Tmuis

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Thmuis)
Ir para: navegação, pesquisa

Tmuis (em grego: Θμουίς; em árabe: Tell El-Timai) é uma cidade no Baixo Egito, no canal oriental do Nilo, entre os seus ramos tanitico e mendesiano[1] .

História[editar | editar código-fonte]

Durante o período greco-romano, Tmuis superou Djedet como capital do 16º nomo do Baixo Egito, chamado Kha[2] . As duas cidades estava a apenas algumas centenas de metros de distância. Tmuis era uma sé episcopal na antiga província romana de Augustâmica Prima, sufragânea de Pelúsio.

Durante o século IV, foi uma importante cidade romana, digna de sua própria administração e isenta da jurisdição do Prefeito de Alexandria. Ela ainda existia quando os árabes invadiram o Norte da África em 641 e foi daí em diante chamada de Al-Mourad ou Al-Mouradeh. É provável que ela tenha desaparecido somente após a conquista turca.

Le Quien (Oriens christianus, II, 537) dá o nome de nove bispos de Tmuis, sendo os últimos três monofisitas da Idade Média. Os demais são:

Referências

  1. Wikisource-logo.svg "Thmuis" na edição de 1913 da Catholic Encyclopedia (em inglês)., uma publicação agora em domínio público.
  2. Heródoto, (II, 166).

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Bibliografia[editar | editar código-fonte]