Anexo:Lista de personagens da série Street Fighter

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Thunder Hawk)
Ir para: navegação, pesquisa

Esta é uma lista de personagens da série de jogos eletrônicos Street Fighter. Ela contém vários personagens, alguns deles que têm origem de outras séries e outros que já participaram de outros jogos da série. Somente os personagens Ryu e Ken participaram de todos os jogos de Street Fighter lançado. Durante a versão em inglês de Street Fighter II, os nomes de três personagens foram modificados: no Japão, o boxeador americano conhecido no ocidente como Balrog é nomeado M. Bison; o guerreiro de garras espanhol Vega é chamado de Balrog; e o misterioso líder militar M. Bison é chamado de Vega.[1] Outras renomeações em outros jogos mais recentes incluem a troca de Gouki para Akuma e Nash para Charlie.[2]

O artigo usará os nomes na versão norte-americana.

Índice

Introduzidos em Street Fighter[editar | editar código-fonte]

Ryu[editar | editar código-fonte]

Ken[editar | editar código-fonte]

Retsu[editar | editar código-fonte]

Retsu (?) é um ex-instrutor de Shorinji kempo que foi expulso de seu templo por se envolver em lutas demais. É o primeiro oponente do Japão em Street Fighter.[3]

Geki[editar | editar código-fonte]

Geki (?) é um ninja japonês que luta com uma garra e estrelas shuriken e possui a habilidade de teletransporte. É o segundo oponente japonês em Street Fighter.[4]

Geki é um ninja que trabalha como assassino de aluguel. Sempre carrega suas tarefas com sua garra mortal, e usa suas especiais habilidades ninja assim como sua ótima velocidade e sua habilidade de se teletransportar. Sendo um dos poucos mestres do Ninjitsu, é mortal apesar de sua idade avançada. Ele participou de uma organização secreta no primeiro “King of Street Fighter” mantido por Sagat; alguns dizem que inimigos de Sagat contrataram ele para matar o campeão de Muetai, mas agora, aposentado de qualquer batalha, construiu seu próprio dojo, onde ele se manterá treinando aqueles que pertencem à sua linhagem para manter viva a tradição ninja.

Street Fighter 1: Geki entrou para testar as habilidades dele? Não se sabe muitas informações dele. Quase nada.

Onde está atualmente: É dito que Geki voltou a treinar.

Veja Geki também em: Rumores sobre seu aparecimento no cenário de Ibuki em SF3 quando ela perde e passa por cima de Ibuki.

Notas:

  • Os ninjas existem desde o Japão feudal, e embora as atividades ninja tenham diminuído até quase se extinguirem, ainda existem nos tempos modernos. Um dos poucos sobreviventes da linhagem ninja é Geki.
  • Geki não é oficialmente dito como pai de Ibuki ou mesmo um membro do clã de Ibuki. Nenhum dos ninjas que aparecem no estágio de Ibuki é Geki. Eles todos tem nomes e Geki não é um deles.
  • É uma conjectura que Geki treinou Vega (espanico), mas isso é apenas uma conjectura. Os movimentos de Geki realmente são completamente diferentes de Vega (Geki tem um teleporte que desaparece e utiliza mais de ataques com shukirens).
  • Vega e Geki são ditos como "rivais de garra". Suas habilidades com a garra são consideradas iguais. Talvez isso é o que faça tantas pessoas acharem que Geki treinou Vega.
  • Para Geki, o fanbook diz que ele usa shurikens como um ataque surpresa e "All About Capcom" diz que ele é um expert em shuriken. Ele continua a lutar para ser reconhecido no mundo o poder dos ninjas, sendo ele, um descendente ninja.

