a Lado, compondo o quarteto protagonista da novela juntamente com Marjorie Estiano, Lázaro Ramos e Camila Pitanga. Para interpretar o mauricinho Edgar, Thiago fez escova nos cabelos e frequentou casas de chá inglesas, de modo que pudesse absorver a elegância que lhe era exigida pela personagem do início do século XX.

Poucos meses após o término de Lado a Lado, Thiago voltou ao horário nobre interpretando o polêmico personagem homossexual "Niko" em Amor à Vida.

Realizou o primeiro beijo entre um casal homossexual masculino em uma telenovela da Rede Globo, juntamente com Mateus Solano.[2] [3] Em 2014, é anunciado ao lado de Camila Pitanga como protagonista de Babilônia, novela das 21h de Gilberto Braga, Ricardo Linhares e João Ximenes Braga, prevista para estrear em 2015. [4] [5] [6]

Acidente[editar | editar código-fonte]

Em 28 de janeiro de 2012, Thiago e Danielle Winits sofreram um acidente durante apresentação do musical Xanadu dirigido por Miguel Falabella, em cartaz no Rio de Janeiro. Sofreram uma queda de cerca de cinco metros de altura quando encenavam um voo no musical e os quatro cabos de aço que os sustentavam se romperam. Eles atingiram três mulheres que estavam na platéia que sofreram ferimentos. Danielle sofreu um corte na boca e Thiago teve fraturas múltiplas em seis costelas, perfuração de pulmão (hemopneumotórax), dilaceração de músculos intercostais e paravertebrais, dilaceração de diafragma, fratura de uma vértebra na região lombar, lesão no fígado e hemorragia interna. O ator precisou passar por uma cirurgia onde recebeu três próteses de titânio nas costelas e teve o diafragma e os músculos intercostais reconstituídos. Na mesma época o ator havia sido convidado para fazer uma participação especial nos últimos capítulos da novela A Vida da Gente como Gabriel, e inclusive já havia gravado algumas cenas do personagem. Porém, devido o imprevisto o ator foi substituído por Eriberto Leão, que regravou as cenas.[7] [8] [9] [10]

Vida pessoal[editar | editar código-fonte]

É casado com a atriz Mariana Vaz com quem tem um filho, Benjamin Vaz Fragoso, nascido no dia 1º de fevereiro de 2011.[11]

Filmografia[editar | editar código-fonte]

Televisão
Ano Título Personagem Notas
1996 Perdidos de Amor Guilherme Coadjuvante
2000 Laços de Família Carlos Guilherme Participação especial
2001 Estrela-Guia Bernardo Lima Coadjuvante
O Clone Fernando Escobar (Nando)
2003 Agora É que São Elas Rodrigo Antagonista
2004 Senhora do Destino Alberto Pedreira Coadjuvante
2006 O Profeta Marcos Oliveira Protagonista
2008 Negócio da China Diego Dumas Fontanera Co-Protagonista
2010 Araguaia Vitor Villar
2011 O Astro Márcio Hayalla Protagonista
2012 Lado a Lado Edgar Lemos Vieira Protagonista
2013 Amor à Vida Nicolas Corona (Niko) Co-Protagonista
2015 Babilônia Vinícius Protagonista
Séries
Ano Título Papel Notas
1994 Confissões de Adolescente Leo Participação especial
1995 Malhação Carlos Alfredo Participação especial
1996 Malhação
2003 A Casa das Sete Mulheres Estevão Co-protagonista
Sexo Frágil Soraya / Ana Paula Participação especial
2004 Zorra Total Carlos
2005 Sítio do Picapau Amarelo Príncipe Rabicó
2006 Dança dos Famosos 2 Ele mesmo Reality show do Domingão do Faustão
2007 Casos e Acasos Felipe / Cláudio 2 episódios
2008 Toma Lá, Dá Cá Ícaro Mojave Episódio "A classe média vai ao paraíso"
Guerra e Paz Alcinho Episódio "Velozes e Infiéis"
2010 Dalva e Herivelto - Uma Canção de Amor Pery Ribeiro Coadjuvante
Na Forma da Lei Eduardo Moreno Participação especial

Cinema[editar | editar código-fonte]

Teatro[editar | editar código-fonte]

Prêmios[editar | editar código-fonte]

  • Prêmio Contigo de Melhor Casal de 2006, por Marcos e Sônia (Paola Oliveira) - O Profeta
  • Prêmio Noveleiros de Melhor Casal de 2012, por Edgar e Laura (Marjorie Estiano) - Lado a Lado
  • Melhores do Ano de Melhor Casal de 2012 da revista Minha Novela, por Edgar e Laura (Marjorie Estiano) - Lado a Lado
  • Melhores do Ano revista Minha Novela de Melhor Ator Coadjuvante de 2013 - Amor à Vida
  • Melhores do Ano do Domingão do Faustão de Melhor Ator Coadjuvante de 2013 - Amor à Vida
  • Prêmio Contigo de Melhor Ator Coadjuvante de 2013 - Amor à Vida

Discografia[editar | editar código-fonte]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Wikiquote
O Wikiquote possui citações de ou sobre: Thiago Fragoso
Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.