Three Ages

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Three Ages
As Três Idades (PT)
A antiga e a moderna (BR)
 Estados Unidos
1923 • p&b • 63 min 
Direção Buster Keaton
Produção Joseph M. Schenck
Buster Keaton
Roteiro Buster Keaton
Clyde Bruckman (não creditado)
Jean C. Havez (não creditado)
Joseph A. Mitchell (não creditado)
Elenco Buster Keaton
Margaret Leahy
Wallace Beery
Género Comédia
Idioma inglês (legendas)
Distribuição Metro Pictures
Lançamento Estados Unidos 24 de setembro de 1923
Página no IMDb (em inglês)

Three Ages (br.: A antiga e a moderna / pt.:As Três Idades) é um filme de comédia mudo estadunidense de 1923. Foi a primeira vez que Buster Keaton escreveu, dirigiu, produziu e protagonizou um filme. O roteiro é estruturado em três partes, o que é visto como uma sátira ao filme de 1916 de D. W. Griffith chamado Intolerance. Essa estrutura, contudo, pode ser tomada como uma medida de segurança pois o comediante era muito bem-sucedido em curta-metragens mas ainda precisava provar seu protagonismo em películas de maior duração. Cada uma das três partes era uma Era (Age): Pré-História, Império Romano e Era Moderna Americana (que na época do filme era o período da Lei Seca). De três comediantes de cinema mais bem-sucedidos à época, Keaton foi o último a mudar para os filmes de longa-metragens (além dele faziam sucesso Charles Chaplin e Harold Lloyd).

O filme tinha sido dado como perdido até ser redescoberto em 1954, numa cópia bastante deteriorada e que sofreu restauração. Em lançamento para DVD de 2005, foi adicionada trilha sonora de techno de autoria de Jeff Mills.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Gtk-paste.svg Aviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo.

Tendo como tese a de que o amor entre homem e mulher não mudou muito através da História, são mostrados os relacionamentos entre casais de jovens em três períodos diferentes: Pré-História (similar a ambientação vista em Os Flinstones: quando uma mulher escreve o testamento do rapaz, ela usa um formão e um martelo numa pedra, por exemplo), Império Romano e Era Moderna. Em todas as épocas, o relacionamento dos jovens sofre a interferência de um rival amoroso do rapaz e da resistência dos pais da moça, que repetidamente demonstram sua preferência pelos mais fortes, influentes ou ricos.

A narrativa repete alguns eventos durante as Eras, como a da disputa entre os rivais: na Pré-História há uma luta de clavas, no Período Romano, uma corrida de bigas; e na Atualidade, uma partida de futebol americano. O rapaz usa de astúcia para vencer as disputas mas sofre trapaças do rival: na primeira vez é arrastado preso a um mamute; na segunda fica prisioneiro na cova de um leão; e na terceira é acusado de consumir álcool pela polícia.

O rapaz fracassa ao tentar provocar ciúme à moça nos três segmentos: no primeiro é jogado pelo penhasco pela mulher que cortejava, no segundo é nocauteado e no terceiro apanha do marido contrariado.

Também nos três segmentos o rapaz impede o casamento da pretendente com o rival no último momento.

Gags Impossíveis[editar | editar código-fonte]

Keaton ficou conhecido pelas suas gags na qual aparecia fazendo ou sofrendo coisas "impossiveis". Alguns exemplos mostrados nesse filme:

  • Na Pré-História, Keaton sobe na cabeça de um dinossauro para olhar ao redor. A cena é uma homenagem a Winsor McCay e sua animação Gertie, o Dinossauro. Tanto o ator como o animal foram animados através do processo stop motion.
  • Na atualidade, Keaton dirige um frágil carro que se desmonta todo na rua.
  • Com neve no Coliseu, Keaton troca os cavalos de sua biga por cães huskies A fim de aumentar a velocidade, ele coloca um gato amarrado numa vara, na frente dos cães.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]