Thom Bell

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Thom Bell
Informação geral
Nascimento 26 de janeiro de 1943
País  Jamaica
Gênero(s) R&B
Ocupação(ões) Arranjador e produtor musical

Thom Bell (26 de janeiro de 1943) é um famoso arranjador e produtor musical americano. Nascido na Jamaica em 1941, ele mudou-se ainda criança para a Filadélfia (Estados Unidos), onde transformou-se no principal arquiteto da Philadelphia soul, subgênero da soul music norte-americana nos anos setenta e uma das vertentes mais populares e influentes daquela época.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Bell estudou piano clássico quando jovem e entrou no grupo hamônico The Romeos, em 1959. Aos 19 anos, trabalhava como compositor e arranjador filho favorito da Filadélfia, Chubby Checker. Logo depois, Bell assinou com a Cameo Records, onde se tornou pianista de estúdio. Seu primeiro trabalho foi como o grupo de soul Delfonics. Quando seu gerente Stan Watson fundou a gravadora Philly Groove, em 1968, Bell tornou-se productor, guiando clássicos dos Delfonics como "La La Means I Love You" (1968) e "Didn't I Blow Your Mind This Time" (1970). O trabalho de Bell com os Delfonics tornou-se imediatamente reconhecido, por sua delicadeza e doçura de suas composiçõese arranjos.

Em 1971, ele fundou seu próprio selo musical, a Philadelphia International Records (PRI), onde o estilo Philly Soul rapidamente tomou forma. No ano seguinte, Bell dexixou de produzir para os Delfonics e assumiu os Stylistics. Ele formou com Linda Creed uma das duplas de compositores mais importantes da história da música norte-americana, marcada por letras e arranjos imortalizados pelo falsettos do vocalista Russell Thompkins Jr, como "Stop, Look and Listen", "You Are Everything", "Betcha by Golly Wow!" "Break Up To Make Up" e "You Make Me Feel Brand New".

Bell ainda produziu para artistas como Johnny Mathis e os grupos The Spinners e The O'Jays. Mas nas décadas seguintes, o compositor e arranjador desapareceria de cena, produzindo poucos trabalhos.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]