Thriller (canção)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Este artigo ou se(c)ção cita uma ou mais fontes fiáveis e independentes, mas ela(s) não cobre(m) todo o texto (desde abril de 2012).
Por favor, melhore este artigo providenciando mais fontes fiáveis e independentes e inserindo-as em notas de rodapé ou no corpo do texto, conforme o livro de estilo.
Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.
"Thriller"
Single de Michael Jackson
do álbum Thriller
Lado B Reino Unido "Things I Do for You" (ao vivo)
"Can't Get Outta the Rain"
Lançamento 23 de janeiro de 1984
Formato(s) 7"
12"
CD single
Download Digital
Gravação 1982
Gênero(s) Funk, disco[1]
Duração 5:57
Gravadora(s) Epic Records
Composição Rod Temperton
Letrista(s) Rod Temperton
Produção Quincy Jones
Certificação(ões) Estados UnidosFrançaAustrália Platina
Reino Unido Prata
Informações sobre o vídeo musical
Gravação 1983
Lançamento 2 de dezembro de 1983
Director(es) John Landis
George Folsey Jr. (produtor)
Duração 13:33
Orçamento US$ 500.000
Cronologia de singles de Michael Jackson
Último
Último
"P.Y.T. (Pretty Young Thing)"
(1983)
"Farewell My Summer Love"
(1984)
Próximo
Próximo
Cronologia de Michael Jackson
Faixas de Thriller e Thriller 25
Último
Último
"The Girl Is Mine"
(3)
"Beat It"
(5)
Próximo
Próximo
Cronologia de álbuns de maiores sucessos de Michael Jackson
Faixas de HIStory: Past, Present and Future, Book I
Último
Último
"Man in the Mirror"
(8)
"Beat It"
(10)
Próximo
Próximo
Cronologia de caixas especiais de Michael Jackson
Faixas de The Ultimate Collection
Último
Último
"The Girl Is Mine"
(3)
"Beat It"
(5)
Próximo
Próximo
Cronologia de álbuns de maiores sucessos de Michael Jackson
Faixas de The Essential Michael Jackson Versão Internacional
Último
Último
"I Just Can't Stop Loving You"
(20)
Próximo
Próximo
Cronologia de álbuns de maiores sucessos de Michael Jackson
Faixas de The Essential Michael Jackson Versão dos EUA
Último
Último
"P.Y.T. (Pretty Young Thing)"
(20)
Próximo
Próximo
Cronologia de álbuns de maiores sucessos de Michael Jackson
Faixas de Visionary: The Video Singles
Último
Último
"Don't Stop 'til You Get Enough"
(2)
Próximo
Próximo
Cronologia de trilhas sonoras de Michael Jackson
Faixas de This Is It
Último
Último
"I Just Can't Stop Loving You
(8)
"Beat It"
(10)
Próximo
Próximo

"Thriller" foi uma canção lançada em 1984 pelo cantor e compositor americano Michael Jackson, o último single do álbum de mesmo nome. O single chegou ao quarto lugar nos Estados Unidos e ao décimo lugar no Reino Unido. O videoclipe é constantemente eleito por inúmeras revistas especializadas em música como o melhor videoclipe de todos os tempos.

Thriller[editar | editar código-fonte]

Depois de todo o sucesso do álbum Thriller, que Michael havia lançado em 1982, estava na hora de escolher o que seria o último single. A essa altura o álbum já era o mais vendido no mundo todo, e Michael o músico mais bem pago do planeta. Foi nessa época que ele fechou o acordo de patrocínio com a Pepsi. Todavia, Michael não poderia escolher outra canção que não a faixa-título para lançá-la como single, visto que das que ele ainda não havia lançado (Baby Be Mine e The Lady In My Life) Thriller era a mais adequada.

Escrita por Rod Temperton e produzida por Quincy Jones, "Thriller" inicialmente iria se chamar "Starlight". Em virtude da mudança da letra e consequentemente do título, Quincy Jones convidou o ator Vincent Price, famoso por suas participações em filmes de terror, para participar da canção. Dessa forma, Vicent gravou um rap fantasmagórico para a música, que depois de editado foi incluído na mixagem final. O rap na íntegra acabou sendo adicionado no relançamento de "Thriller", em 2001.

