A Perfect Circle

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Thirteenth Step)
A Perfect Circle
Informação geral
Origem Los Angeles, Califórnia
País Estados Unidos
Gênero(s) Rock alternativo
Metal alternativo
Rock progressivo
Período em atividade 1999–2004

2008 - presente

Gravadora(s) EMI
Virgin Records
Integrantes Jeff Friedl
Billy Howerdel
Matt McJunkins
Maynard James Keenan
James Iha
Ex-integrantes Paz Lenchantin
Jeordie White
Troy Van Leeuwen
Josh Freese
Página oficial www.APerfectCircle.com
O logo oficial da banda.

A Perfect Circle é uma banda de rock alternativo, formado por Billy Howerdel, guitarrista, e o vocalista da banda Tool, Maynard James Keenan.[1] Durante a gravação do álbum Ænima do Tool, Billy mostrou suas canções para o vocalista da banda, Maynard James Keenan, que logo se ofereceu como vocalista caso Howerdel viesse a formar uma banda.

A banda lançou três álbuns, Mer de Noms, Thirteenth Step e eMOTIVe,[2] e um conjunto de CD/DVD, aMotion, este contendo treze videoclipes, além de um número de remixes de algumas músicas criados por Danny Lohner e outros artistas.

Em 2004, a banda entrou em hiato, e desde então os membros da banda têm trabalhado em outros projetos. Em setembro de 2008, Keenan anunciou em entrevistas que ele e Howerdel vinham trabalhando em material novo, terminando oficialmente o hiato do grupo. No entanto, a banda só se tornou realmente ativa cerca de dois anos depois, em setembro de 2010, quando a banda anunciou turnê e o lançamento de novas músicas que podem ou não ser sob a forma de um novo álbum.

Em 27 de outubro de 2010, a banda fez sua primeira aparição na televisão desde o hiato no Jimmy Kimmel Live!. Em 2011 fez uma turnê norte-americana, passando em 24 cidades. Em Abril do mesmo anos a banda postou em seu Twitter que estava trabalhando em novas músicas. Em 29 de Junho de 2011 o grupo lançou uma nova música chamada By and Down. Em outubro de 2012 confirmou duas apresentações na América do Sul, no festival Lollapalooza, no Brasil e no Chile. O grupo se apresenta no Brasil dia 30 de Março de 2013. E em outubro também Josh Freese anunciou em seu Twitter que deixou a banda, sem nenhuma intenção de retornar.

Influências[editar | editar código-fonte]

Howerdel citou entre suas influências vários álbuns que tiveram um impacto sobre a sua maneira de tocar: Adam Ant com Kings of the Wild Frontier, por seu estranho híbrido de música pirata com um toque de música indígena americana. "Siouxsie and the Banshees com Tinderbox como "um dos registros mais intensos que eu já ouvi" e sua "densa atmosfera". Ozzy Osbourne com Diary of the Madman; "Randy_Rhoads foi uma grande influência para mim, especialmente quando eu estava começando". E finalmente, o The Cure com Pornography, que ele descreveu como "outro disco de atmosfera assustadora".[3]

Integrantes[editar | editar código-fonte]

Atuais[editar | editar código-fonte]

Ex-integrantes[editar | editar código-fonte]

Discografia[editar | editar código-fonte]

Álbuns de estúdio[editar | editar código-fonte]

Compilações[editar | editar código-fonte]

Videografia[editar | editar código-fonte]

Videoclipes[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. All Music. «A Perfect Circle - Biography by Neil Z. Yeung». Consultado em 25 de março de 2020 
  2. Folha (13 de fevereiro de 2006). «Bandas: Conheça o A Perfect Circle». Consultado em 25 de março de 2020 
  3. Beckner, Justin (3 de março de 2015). «Billy Howerdel: I'm a Big Believer in Working for Free, I Did That Most of My Life». ultimate-guitar.com. Consultado em 30 de abril de 2017 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Este artigo sobre uma banda ou grupo musical dos Estados Unidos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.