Thingol

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde outubro de 2013).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Thingol
Personagem da Terra Média
Raça Elfo
Tiítulos Elwë Singollo,
Elu Thingol,
Rei de Doriath,
Rei do Sindar,
Rei dos Teleri,
Alto Rei e Senhor de Beleriand
Primeira aparição
em Livro
O Silmarillion
Personagems Criados por J.R.R. Tolkien


Thingol é um personagem fictício da obra O Silmarillion de J. R. R. Tolkien. Seus nomes, na língua Élfico-cinzenta e Alto-élfica são Elu Thingol e Elwë Singollo, que significam Manto Cinzento.

Era um Elfo de linhagem primária, ou seja, foi um dos que ganharam a vida no Despertar dos Elfos na lagoa Cuiviénen. Quando os Valar convidaram os elfos para morar em Aman, ele foi um dos três elfos que foram visitar o Reino Sagrado para ver se concordavam ou não com a viagem. Afinal, concordaram.

Ele e seu irmão, Olwë, lideravam o clã de elfos Telerin, mas se perdeu nos bosques de Nan Elmoth, e lá conheceu sua futura esposa, uma Maia, chamada Melian. O clã dos Telerin, depois de muito procurá-lo, acabou partindo. Junto com Melian fundou um reino chamado Doriath, do qual tornou-se rei de um povo élfico chamado Sindar, os Elfos-cinzentos. O poder de Melian protegia o reino, pelo chamado Cinturão de Melian.

Sua esposa deu-lhe uma filha, chamada Lúthien, que era a mais bela dos Filhos de Eru. Ela apaixona-se por um mortal chamado Beren, e para conceder a mão da filha a ele, Thingol lhe pediu uma Silmaril, entrelaçando assim seu destino na Maldição de Mandos. Beren conseguiu a Silmaril.

Thingol era muito respeitado pelos naugrim de Nogrod e Belegost. Não que os sindar e os naugrim fossem amigos, mas tinham habilidade nas forjas e na escavação e escultura em pedra. Esse trabalho era bem pago por Thingol, mas quando Thingol pediu que os Anões engastassem a Silmaril num colar preciosíssimo, o Nauglamiîr, que era a maior jóia dos Anões, uma série de conflitos culminou em sua morte.

É um ancestral de Elros, que deu origem à raça dos grandes Reis de Númenor e Gondor (do qual Aragorn descende), e de Elrond meio-elfo, pai de Arwen Undómiel.


Ver também[editar | editar código-fonte]


Ícone de esboço Este artigo sobre a obra de J. R. R. Tolkien é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.