Thomas & Friends

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Thomas o trem azul)
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde julho de 2014). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Thomas & Friends
Thomas the Tank Engine and Friends
Tomás e os Amigos (PT)
Thomas e Seus Amigos (BR)
Informação geral
Formato Série de desenho animado
Gênero Infantil
Duração 5 minutos (Temp. 1 - 7)
7 minutos (Temp. 8 - 12)
9 minutos (Temp. 13-atual)
Criador(es) Rev W. Awdry e
Christopher Awdry (personagens)
Britt Allcroft (adaptador)
País de origem  Reino Unido
Idioma original Inglês
Produção
Diretor(es) David Mitton
Produtor(es) HIT Entertainment
Distribuída por Universal Studios
Narrador(es) Mark Moraghan, Michael Angelis,

Ringo Starr, George Carlin, Alec Baldwin, Pierce Brosnan (No Brasil Tatá Guarnieri e Dário de Castro)

Tema de abertura Engine Roll Call - Instrumental
Tema de
encerramento
Engine Roll Call - Instrumental
Exibição
Emissora de
televisão original
Reino Unido ITV
Brasil Discovery Kids, TV Cultura
Portugal JimJam
Formato de exibição 4:3 576i (SDTV) (filmado) (1984-1998)

16:9 576i (SDTV) (filmado) (2002-2006) 16:9 1080i (HDTV) (filmado) (2007) 16:9 1080p (HDTV) (CGI) (2008-presente)

Formato de áudio Stereo (1984–1997)

Dolby Surround (1998–2002) Dolby Digital 5.1 (2003–presente)

Transmissão original 9 de Outubro de 1984 - 31 de Dezembro de 2003 (Série Clássica)

1º de Agosto de 2004 - 12 de Setembro de 2007 (Nova Série) 1º de Setembro de 2008 - presente (Série CGI)

N.º de temporadas 18
N.º de episódios 453 + 9 filmes + 1 Especial
Cronologia
Programas relacionados Chuggington

Jay Jay, the Jet Plane

Thomas the Tank Engine and Friends (no Brasil: Thomas e Seus Amigos e em Portugal: Tomás e os Amigos) é uma série de televisão infantil baseada na série de livros The Railway Series, criada pelo pastor anglicano Wilbert Awdry. O programa teve sua primeira transmissão em 1984, no Reino Unido. Esse desenho animado narra histórias de uma ferrovia situada na fictícia ilha de Sodor, onde convivem vários meios de transportes falantes, como locomotivas, vagões, ônibus e um helicóptero. Suas primeiras temporadas eram filmadas usando bonecos que se moviam mecanicamente, mas nas atuais são feitos em animação computadorizada.

No Brasil, o programa começou a ser exibido pela Rede Manchete durante a década de 90, e atualmente, é exibido pela Discovery Kids que tem acervo de todas as temporadas. Além disso ele também já foi apresentado pela TV Brasil (apenas as temporadas filmadas), SBT através do bloco Carrossel Animado (apenas as temporadas animadas e semi-animadas(utilizava os bonecos mecânicos porem usa montagens computadorizadas para rostos e pessoas) ) e na TV Cultura no programa Quintal da Cultura, substituindo o desenho animado Bubble Guppies. Em Portugal, é exibida pelo Canal Panda e pelo JimJam.

A História de Thomas & Friends[editar | editar código-fonte]

A história começa em 1917, na silenciosa vila de Box, em Wiltshire, Inglaterra. Um menino está acordado em sua cama, ouvindo as locomotivas a vapor passarem na Great Western Railway ali perto. Para o menino deitado em sua cama, ouvindo as locomotivas, parece que elas estão conversando entre si. O menino é Wilbert Awdry - que mais tarde se tornará o Reverendo W. Awdry, o criador de "The Railway Series" e da mais famosa locomotiva a vapor do mundo: Thomas.

Muitos anos depois, em 1940, já casado, Wilbert acabou passando sua paixão por ferrovias para seu filho, Christopher Awdry. Em 1943, quando Christopher estava de cama com sarampo, Wilbert distraiu seu filho improvisando histórias sobre as locomotivas a vapor da sua infância. Então, deu-se início às aventuras de Edward e mais duas locomotivas, Gordon e Henry. Estas histórias originais foram contadas inúmeras vezes até que, pressionado por Christopher para que tivessem mais detalhes, o Reverendo W. Awdry finalmente escreveu as histórias no papel.

