Third Lanark Athletic Club

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Third Lanark
Nome Third Lanark Athletic Club
Alcunhas Thirds, Warriors, Redcoats
Fundação 1872
Estádio Cathkin Park
Mando de jogo em Cathkin Park
editar

O Third Lanark Athletic Club, conhecido como Thirds, Warriors e Redcoats, foi um clube de futebol escocês da cidade de Glasgow.

História[editar | editar código-fonte]

Início[editar | editar código-fonte]

O Third Lanark FC é o único clube nos anais do futebol escocês, senão do futebol britânico, a ser criado a partir de um Regimento Militar. Em 1892, o Third Regiment of the Lanarkshire Rifle Volunteers criam o Third Lanark Rifle Volunteers Football Club.

As forças voluntárias foram criadas durante as Guerras Napoleônicas, mas a maioria das forças foi licenciada após a derrota francesa em Waterloo em 1815. A expansão naval francesa em 1850 causa pânico na população devido ao medo de uma nova invasão, culminando com a recriação dos corpos voluntários em 1859. Os membros não recebiam nenhum pagamento e todos os uniformes e equipamentos eram pagos do próprio bolso.

Os voluntários de Lanarkshire criaram então o 1º, 2º, 3º e 4º Corpos de Voluntários, ficando baseado na área de Strathbungo, no lado sul de Glascow.O 3º Corpo de Voluntários de Lanarkshire era formado pela inclusão de diversas unidades independentes, que incluíam o 8th Coy Etna Foundry e o restante do 78th Corps Old Guard of Glascow.

O crescente profissionalismo desses voluntários foi confirmado no tratado do voluntariado de 1863. De acordo com esse documento, os voluntários poderiam ser chamados para o serviço militar ativo ao invés de utilizá-los apenas com finalidades de defesa.

A primeira partida de futebol internacional entre Escócia e Inglaterra no Hamilton Crescent, Glascow, 1872, inspirou o regimento a criar uma equipe de futebol com os próprios membros, subsequentemente, tornaram-se os membros originais da Associação Escocesa de Futebol.

Uma reunião foi agendada para 1 de dezembro de 1872, pelos membros do 3rd Lanarkshire Rifle Volunteers, no Salão de Ordenamento Regimental, localizado na East Howard Street, Glascow.

O soldado Broadfoot explicou que a reunião teve como finalidade de criar um clube de futebol relacionado com o terceiro regimento. Relatou também que o Tenete-Coronel H. E. Crum-Ewing, a maioria dos oficiais e mais vinte cinco membros do regimento haviam firmado um compromisso de tocar o clube em regime de voluntariado.

O sargento Wilson então propôs: “Nós, os membros escolhidos, temos, agora, que dar forma ao clube, que deverá chamar-se 3rd Lanark Rifle Volunteers Football Club.

O soldado Taylor presidiu uma votação sobre a proposta e esta foi aprovada por unanimidade.

Primeiramente eles debateram sobre como seria o uniforme da equipe, chegando a um acordo que consistiria de:
• Camiseta escarlate (mesma cor utilizada no uniforme do regimento);
• Calças azuis;
• Meiões azuis.

Uma reunião subseqüente definiu que deveria ser colocado um número 3 na camiseta.

O primeiro campo de jogo da equipe era um campo de treinamento do regimento em Victoria Road, Glascow, situado ao sul do Quartel do Regimento. Havia também um campo para treinamento do regimento localizado na Coplaw Street, Govanhill.

Em 1875, eles transferem suas atividades para o antigo Cathkin Park. O local foi oferecido pelos proprietários do “Dixons”, reconhecida siderúrgica, localizada em Cathcart Road, Glascow, que haviam instalado no local os gols do futuro campo.

Uma arquibancada foi construída em 1878, e para coroar todo o trabalho duro feito, o local, o antigo Cathkin Park, foi escolhido, em 1884, como palco para o confronto anual de Escócia e Inglaterra, tenso como resultado uma vitória de 1 – 0 para a Escócia. Era a quinta vitória seguida do juntado contra sua arqui-rival.

A equipe passava por um período bem sucedido, até que em 1885 ela marca sua maior goleada, vencendo o St. Andrews por 11-0, pela terceira rodada da Scottish Cup. Esse placar continuou sendo o mais elástico de toda sua ilustre história.

Em maio de 1881, houve uma reorganização no exército britânico. Os regimentos deixaram de ser numerados e tomaram para si os nomes associados a sua área de recrutamento ou algum elemento de sua história. Os corpos voluntários foram agrupados ao exército profissional. Os quatro corpos voluntários de Lanarkshire transformaram-se em 1st, 2nd, 3rd e 4th Volunteer Battalions anexados aos Cameronians (Scottish Rifles).

O clube agora passava pelo período mais bem sucedido de sua existência. Na temporada de 1888/89 o clube sagra-se campeão da Scottish Cup, vencendo o Celtics na que ficou conhecia como “Snow Final”. Uma grande multidão havia comparecido ao Hampden Park para apreciar a final, quando começou a nevar. A neve tomou conta do gramado e a opinião geral era que o gramado não tinha condições de jogo, mas o árbitro decidiu dar continuidade a partida que foi vencida por 3-0 pelo Third Lanark RV.

Sem nenhuma surpresa, o Celtic enviou um protesto junto a Associação Escocesa de Futebol, solicitando uma nova partida.

Os “warriors” ou “redcoats” como eram chamados pelos torcedores (por razões óbvias), prevaleceram na nova partida vencendo por 2-1, ganhando assim seu primeiro troféu desde sua criação. Realizaram esse feito em grande estilo, visto que jogaram 13 jogos dentro de oito rodadas programadas, tendo diversas repetições de jogos ao longo do caminho.

Isso não era, de maneira alguma, algo que medisse o sucesso do time no final do século, visto que o clube sagrou-se campeão três vezes do Glascow Charity Cup.

O aumento do nível de profissionalismo dentro do clube significou muitas mudanças, e a pendente e tênue ligação entre o clube e o regimento foi encerrado em 1903, quando o clube passou a ser uma companhia limitada e retiraram o título regimental de seu nome, embora mantivessem as cores dos voluntários, e re-registrou o nome na liga escocesa como Third Lanark Athletic Club.

O primeiro sucesso do clube sob o novo nome e emblema não demorou muito, já que na mesma temporada o clube sagrou campeão da Glascow Cup.

Os troféus ainda estavam na memória, mas ainda faltava um campeonato que o clube aspirava, que era o Campeonato Nacional da Liga, que foi conquistado em 1904, sendo esse o único em toda a história do clube.

O que tornou esse feito algo notável, foi que os jogos eram realizados em locais afastados, em Hampden ou em outra parte, devido à nova sede ainda não estar pronta.

O novo campo, que foi comprado do Queens Park FC, ficava situado na Cathcart Road, Crosshill, logo o acima de sua antiga sede. Esse novo lugar foi chamado de Novo Cathkin e, nada melhor para inaugurar uma nova “casa” do que fazer uma temporada excelente, ganhando novamente a Glascow Cup.

A Scottish Cup foi ganha outra vez em 1905, com uma vitória sobre os Rangers por 3-1. Em 1908, o clube vence novamente a Glascow Cup. Certamente isso fez todos vislumbrarem um futuro brilhante para equipe nesse início de século.

Durantes as guerras que estouraram, o clube ficou inativo, tendo vários de seus jogadores alistados nos Cameronians (Scottish Rifles).

Na temporada de 1960/61, os Thirds alcançaram um marco historio. Golearam o Hiberian em Cathkin Park por 6-1, marcando 100 gols na temporada. Essa vitória assegurou ao clube um honroso terceiro lugar na mais competitiva tabela da Primeira Divisão da Liga.

O Fim[editar | editar código-fonte]

Quatro curtos anos depois, a agonia do clube finalmente começou. Um capítulo desanimador precedia outros piores, até que na temporada de 1965/66 o time foi rebaixado da Segunda Divisão, em conseqüência da mais desastrosa campanha em toda sua história. Nessa temporada o time venceu apenas três jogos em trinta e quatro possíveis.

Seguiram-se a isso mais duas temporadas de mediocridade e descontentamento, terminando com uma humilhante derrota, em Boghead Park, no dia 28 de abril de 1967, uma sexta-feira, quando o Dumbarton FC anotou 5-1. Esse jogo determinou o fim dos Thirds como um time de futebol profissional.

Os meses que se seguiram trouxeram consigo uma investigação da Junta do Comércio, que revelou constantes disputas de jogadores, além de amargas discussões internas por poder. Outro fato apresentado foram os profundos problemas financeiros. Esses eventos juntos cobraram o seu preço e um executor para as dívidas contraídas pelo clube foi finalmente apontado. Em junho de 1967, por ordem judicial, o terrível anúncio foi feito. O Third Lanark Athletic Club havia deixado de existir.

Os antigos cantos de glória dos Hi, Hi, Hi, haviam se transformados apenas em memórias, porque o clube tinha morrido em meio à vergonha.

Uniforme[editar | editar código-fonte]

O Uniforme consistia de Camisetas Vermelhas, com o brasão do clube localizado no lado esquerdo do peito, Calções brancos com duas listras vermelhas e Meias Brancas com uma listra vermelha na altura da canela.

Campeonatos[editar | editar código-fonte]

Scottish Football League[editar | editar código-fonte]

1903-04 - Campeão

Scottish First Division[editar | editar código-fonte]

1931-32 e 1934-35 - Campeão

Scottish Cup[editar | editar código-fonte]

1888-89 e 1904-05 - Campeão

Scottish League Cup[editar | editar código-fonte]

1959-60 - Campeão

Glascow Cup[editar | editar código-fonte]

1903, 1904, 1909 e 1963 - Campeão

Glascow Charity Cup[editar | editar código-fonte]

1890, 1898, 1901 e 1952 - Campeão

Links Externos[editar | editar código-fonte]