Joe[editar | editar código-fonte]

Joe (ジョー, Jyō?), o primeiro oponente americano em Street Fighter, é um campeão clandestino de artes marciais que pratica participando de lutas de rua. Sua técnica especial é um chute giratório.[5]

Mike[editar | editar código-fonte]

Mike (マイク, Maiku?) é um boxeador afro-americano que competia profissionalmente até acidentalmente matar um oponente em uma luta. É o segundo oponente que o jogador enfrenta em Street Fighter. Mike é visto como um precursor de Balrog ou M.Bison (Mike Bison) na versão original japonesa, devido ao seu perfil e aparência similares.[6] [7]

Lee[editar | editar código-fonte]

Lee (?) é um mestre em artes arciais chinesas, que busca testar suas habilidades contra oponentes poderosos. Ele é o primeiro adversário chinês de Street Fighter.[8] Lee é tio dos personagens Yun e Yang de Street Fighter III (provavelmente é irmão do pai deles), e possivelmente filho de Gen.

Gen[editar | editar código-fonte]

Gen (?) surge no primeiro Street Fighter e é o segundo oponente que o jogador enfrenta na China. Gen é um velho mestre de artes marciais que também atua como assassino.

Gen retorna como personagem controlável em Street Fighter Alpha 2 e Street Fighter Alpha 3. Gen é o único personagem que pode trocar estilos de luta durante o combate: Mourning Mantis Style (Ko-Ryu, ou "Estilo Louva-a-Deus") e Hateful Crane Style (Ki-Ryu, ou "Estilo Garça"). Na série Alpha, Gen é um assassino com uma doença terminal que deseja lutar contra Akuma antes de morrer. Ele também confronta Chun-Li (cujo pai era seu discípulo) como rival secreto em Alpha 2 e Ryu como sub-chefe em Alpha 3, por acreditar que ele utiliza o mesmo estilo assassino que Akuma. Gen é um personagem adicional nas versões para console de Street Fighter IV.

Birdie[editar | editar código-fonte]

Birdie (バーディー, Bādī?) aparece em Street Fighter como o primeiro oponente que o jogador enfrenta na Inglaterra. Neste jogo, ele é um punk alto e branco com penteado moicano. Ele e Eagle foram nomeados com base nos termos de golfe de mesmo nome.

O personagem reaparece em Street Fighter Alpha: Warriors' Dreams em 1995 e suas sequências, Street Fighter Alpha 2 em 1996 e Alpha 3 em 1998. Neste jogo, ele aparece negro e com um penteado moicano diferente do original. O personagem debocha de tal inconsistência em Alpha 3, dizendo que parecia pálido porque estava doente. Birdie luta na série Alpha com um estilo de agarrões similar ao de Zangief, usando suas correntes para derrubar os oponentes.

Nos dois primeiros jogos Alpha, Birdie é caracterizado como um segurança de pub que decide ganhar fama ao se juntar a organização de M. Bison, a Shadaloo. Nos finais dos dois jogos, ele derrota Bison em combate e consegue entrar em sua organização. Em Alpha 3, ele já é membro da Shadaloo, mas decide tomar posse da organização e se rebela contra Bison.

Eagle[editar | editar código-fonte]

Eagle (イーグル, Īguru?) é um segurança da Inglaterra e luta com bastões. Eagle procura testar todas as artes marcias, para encontrar o duelo perfeito.[9] É o segundo oponente da Inglaterra em Street Fighter e se torna um personagem selecionável em Capcom vs. SNK 2, como um agente secreto da MI6, participando ainda da versão de Street Fighter Alpha 3 para Game Boy Advance e PlayStation Portable.

Adon[editar | editar código-fonte]

Adon (アドン, Adon?) se tornou estudante três anos depois de Sagat ter se tornado o "Rei do Muay Thai". Freqüentemente é comparado a uma "versão inferior" de Sagat, embora ele seja diferenciado, com técnicas mais acrobáticas. Adon entrou no primeiro torneio para provar que era mais que isso. O sempre convencido Adon se decepcionou muito quando Sagat enfrentou Ryu, que o levou a derrota com um único Metsu Shoryuken. Adon não estava furioso com Ryu por ter derrotado seu ídolo, ele estava furioso com Sagat por não poder honrar o Muay Thai (esquecendo convenientemente que Ryu teve um duelo com ele durante o torneio World Warrior). Ele desafiou Sagat para o título de "Rei do Muay Thai" e ganhou, mas Sagat, enfurecido danificou tanto ele na briga que Adon teve que ser hospitalizado por meses. Quando estava de pé novamente, Adon ouviu que um estranho lutador tinha matado um de seus desafiantes, usando a mesma técnica que Ryu usou para derrotar Sagat. Adon jurou achar o estranho e levar este poder para ele próprio.