Foi somente por causa da persistência de sua esposa, Margaret, que o Reverendo Wilbert Awdry ofereceu seus rascunhos para um editor, e seu primeiro livro "The Three Railway Engines" (As Três Locomotivas da Ferrovia) foi publicado por Edmund Ward em 1945. No Natal daquele ano, o Reverendo Awdry fez para seu filho Christopher um trem de madeira, que mais tarde foi batizado de "Thomas". E assim, Thomas, a Locomotiva, nasceu. Por insistência de Christopher, seu pai começou a inventar histórias sobre Thomas também. "Thomas the Tank Engine" (Thomas, a Locomotiva a Vapor) foi publicado no ano seguinte e seguiu em frente. O Reverendo W. Awdry inventou um cenário fictício para as histórias, a Ilha de Sodor, e escreveu um novo livro a cada ano até sua vigésima sexta e última história.

A Todo Vapor Pelas Gerações[editar | editar código-fonte]

Nos anos seguintes, o Reverendo Awdry aproveitou a semi-aposentadoria para responder milhares de cartas de fãs de seus livros. Em 1983, seguindo os passos do pai, Christopher começou a escrever histórias para a alegria de seu filho Richard. "Really Useful Engines" (Locomotivas Muito Úteis) foi o primeiro dos 14 livros de Christopher Awdry que entreteu uma segunda geração de fãs de Thomas. Naquela época, Britt Allcroft, uma produtora de televisão, estava filmando um documentário sobre ferrovias a vapor preservadas. Ela redescobriu os livros que tanto tinha gostado de ler na infância e foi inspirada para trazê-los para a tela da televisão.

“Thomas a Locomotiva & Amigos” foi ao ar no canal britânico ITV pela primeira vez em outubro de 1984 e a série tornou-se um sucesso instantâneo. Após alguns meses, 8,5 milhões de pessoas assistiam a Thomas na TV. Havia mais pessoas vendo Thomas do que outros canais com programas esportivos. Crianças e adultos estavam adorando a pequena locomotiva a vapor e os belos modelos ferroviários da série. O próximo passo para Thomas foi os EUA em 1989, quando Thomas e Seus Amigos foram transmitidos pela PBS. A canadense YTV também levou Thomas para sua programação, e a locomotiva não viu sinais de parar por lá. Em 1991, Thomas estava no Japão. Em 1997, na Alemanha. E, agora, é transmitido em 130 países por todo o mundo.

No ano 2000, Thomas tornou-se a primeira locomotiva a vapor a ter um filme com o seu nome. “Thomas and the Magic Railroad” (Thomas e a Ferrovia Mágica) foi um longa-metragem que maravilhou o público pelo mundo. Hoje, Thomas está entretendo uma terceira geração de crianças com a nova série de "Thomas e Seus Amigos" da HIT Entertainment. Com um parque temático no Japão, inúmeros jogos e brinquedos, centenas de eventos como os "Passeios com Thomas" na Inglaterra, Canadá, EUA, a Thomas Land no Reino Unido e Japão, e um novo site, pode-se dizer que o pequeno modelo de madeira feito pelo Reverendo Awdry, há 70 anos, percorreu um longo caminho.

Formato[editar | editar código-fonte]

Cada episódio consiste numa história de 4 minutos e meio (temporadas 1 a 7) ou 7 minutos (oitava a décima temporada) ou 9 minutos e meio (décima temporada em diante), narrada por Pierre Borsan.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

A história passa-se na fictícia Ilha de Sodor, onde Thomas, uma locomotiva azul, apronta suas travessuras junto com seus amigos. Em Thomas e seus amigos, os seres humanos são meros coadjuvantes. Seus personagens principais são desde trens, ônibus até helicópteros. Todos eles trabalham na Estação Ferroviária do Sir Topham Hatt. Thomas e seus amigos é um desenho feito para crianças de todas as idades, além de histórias divertidas e mágicas, tem várias músicas e atividades educativas, mensagens positivas e lição de moral para crianças pequenas.

Carta para Christopher[editar | editar código-fonte]

Querido Christopher,

Este é o seu amigo Thomas, a Locomotiva. Ele queria sair de sua estação para ver o mundo. Estas histórias vão contar como ele fez isso. Espero que goste delas porque você me ajudou a fazê-las.