Videoclipe[editar | editar código-fonte]

Influenciado pelo sucesso dos vídeos de "Billie Jean" e "Beat It", Michael resolveu convidar o cineasta John Landis para dirigir o clipe. O videoclipe se inicia com um prólogo no qual está uma frase atribuída a Michael Jackson: "Due to my strong personal convictions, I wish to stress that this film in no way endorses a belief in the occult.'" (em português: "'Em função de minhas fortes convicções pessoais, quero enfatizar que este filme de forma alguma endossa uma crença no oculto'").

O enredo começa com Jackson e sua namorada (Ola Ray) passeando até que a gasolina do carro acaba. Os dois vão caminhar por uma mata até que Jackson a pede em noivado. Ela aceita e ele então resolve contar a ela um segredo. Entretanto, antes que Jackson consiga falar, uma lua cheia aparece no céu e ele se transforma em um terrível lobisomem. Depois de uma perseguição pela floresta, a cena se abre e percebe-se que a história na verdade era um filme chamado Thriller e estrelado por Vincent Price. Assustada, a namorada de Jackson sai do cinema e ele a segue. Na rua, Michael canta boa parte da canção. Os dois passam em frente a um cemitério e zumbis começam a sair de suas covas. Eles seguem o casal, que se vê cercado por eles. De repente, Michael também se transforma em zumbi. Começa aí uma sequência de danças complexas que dura boa parte do vídeo. Logo depois Michael se une aos zumbis e continua a perseguir sua namorada. Cercada por eles, ela acorda e percebe que tudo foi um sonho. Michael então vai levá-la para o quarto, mas quando ele vira o rosto para trás vê-se que os olhos deles ficaram amarelos, assim como os do lobisomem no começo do filme.

O vídeo de "Thriller" é uma das marcas registradas de Michael Jackson, e sua coreografia ficou tão famosa quanto o moonwalk ou a solitária luvinha branca. Thriller é mais um vídeo do que uma canção. Seu vídeo se mantém atual e interessante até os dias de hoje. Prova disso são as constantes referências feitas a ele pelo cinema, pela televisão e até em outras canções e videoclipes. Filmes como "O Retorno dos Mortos Vivos, Parte II" ou "De Repente 30" mostram de forma clara sua referência ao vídeo. Algumas séries de TV como "South Park" ou "The Simpsons" também tiveram Thriller com o referência em alguns de seus episódios. No Brasil, a música virou trilha sonora dos comerciais da Sky em 2013. No mesmo ano, as Chiquititas dançaram a música (num instrumental similar) na telenovela homônima exibida do SBT. Na área musical, os exemplos mais notáveis são os DJs Bob Sinclair e Fatboy Slim e a banda Fall Out Boy e Alien Ant Farm. E na área do videoclipe Thriler serviu de inspiração para a banda Gorillaz, os cantores Chris Brown e Miley Cyrus. O desenho Jelly Jamm também homenageou o vídeo. Em 2014, a série Patrulha Salvadora homenageou o vídeo, com a música "Muleke Doido", cantada por Jean Paulo Campos, o Cirilo.

Repercussão[editar | editar código-fonte]

"Thriller" rapidamente fez sucesso em todo o planeta; era exibido a cada 40 minutos na MTV americana. O sucesso do clipe é tanto que permanece até hoje. Em 2007 1.500 presos da província de Cebu chamaram a atenção do mundo quando resolveram coreografar Thriller. A coreografia foi filmada e colocada no YouTube, recebendo mais de 14 milhões de dowloads em menos de um mês. Recentemente uma companhia de teatro européia colocou em cartaz o musical Thriller Live que conta toda a história de Michael, desde a época dos Jackson Five até o álbum Invincible.

Há também uma versão indiana da música, em telugu, chamada "Golimar", feita pelo cantor Chiru.

Paradas musicais[editar | editar código-fonte]

1983/1984 Melhor
posição
 Austrália ARIA Charts 1(5x)
 Alemanha 1
 França Singles Chart 1
 Espanha Singles Chart 1
 Suécia Singles Chart 1 (2x)
 Reino Unido 1 (3)
 Estados Unidos Billboard Hot 100 1 (21x)
 Estados Unidos Billboard Hot Black Singles 1 (14x)
2009 Melhor
posição
 Austrália ARIA Charts 1 (5x)
 Alemanha 32
 Finlândia Singles Chart[2] 1
 Israel 1 (14x)
 Itália 4[3]
 Nova Zelândia Singles Chart 1 (21x)
 Reino Unido Top 10 1 (2x)
 Estados Unidos Billboard Hot Digital Songs[4] 2

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências