thttpd

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa


thttpd
Desenvolvedor Jef Poskanzer
Versão estável 2.25b (28-dez-2003)
Sistema operacional POSIX
Gênero(s) Servidor Web
Licença variante da Licença BSD
Página oficial www.acme.com/software/thttpd/

thttpd (tiny/turbo/throttling HTTP server) é um servidor web de código aberto do ACME Laboratories, projetado para ser simples, pequeno, portável, seguro, consume poucos recursos para sua execução. Baseado em uma única thread de execução, é compatível com a maior parte dos sistemas operacionais similares ao Unix, incluindo FreeBSD, SunOS 4, Solaris 2, BSD/os, Linux e OSF. Ainda que possa ser empregado como um substituto singelo de servidores enriquecidos de múltiplas funcionalidades, ele é especialmente adequado a servir grande volume de requisições de dados estáticos, por exemplo um servidor de imagens. O "t" inicial significa tanto tiny, turbo, ou throtling.


thttpd tem a funcionalidade de bandwidth throttling, a qual não está presente em outros servidores web de open source, como o Apache (embora throttling esteja disponível como um módulo add-on para Apache). Esta característica permite ao administrador do servidor limitar a taxa máxima de bits na qual certos tipos de arquivos poderão ser transferidos. Por exemplo, o administrador poderá restringir a tranferência de images JPEG ao máximo de 20 kilobytes por segundo. Isto evita que a conexão torne-se saturada de modo que o servidor permanecerá respondendo sob grande carga, em troca da redução da velocidade de transferência de cada arquivo individual.


O servidor é compatível com o protocolo HTTP versão 1.11 , IPv6, geração de logs no formato CERN's common log (com uso de um utilitário que acompanha o pacote), autenticação básica HTTP Digest, SSI, CGI 1.1 e suporte a servidores virtuais.

Segurança[editar | editar código-fonte]

A simplicidade de seu projeto é um fator preponderante para ser um software mais seguro e robusto. Entretanto, não implementa o protocolo HTTPS. Para acrescentar esta funcionmalidade, é necessário lançar mão de outro software como stunnel.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. Especificado pelo documento RFC2616 (TXT, 412 KB)

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Software é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.