Do seu amado pai.

Reverendo W. Awdry

Personagens[editar | editar código-fonte]

Principais (Equipe das Locomotivas a Vapor)[editar | editar código-fonte]

  • Thomas (o nº 1 na cor Azul) - Thomas é a locomotiva azul número 1. Ele é uma locomotiva pequena e audaciosa que costuma se meter em enrascadas, geralmente por ficar ansioso para fazer as coisas melhores deixadas para locomotivas maiores e mais sensatas. Mas os problemas nunca duram muito no mundo de Thomas, e logo ele está se movendo de novo, fazendo seu papel pelo pátio em seu próprio ramal. Thomas trabalha bastante e tenta se esforçar para ser uma locomotiva muito útil. Thomas é baseado no London Brighton and South Coast Railway 0-6-0 E2 com tanques laterais maiores.
  • Edward (o nº 2 na cor Azul) - Edward é a locomotiva azul número 2. Ele é uma das locomotivas mais antigas e sábias da ferrovia de Sir Topham Hatt. Edward é gentil e um ótimo amigo para todos. Quando as outras locomotivas não se comportam bem, Sir Topham Hatt procura Edward para acalmar todos e restaurar a ordem. Edward não tinha um número na lateral, nas primeiras histórias. Só depois do Livro 6, da série Railway, que Edward ganhou o número 2. Edward é baseado em uma locomotiva 4-4-0.
  • Henry (o nº 3 na cor Verde) - Henry é a locomotiva verde número três. Ele é uma locomotiva comprida e rápida e tem um visual de puro-sangue. Como todo puro-sangue, ele tende a ser um pouco tenso e preocupado. Mas, em qualquer dia, ele é um ótimo competidor para qualquer locomotiva. Antes de ter seu formato alterado, Henry teve que usar um carvão especial para conseguir funcionar direito. Henry é baseado em uma locomotiva Stainer 4-6-0 Classe 5.
  • Gordon (o nº 4 na cor Azul) - Gordon é a locomotiva azul número quatro que puxa o expresso. Como membro sênior da família de locomotivas, ele é o mais rápido e o mais forte da equipe de Sir Topham Hatt - e ele sabe disso. Ele tem bom coração, está sempre disposto a perdoar e usa sua força superior para ajudar locomotivas menores a se livrarem de problemas. Quando a Rainha visitou a Ilha de Sodor, Sir Topham Hatt pediu a Gordon que a levasse pela ilha. Gordon é baseado em uma locomotiva Gresley Liner A3 4-6-2.
  • James (o nº 5 na cor Vermelha) - James é a locomotiva vermelha número cinco. Ele é uma locomotiva de porte médio; suas seis rodas não são tão grandes quanto as de Gordon, mas não tão pequenas quanto as de Thomas. Ele tem uma bela pintura vermelha e cúpula de latão, e acha que é uma Locomotiva Realmente Esplêndida. Às vezes, isso leva a ideias erradas sobre o tipo certo de trabalho para uma locomotiva tão ilustre, deixando James sempre com problemas. James é uma locomotiva mista de tráfego, isto é, ele pode puxar vagões com passageiros e vagões com carga. James é baseado em uma locomotiva tênder superaquecida 2-6-0 Classe 28 Hughes.
  • Percy (o nº 6 na cor Verde) - Percy é a locomotiva verde número seis. Ele é o membro mais jovem da ferrovia de Sir Topham Hatt. Ele está feliz em resfolegar pelos campos e não pensa em se aventurar pelo mundo. Percy é o melhor amigo de Thomas e seu trabalho favorito é entregar correspondências. Ele está sempre feliz em ajudar outras locomotivas que se aproveitam da sua bondade. Percy é uma locomotiva tanque 0-4-0 baseada nas locomotivas da Avonside Engine Company.
  • Toby (o nº 7 na cor Marrom) - Toby é o trem-bonde marrom, número 7. Ele é quadradão, tanto no visual quanto no humor. Toby está sempre feliz ao trabalhar e normalmente é encontrado na linha da Pedreira juntamente com seu vagão, Henrietta. O Controlador Gordo trouxe Toby para sua ferrovia para ajudar no ramal de Thomas. Toby é baseado em um trem-bonde 0-6-0 a vapor.
  • Sir Topham Hatt - Sir Topham Hatt é o diretor da Estrada de Ferro da ilha de Sodor e é responsável por garantir que as locomotivas estejam sempre na hora certa e realmente úteis. Ele administra qual das locomotivas irá fazer o trabalho e onde será feito. Ele tem um jeito firme, mas gentil no trato com as locomotivas e os funcionários, mesmo que muitas das vezes não sai do jeito que ele queria, dizendo que foi "muito útil". Subiu na hierarquia de um engenheiro ferroviário para sua posição atual. Sir Topham Hatt foi agraciado com o título de cavaleiro (Sir) por seus serviços à indústria ferroviária.
  • Emily (na cor Verde) - Emily é uma linda locomotiva verde esmeralda, com pintura brilhante e acessórios brilhantes de latão. Ela pode ser um pouco mandona e achar que sabe tudo, mas está sempre pronta para ajudar um amigo. Ela é a membro mais nova da Equipe das Locomotivas a Vapor. Depois que Emily salvou Oliver e Toad, que estavam presos nos trilhos, Sir Topham Hatt a recompensou com dois vagões novos. Emily é baseada em um Stirling Single GNR.

Secundários[editar | editar código-fonte]

  • Lady Hatt (esposa de Sir Topham Hatt)
  • Conde de Sodor (Sir Robert Norramby - dono de uma grande fazenda, onde há um castelo, da ilha de Sodor e um explorador cavalheiro)
  • McCow (fazendeiro que tem um rebanho de ovelhas)
  • Merrick na cor vermelha (guindaste)
  • Reg na cor amarela (guindaste)
  • Cranky na cor verde (guindaste)
  • Bullstrode nas cores preta e vermelha (barcaça)
  • Tiger Moth nas cores vermelha e amarela (biplano)
  • Molly na cor Amarela
  • Murdoch na cor Laranja
  • Skarloey na cor Vermelha
  • Arthur na cor Vermelha
  • Mavis na cor Preta
  • Annie na cor laranja (vagão de passageiros)
  • Spencer na cor prata
  • Ferdinand na cor azul-esverdeado (madereira)
  • Arry na cor preto e amarelo
  • Rosie na cor rosa
  • Salty na cor vinho
  • Stepney na cor Amarela
  • Freddie na cor Branca
  • Donald na cor Preta
  • Diesel 10 na cor Amarela
  • Clarabel na cor laranja
  • Duck na cor verde
  • Sir Handel na cor Azul
  • Fergus na cor Azul
  • Chinese Dragon na cor Vemelho e Amarelo
  • Lady na cor roxa
  • Ned na cor Vemelho e Amarelo
  • Mighty Mac na cor Azul
  • Rusty na cor Larajna
  • Splatter e Dodge na cor Lilás e Verde respectivamente
  • Rocky na cor vermelha (guindaste)
  • Dennis na cor prata
  • Bert na cor Preto e Amarelo
  • Neville na cor Preta
  • Boco na cor Verde
  • Culdee na cor Roxa
  • Douglas na cor Preta
  • Oliver na cor Verde
  • Rheneas na cor Vermelha
  • Elizabeth na cor Vermelha (Caminhonete)
  • Harvey na cor Vermelha (guindaste)
  • Max & Monty na cor marrom (caminhão)
  • Alfie na cor Verde (escavadeira)
  • Bertie na cor Vermelha (ônibus)
  • Harold na cor branca (helicóptero)
  • Trevor na cor Verde (trator)
  • Terence na cor Laranja (trator)
  • Lorry na cor Marrom (caminhão)
  • George na cor Verde (rolo compressor)
  • Bulgy na cor Vermelha (ônibus de dois andares)
  • Jack na cor Vermelha (Trator)
  • Hiro número 55 na cor preta
  • Kelly na cor azul escuro
  • Jeremy na cor branca (jatinho)
  • os maquinistas
  • vagões encrenqueiros (vagões de carga) em vários tipos de cores diferentes mas na maioria são marrons ou pretos
  • Victor na cor vermelho com listras pretas e amarelas
  • Kevin na cor amarelo (guindaste)
  • Toad na cor preta (carro-freio de Oliver)
  • S.C Rufley na cor marrom (vagão encrenqueiro)
  • Clarabel na cor laranja (vagão de passageiros)
  • Charlie Na Cor Roxa
  • Bash E Dash Na Cor Azul E Amarela
  • Captain Na Cor Amarela E Azul (Barco Salva Vidas)
  • Scruff Scruncher Na Cor Verde Oliva
  • Thumper na cor vermelha (Maquina da pedreira)
  • Gator na cor verde escuro e claro com listra horizontal vermelha
  • Marion na cor laranja com listra horizontal amarela (escavadeira a vapor)
  • Timothy na cor azul escura
  • Luke na cor verde
  • Flynn (caminhão-bombeiro)
  • Henrietta (vagão de Toby)
  • Winston (carro de inspeção do Sir Topham Hatt)
  • Whiff na cor verde (locomotiva coletora de lixo)

