Tuatha de Danann

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Thuata de danann (banda))
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde outubro de 2009).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Tuatha de Danann
Informação geral
Origem Varginha, Minas Gerais Minas Gerais
País  Brasil
Gênero(s) Folk metal, celtic metal
Período em atividade 1995 - 2011
2013-presente
Gravadora(s) Paradoxx Music
Louder Music

Tuatha de Danann é uma banda brasileira de folk metal, fundada em 1995 pelo multi-instrumentista Bruno Maia e o guitarrista Rodrigo Berne. É uma das pioneiras do gênero no Brasil. Durante anos o grupo encontrou-se em hiato, e seus fundadores continuam trabalhando em projetos paralelos, Bruno Maia (Braia e Kernunna) e Rodrigo Berne (Tray of Gift). O embrião do Tuatha de Danann foi na verdade uma banda de Thrash/Death Metal chamada "Dark Subconscious", que já contava também com Giovani Gomes e Wilson Melkor, juntamente com o guitarrista, Marcos (Crom). O Dark Subconscious chamava a atenção pela faixa etária dos integrantes, entre 12 e 16 anos e também pelo fato de trazer em seu repertório composições próprias com um grau de complexidade um tanto elevado para a pouca experiência dos músicos na época.

O Tuatha de Danann foi formado em 1995. A formação contava também com: Rogério Vilela (Baixo), Felipe Batiston (teclados) e Wilson Melkor (bateria). Em 1996, lançou sob este nome a fita demo The Last Pendragon. Na época sua sonoridade era mais voltada para o doom metal, embora já se avistasse as influências célticas, e logo se destacou dentre as demais bandas do cenário nacional, rendendo críticas positivas na mídia especializada. Após este período a banda mudou seu nome para Tuatha de Danann, que melhor representa a temática proposta. O nome vem da mitologia céltica e significa "o povo da deusa Danu", seres encantados que teriam habitado a Irlanda e dominavam a arte, a ciência, a poesia e a magia.

Nessa época Bruno Maia já acumulava as funções de guitarrista/vocalista, mas em seguida entra para a banda o vocalista Marcos Ulisses (ex-Tomorrow Slave,Shadows Time e atual Silent Hall) e com essa formação registram a excelente 2ª demo tape "Faeryage" em 1998 que consolidou o direcionamento da banda para som celta/medieval com grande evolução nas composições e execução. Seguido ao lançamento desta demo a banda faz a abertura do show para o Blind Guardian em SP, juntamente com o Symbols.

Após mudanças na formação com as saídas de Rogério Vilela (baixo), Marcos Ulisses (Vocal) e a entrada de Giovani Gomes (Baixo), Bruno assume novamente os vocais e gravam o CD demo Tuatha de Danann, com oito faixas (sendo quatro delas bônus da demo Faeryage). Mais mudanças na formação: saem Felipe Batiston (teclado) e Wilson Melkor (Bateria) e entram Leonardo (teclado)e Rodrigo Abreu (Bateria). Com o sucesso crescente, vieram os álbuns Tingaralatingadun (2001), The Delirium has Just Began (2002) e Trova di Danú (2004), o trabalho mais recente do grupo. Em 2005, durante a primeira turnê internacional da banda, fizeram uma apresentação no mundialmente famoso festival Wacken Open Air, realizado na Alemanha, que culminou com o relançamento do álbum Trova di Danú na Europa.

Em 2008, com participação especial de vários músicos, a banda realizou uma apresentação acústica para gravação de um DVD. Lançado no final de 2009, o DVD Tuatha de Danann Acoustic Live conta com versões de músicas inclusive do primeiro CD demo.

No final de 2010 Bruno saiu da banda para dedicar-se a ao Braia (no qual ele lançou um disco e um DVD ao vivo) e ao Kernunna sua nova banda. Nesse período o guitarrista Rodrigo Berne formou uma nova banda de Celtic Folk Metal, chamada Tray of Gift que, no final de 2012 lançou seu primeiro de cd, intitulado "The Tray of Gift" ,pela gravadora mineira Cogumelo Records e se encontra em fase de composição para mais um CD (o segundo da banda), previsto para ser lançado no primeiro semestre de 2014. [[1]].

Após apresentações esporádicas em Varginha em um hiato de três anos, a banda varginhense Tuatha de Danann se prepara para voltar definitivamente à ativa, com shows pelo Brasil e, possivelmente, um novo álbum. O grupo se apresentou na última edição do Roça 'n' Roll ao lado de Martin Walkyier, e, segundo seu guitarrista, Rodrigo Berne, já existem vários convites para apresentações:

"Foi ótimo fazer novamente um show com o Martin [Walkyier] e com o Tuatha. Obrigado pela atenção de todos que estiveram lá ontem. Logo o Tuatha estará tocando em outras cidades, pois a demanda está grande e ainda estamos negociando novas apresentações. E se tudo der certo, um novo CD. Estamos fazendo as coisas com calma; queremos fazer um grande material novo, que, se possível, supere o CD Trova di Danú, veremos... Vontade nossa é que não falta, só não queremos entrar em frias e situações problemáticas que desgastam qualquer banda. Estamos ai..."

Em Fevereiro de 2014, o guitarrista Rodrigo Berne, anuncia em nota oficial em seu perfil no Facebook a sua saída da banda. Não foram explicados detalhes, mas inicialmente a banda continua suas atividades com outro guitarrista.

Fonte: Tuatha de Danann: Rodrigo Berne comenta volta da banda http://whiplash.net/materias/news_826/182334-tuathadedanann.html#ixzz2Y6ACtbsr

Integrantes[editar | editar código-fonte]

Ex-integrantes[editar | editar código-fonte]

  • Rogério Vilela - Baixo
  • Raphael M. Motta - flauta
  • Roger Vaz - violino

Discografia[editar | editar código-fonte]

Demos[editar | editar código-fonte]

Álbuns[editar | editar código-fonte]

Videografia[editar | editar código-fonte]

Vídeos musicais[editar | editar código-fonte]

  • "The Dance of the Little Ones"
  • "Land of Youth (Tir Nan Og)"

DVD[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]