Adon é alto, com amplos ombros, e uma compleição física parecida em alguns aspectos com a de Sagat, permitindo-lhe empregar vários ataques eficazes. O leque dos seus habituais ataques foi aumentado significativamente entre Street Fighter Alpha e Street Fighter Alpha 3.

Até o presente momento, a história conhecida de Adon depois disso é que ele teria voltado para a Tailândia e continuado a lutar como o Rei do Muay Thai, até Sagat, procurando algo que pudesse reavivar seu espírito de lutador, decide desafiá-lo de novo, e o derrota com seu novo golpe, Tiger Genocide (o Ultra Combo atual de Sagat).

Sagat[editar | editar código-fonte]

Introduzidos na série Street Fighter II[editar | editar código-fonte]

Chun-Li[editar | editar código-fonte]

Chun-Li possui uma versão alternativa chamada Shadow Lady, e apareceu em Marvel vs. Capcom.

Blanka[editar | editar código-fonte]

O mais selvagem dos street fighters; resultado de uma misteriosa mutação genética sofrida por um jovem que se perdeu na Floresta Amazônica. Apesar de não saber, seu nome verdadeiro é Jimmy. Tendo passado quase toda a sua vida na selva Amazônica, Blanka se considera Brasileiro e quer encontrar sua mãe. Dotado de forças sobre humanas, reflexos animalescos e capacidade de gerar dolorosas descargas elétricas, Blanka é temido por todos e se mostra um adversário terrível até mesmo para o poderoso Zangief. Em street fight IV finalmente a mãe de blanka o encontra e os dois vivem juntos outra vez,apos o encerramento de Super Street Fighter 2 Turbo. Agora blanka já vive entre humanos, que viraram seus amigos.

Zangief[editar | editar código-fonte]

Zangief possui uma versão alternativa chamada Mech Zangief, e apareceu em Marvel vs. Street Fighter.

E. Honda[editar | editar código-fonte]

Edmond Honda é um conhecido lutador de sumô do Japão, e entra para o torneio de Street Fighter com o objetivo de mostrar para o mundo o poder e a grandiosidade do sumô e fazer com que a arte marcial se torne mais conhecida e respeitada. Suas habilidades de combate baseam-se em agarramentos e golpes de sumô além de técnicas desenvolvidas por ele mesmo.

Guile[editar | editar código-fonte]

Dhalsim[editar | editar código-fonte]

Balrog[editar | editar código-fonte]

Vega[editar | editar código-fonte]

M. Bison[editar | editar código-fonte]

Bison possui duas versões alternativas: Shin Bison (True Vega) e Bison 2, versões estas presentes nas séries SF Alpha e SF EX.

T. Hawk[editar | editar código-fonte]

Quando Thunder Hawk (サンダー・ホーク, Sandā Hōku?) era um bebê, ele e os membros da sua tribo, os Thunderfoot (literalmente, Pés-de-Trovão) estavam sendo forçados a saírem das suas terras pela Shadaloo. Alguns Thunderfoot resistiram e lutaram contra a Shadaloo. Muitos foram mortos, incluindo Arroyo Hawk (o pai de Thunder Hawk), que foi assassinado por um homem chamado M. Bison. Agora, os remanecentes dos Thunderfoot vivem no México, perto das planícies do Monte Albán. T. Hawk quer nada mais do que a sua vingança contra Bison, e ações para recuperar o terreno que foi tomado de seu povo.

Muitos membros dos Thunderfoot desapareceram após os eventos com a Shadaloo, e Thunder Hawk tinha de encontrá-los. Um deles se tornou Noembelu, uma das lutadoras que sofreu lavagem cerebral de Bison (como Cammy sofreu). Ele descobriu Noembelu, mas não se sabe se ela voltou para casa com ele ou recuperou quaisquer memórias, perdidas ao se tornar uma Doll. Também não se sabe se Thunder Hawk encontrou mais alguém da sua tribo, mas o mais provável é que não, devido ao seu novo intento contra Bison.

