This Is England

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa


This Is England
This Is England - Isto É Inglaterra (PT)
 Reino Unido
2006 • cor • 101 min 
Direção Shane Meadows
Roteiro Shane Meadows
Elenco Thomas Turgoose
Stephen Graham
Joseph Gilgun
Andrew Shim
Vicky McClure
Género Drama
Idioma Inglês
Página no IMDb (em inglês)

This Is England é um filme de drama de 2006 escrito e dirigido por Shane Meadows. O filme se centra na história de jovens skinheads da Inglaterra em julho de 1983, mostrando como a subcultura skinhead, cujas raízes estão associados à cultura jamaicana (especialmente aos ritmos musicias ska, rocksteady e reggae), acabou se tornando bandeira de grupos nacionalistas brancos como o partido político de extrema-direita British National Front.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

O filme começa num frio dia de julho de 1983, com o menino de 12 anos Shaun (Thomas Turgoose) brigando na escola após uma piada ofensiva que fizeram sobre seu pai que morreu na Guerra das Malvinas. Voltando para casa, triste, Shaun conhece um grupo de skinheads liderado por Woody (Joe Gilgun), que sente simpatia pelo garoto. O grupo acaba aceitando Shaun como membro, e ele desenvolve um romance com Smell (Rosamund Hanson), uma garota mais velha do que ele que se veste de acordo com o estilo punk/new wave.

Combo (Stephen Graham), um skinhead mais velho, retorna ao grupo após cumprir uma sentença na prisão. Ele tenta impor a sua liderança no grupo, promovendo suas visões nacionalistas. Combo faz o grupo se dividir em dois, e Shaun decide ficar com o grupo racista deste, ao invés de abandoná-lo como os skinheads apolíticos liderados pelo calmo e afável Woody. Certa noite, após fumar maconha que havia comprado de Milky (o único skinhead negro do grupo de Woody), Combo deixa Milky inconsciente após uma discussão. Após quase matar Milky, Combo demonstra pânico e remorso, e implora para Shaun ajudá-lo a levar Milky para o hospital

O filme termina com Shaun lançando sua bandeira da Cruz de São Jorge, um símbolo de sua amizade com Combo, ao mar.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Recepção[editar | editar código-fonte]

O filme recebeu a classificação indicativa de 18 anos pela BBFC devido à linguagem racista e incidência de violência. Entretanto, alguns conselhos locais como Bristol, Camden e Westminster decidiram reverter esta decisão, por sentirem que o filme deveria atingir mais amplamente o seu público-alvo de adolescentes.

Em 5 de janeiro de 2008, o agregador de críticas Rotten Tomatoes relatava que 93% dos críticos deram opiniões positivas ao filme, baseado em 82 opiniões. O Metacritic relatava que o filme atingiu uma pontuação média de 86 pontos em 100, baseado em 23 opiniões — indicando "aclamação universal". Isso fez com estivesse entre os dez mais bem avaliados do ano, de acordo com o site. Além disso, apareceu em várias listas de críticos estadunidenses dos melhores filmes do ano de 2007; era o terceiro na lista de David Ansen da Newsweek, sétimo na lista de Marc Mohan do The Oregonian e nono na de Kevin Crust do The Los Angeles Times. No Reino Unido, o diretor Gillies Mackinnon classificou o filme como o melhor do ano e David M. Thompson, crítico e cineasta, como o terceiro melhor. Apareceu em décimo quarto e décimo quinto nas listas do The Guardian e da Empire dos melhores filmes de 2007, respectivamente.

This Is England recebeu o Prêmio Alexander Korda de Melhor Filme Britânico na cerimônia de entrega dos 61os Prêmios BAFTA. Também recebeu os prêmios de Melhor Filme e Melhor Ator Revelação (Thomas Turgoose) nos 9os British Independent Film Awards.

Adaptação televisiva[editar | editar código-fonte]

Em 29 de agosto de 2009, o Channel 4 anunciou que iria financiar um programa dramático de televisão de quatro episódios intitulado "We Were Faces", a ser escrito por Meadows e Jack Thorne. Especula-se que irá narrar a história de vários dos personagens de "This Is England" três anos depois dos eventos do filme, tendo como pano de fundo a Copa do Mundo de 1986 no México, quando Chris de Burgh estava no topo da "UK Singles Chart" e havia cerca de 3,4 milhões de desempregados na Grã-Bretanha. Meadows espera que as filmagens comecem em algum momento de 2010.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]