Those Were the Days

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
"Those Were the Days"
Single de Mary Hopkin
do álbum Post Card
Lançamento 30 de agosto de 1968
Duração 5:05
Gravadora(s) Apple
Composição Gene Raskin
Produção Paul McCartney
Cronologia de singles de Mary Hopkin
Último
Último
"Goodbye"
(1969)
Próximo
Próximo

"Those Were the Days" foi a primeira música lançada por Mary Hopkin, em 30 de agosto de 1968.[1] A composição é creditada a Gene Raskin, que fez uma versão em inglês para a canção russa Дорогой длинною ("Dorogoi dlinnoyu"), escrita por Boris Fomin (1900-1948) com texto do poeta Konstantin Podrevskii. A música trata da remanescência sobre a juventude e o idealismo romântico.

História[editar | editar código-fonte]

Embora a canção tenha sido popularizada no início da década de 1960 pelo grupo The Limelighters, Mary Hopkin foi quem escreveu a mais conhecida gravação, que foi produzida por Paul McCartney e se tornou o primeiro hit dos singles no Reino Unido e segundo nos Estados Unidos. A música foi traduzida para o castelhano (com o título "Que tiempo tan feliz"), para o francês (com o título "Le temps des fleurs"), para o italiano (com o título "Quelli erano giorni"), para o alemão (com o título "Am jenem Tag") e para o português (com o título "Aqueles tempos", na voz da cantora da Jovem Guarda Joelma).

A versão de Mary Hopkin foi lançada no programa de televisão Opportunity Knocks, da BBC. A cantora Sandie Shaw também gravou a música, mas não teve o mesmo sucesso que a versão de Mary Hopkin.

Durante a década de 1970, quando o contrato de Mary Hopkin terminou com a Apple Inc., esta peça, junto com o single Goodbye, foram regravados pelo produtor Tony Visconti. Somente esta versão regravada pode ser encontrada em discos compilados, porque a Apple nunca permitiu o uso de suas gravações originais.

Em 2005, Dolly Parton lançou um cover desta música, que se tornou o título de seu álbum com essa música.

Mais de um século e cerca de 70 versões depois do lançamento da canção russa, o popstar russo Vitas regravou em 2010 a canção Dorogoi Dlinnoyu (Those Were the Days), assim sendo sua versão definitiva e em nova roupagem. ("Dorogoi Dlinnoyu" significa literalmente "pela longa estrada".) A canção é produzida por Sergey Pudovkin e foi regravada especialmente também para a turnê de Vitas Noite Agitada e também para seu CD Obras-primas de três séculos (Шедевры трёх веков; 2010).


Curiosidades[editar | editar código-fonte]

Broom icon.svg
Seções de curiosidades são desencorajadas pelas políticas da Wikipédia.
Ajude a melhorar este artigo, integrando ao corpo do texto os itens relevantes e removendo os supérfluos ou impróprios.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

Precedido por
"Hey Jude" de The Beatles
Número um na UK Singles Chart
28 de setembro de 19689 de novembro de 1968
Sucedido por
"With a Little Help from My Friends" de Joe Cocker