T. Hawk entrou no segundo World Warrior para lutar contra Bison e recuperar o que é de seu povo. Ele não sai como o grande vencedor, mas consegue recuperar a terra, que agora se encontra vazia e com um ar desolador. Determinado, T. Hawk pretende trazer de volta os Thunderfoot e tornar a terra próspera outra vez.

Cammy[editar | editar código-fonte]

Fei Long[editar | editar código-fonte]

Dee Jay[editar | editar código-fonte]

Nascimento: 31 de outubro de 1965 Altura: 184 cm Peso: 92 kg Medidas: B130, C89, Q94 Tipo sanguíneo: AB Gosta: Gritar, cantar, dançar. Desgosta: Maturidade, silêncio. Estilo de luta: Kick-Boxing. Origem: Jamaica. Habilidades Especiais: Dançar, cantar. Uma fala de vitória: "O seu problema é que você não tem nenhum ritmo." SFA3 nickname: "Kick & music". SFA3 stage: Port Antonio (Jamaica). SSF2 stage: Praia Kingston (Jamaica). Golpes especiais famosos: Max Out, Dread Kick

Dee Jay (ディージェイ, Dī Jyei?), conhecido como "O Cometa Meridional", é um jovial kickboxer,que luta acompanhando o ritmo da música. Eventualmente, ele se tornou um astro da música, mas ainda teve tempo de entrar no segundo Torneio Mundial de Lutadores, em busca de novos ritmos para suas canções.

Dee Jay é alegre, e está sorrindo constantemente, fazendo o gesto do polegar para cima. Ele veste calças laranja com tiras amareladas onde se lê em branco "MAXIMUM", e luvas laranja. Seu corte de cabelo possui um "M" de maximum em cada lado da cabeça. Dee Jay é também visto no filme animado, usando um colar caribenho.

Foi provado que jamaicanos amam a vida boa. E Dee Jay obviamente não é uma exceção. Como a maioria dos jamaicanos, Dee Jay ama caminhar na praia, surfar, ouvir música, curtir a boa vida. Sempre portando seu grande sorriso, Dee Jay tem duas paixões que o tranqüilizam: uma é o eterno hobby em compor música rasta, sempre buscando novos tons para ela. Sua segunda paixão reside no kickboxing, que ele ama praticar. Porém, Dee Jay esteve buscando uma forma de integrar ambos os hobbies. Dee Jay agora viaja pelo mundo em busca da combinação perfeita entre seu estilo e sua música, criando novos tons que poderiam dar fama a ele. Claro, ninguém disse que combinar os sons com o kickboxing seria fácil.

Dee Jay é um jovem kickboxer e superstar da música saudado na Jamaica. Este jovem bem composto e de pele escura com um sarcástico senso de humor cresceu sob o pulsante calor do sol. Dee Jay é conhecido como um capaz artista marcial e um artista musical. Ele tem diversos títulos de campeonatos de luta e seus álbuns venderam milhões. Ele possui uma brilhante e energética personalidade e curte dançar assim como tocar maracas. Seus socos afiados e longos e fluentes chutes se movem com o ritmo de sua música, utilizando de um ritmo interno para criar sua assinatura em seus movimentos, o “Machine Gun Uppercut”, que ele usa para tontear seus oponentes. Seu “Double Rolling Sobat” avança com cada passo e tem um incrível alcance, o tornando ideal para atingir oponentes distantes.

Depois de meses de busca e batalhas, Dee Jay achou um “ritmo de luta” que significa uma nova direção para sua música. Inspirado pelas batidas e ritmos que ele sentiu no meio de uma batalha ele rapidamente viciou em lutar. Sua personalidade bombástica que se diverte durante cada partida foi infecciosa e o trouxe a uma nova estrada como um lutador capaz. Dee Jay continua a perseguir ambos, artes marciais e qualidade musical, viajando pelo mundo vendo o que seu futuro o trará.

Street Fighter Alpha 3: Dee Jay era um jovem kickboxer, conhecido como “cometa sulista”. Esse alegre lutador rapidamente se tornou um campeão mundial. Animado, ele agora busca pelo mundo por uma boa briga. E ele... não faz nada. Ele se torna uma estrela musical aparentemente [Conjectura baseada na história in-game].

