Thiago Monteiro (mesatenista)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Thiago Monteiro
Hugo Hoyama e Thiago Monteiro (à direita) nos Jogos Pan-Americanos de 2007
O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Thiago Monteiro
Informações pessoais
Nome completo Thiago Farias Monte Monteiro
Modalidade Tênis de mesa
Nascimento 15 de junho de 1981 (33 anos)
Fortaleza, Ceará
Nacionalidade Brasil brasileira
Medalhas
Jogos Pan-Americanos[1]
Ouro Guadalajara 2011 Equipes
Ouro Rio de Janeiro 2007 Equipes
Ouro Santo Domingo 2003 Duplas
Prata Santo Domingo 2003 Individual
Bronze Rio de Janeiro 2007 Individual
Bronze Winnipeg 1999 Equipes

Thiago Farias Monte Monteiro (Fortaleza, 15 de junho de 1981), é um mesa-tenista brasileiro. Atualmente joga na França, onde defende o clube Angers Vaillante. É considerado por muitos como o sucessor de Hugo Hoyama.[2] É atualmente o número 1 do ranking brasileiro[3] e 21 no ranking frances.

Thiago participou dos Jogos Olímpicos de Verão de 2004 em Atenas, Grécia chegando a segunda fase to torneio individual perdendo por 4 - 1 para Li Ching de Hong Kong. Participou também dos Jogos Olímpicos de Verão de 2008 tanto por equipes como no individual sem ter passado das fases iniciais.

Juntamente com Gustavo Tsuboi e Hugo Hoyama formou a equipe campeã do tênis de mesa nos Jogos Pan-Americanos de 2007. Na competição individual, Thiago e Hugo perderam nas semifinais, ficando com a medalha de bronze.[1] [4]

Inicio no esporte[editar | editar código-fonte]

Thiago foi influenciado pelo pai a entrar no tênis de mesa. Seu pai era treinador da modalidade em Fortaleza e até os 12 anos de idade dividia sua atenção com o futebol de salão tendo chegado a ser bicampeão cearense pelo futsal. Ao obter seu primeiro título brasileiro no tênis de mesa em 1993, Thiago optou por se dedicar exclusivamente a este esporte.

A conquista levou o cearense ao Campeonato Sul-Americano de 1995 quando surpreendeu a todos e ficou com o título individual e posteriormente ingressou na seleção brasileira em 1998.

Às vésperas dos Jogos Olímpicos de Verão de 2000 de Sydney, Monteiro embarcou para a Suécia em sua primeira temporada na Europa, fazendo seus planos de participar das Olimpíadas fracassarem. Thiago ainda jogaria mais um ano na Suécia antes de ir para a França, onde passaria a jogar pelo Bayard Argentan.

Em 2002, foi um dos destaques brasileiros nos Jogos Sul-Americanos conquistando quatro medalhas de ouro.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. a b ITTF Database. MONTEIRO, Thiago Farias Monte (BRA).
  2. UOL Esporte (Pan 2007). Thiago Monteiro.
  3. CBTM. Ranking brasileiro.
  4. UOL Esporte (Pan 2007). Brasileiros (Tênis de Mesa).

Ligações externas[editar | editar código-fonte]



Table tennis pictogram.svg Este artigo sobre um(a) mesa-tenista, integrado ao Projeto Desporto, é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.