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

  • Sir Robert, o Conde, muitas vezes diz: "Eu adoro uma boa surpresa!". Ele é um velho amigo de Sir Topham Hatt e voltou para casa para a ilha depois de muitos anos viajando pelo mundo.
  • Apesar de nunca de ter exibido os filhos de Sir Topham Hatt e Lady Hatt, chegou a aparecer os seus netos durante as férias deles para o litoral.
  • Gordon algumas vezes diz: "Oh, que indignação!", quando está passando por alguma situação difícil.
  • Sir Topham Hatt tem um chapéu preto e é careca. Muitas vezes o seu chapéu cai ou voa.
  • Ferdinand, a locomotiva madereira, muitas vezes diz: "Está certo!". Ele não tem um dente do meio.
  • Nas primeiras temporadas, algumas histórias tem seus personagens de brinquedos, não feitos em animação, exibindo as expressões de sentimentos e emoções, mas não falam.

Imagens das Locomotivas a Vapor[editar | editar código-fonte]

Dublagem[editar | editar código-fonte]

Produções[editar | editar código-fonte]

Temporadas[editar | editar código-fonte]

  • Primeira Temporada (4 de setembro de 1984 - 25 de dezembro de 1984)
  • Segunda Temporada (2 de setembro de 1986 - 23 de dezembro de 1986)
  • Terceira Temporada (12 de stembro de 1991 - 25 de novembro de 1991)
  • Quarta Temporada (10 de setembro de 1994 - 30 de maio de 1995)
  • Quinta Temporada (1 de setembro de 1998 - 6 de outubro de 1998)
  • Sexta Temporada (3 de agosto de 2002 - 13 de outubro de 2002)
  • Sétima Temporada (4 de outubro de 2003 - 31 de dezembro de 2003)
  • Oitava Temporada (1 de agosto de 2004 - 24 de outubro de 2004)
  • Nona Temporada (4 de setembro de 2005 - 25 de novembro de 2005)
  • Décima Temporada (2 de outubro de 2006 - 15 de outubro de 2006)
  • Décima Primeira Temporada (3 de setembro de 2007 - 12 de setembro de 2007)
  • Décima Segunda Temporada (1 de setembro de 2008 - 26 de setembro de 2008)
  • Décima Terceira Temporada (25 de janeiro de 2010 - 19 de fevereiro de 2010)
  • Décima Quarta Temporada (11 de outubro de 2010 - 8 de novembro de 2010)
  • Décima Quinta Temporada (1 de março de 2011 - 28 de março de 2011)
  • Décima Sexta Temporada (20 de fevereiro de 2012 - 25 de dezembro de 2012)
  • Décima Sétima Temporada (3 de junho de 2013 - 11 de novembro de 2013)
  • Décima Oitava Temporada (2014)
  • Décima Nona Temporada (2015)
  • Vigésima Temporada (2016)

Filmes[editar | editar código-fonte]

  • Thomas and the U.K. Trip (1993)
  • Thomas e a Ferrovia Mágica (2000)
  • Chamando Todos As Locomotivas! (2005)
  • A Grande Descoberta (2008)
  • Herói dos Trilhos (2009)
  • Resgate na Ilha Misteriosa (2010)
  • Dia do Diesel (2011)
  • O Mistério da Montanha Azul (2012)
  • O Rei da Ferrovia (2013)
  • Aventura de Coragem (2014)
  • The Adventure Begins (2015)
  • Sodor's Legend of the Lost Treasure (2015)
  • The WWII Movie (TBA)

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este sobre televisão é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.