Street Fighter 2: Dee Jay participa no torneio Street Fighter 2 para descobrir mais sobre ritmo para suas músicas e conforme luta, ele percebe uma nova batida e se torna mais popular ainda [Conjectura baseada na história in-game].

Dee Jay- SSF2TR: Arquivo do personagem escondido.

O homem que tem o estilo de luta de um músico profissional. Para procurar por um novo ritmo, ele participa de batalhas.

Onde ele está agora: Ele ainda é uma estrela da música. De acordo com o Eternal Challenge, "Dee Jay continua a perseguir ambos igualmente, música e artes marciais, viajando em busca do que seu futuro guarda para ele."

Akuma[editar | editar código-fonte]

Akuma possui diversas versões alternativas. Shin Akuma, Cyber Akuma, Zero Akuma, e mais recentemente, Oni.

Introduzidos na série Street Fighter Alpha[editar | editar código-fonte]

Charlie[editar | editar código-fonte]

Rose[editar | editar código-fonte]

Rose (ローズ, Rōzu?) tem sua primeira aparição em Street Fighter Alpha. Ela é uma cartomante que parte pelo mundo para erradicar os poderes malignos de Bison com o uso de seu próprio poder, o Soul Power. Ao fim do jogo, Rose enfrenta Bison e aparentemente o mata. Porém, em seu final em Street Fighter Alpha 2, Rose consulta suas cartas de tarô e descobre que Bison conseguiu sobreviver.[10]

Nos últimos momentos de Street Fighter Alpha 3, ela enfrenta Bison novamente e crava seu punho no peito dele, canalizando sua energia no corpo de seu inimigo. Enquanto Bison confronta Rose, também revela que ambos dividem a "mesma alma". Por fim, Bison derrota Rose perfurando o seu corpo, e assim, a Rose desmaia quase chegar ao ponto de morrer. Em seguida, Bison é derrotado por Guy, que encontra Rose desmaiada e a leva para um lugar seguro.[11] Bison, aparentemente morto, na verdade transferiu sua consciência para o corpo de Rose.

No intervalo existente entre a série Alpha e Street Fighter II: The World Warrior, Bison permanece no corpo de Rose até que seus cientistas recriem um novo corpo para ele. Bison retorna como o oponente final de Street Fighter II. O livro Street Fighter IV Training Guide revela que Rose sobreviveu ao processo, mas não se lembra do ocorrido.

Rose retorna nas versões para console e PC de Street Fighter IV como personagem adicional. Sua história no jogo é uma busca por Bison, para acabar com ele de uma vez por todas. Durante sua participação no torneio, ela encontra Ryu e tenta impedir que ele prossiga para protegê-lo, dizendo que ele é a "última esperança". O resultado do encontro é uma luta com bastante relutância de ambas as partes. Em seu final, Rose confronta Bison, que toma de volta o resto de seu poder dela, fazendo-a cair inconsciente. Bison declara que a manterá viva para satisfazer sua alma. A situação é resolvida no final de Guy em Super Street Fighter IV, que derrota Bison por definitivo e resgata Rose. Rose sempre achou que Ryu fosse a "ultima esperança", mas na verdade o predestinado a derrotar o mal maior é Guy.

Elizaveta Kiryukhina representou Rose no filme Street Fighter: The Legend of Chun-Li, em 2009. Nele, Rose é filha de Bison e teve a parte boa da alma do pai transferida para ela. Ao final do filme, Rose vê seu pai morrer pelas mãos de Chun-Li.

Dan[editar | editar código-fonte]

Sakura[editar | editar código-fonte]

Evil Ryu[editar | editar código-fonte]

Rainbow Mika[editar | editar código-fonte]

Rainbow Mika ou R. Mika (レインボー・ミカ, Reinbō Mika?), nome artístico de Mika Nanakawa (七川 美華, Nanakawa Mika?), é uma lutadora profissional de luta livre, treinada por Yoko Harmegeddon. Seu objetivo é tornar-se a "Estrela do Ringue". Para conseguir isso, Mika decidiu que iria viajar pelo mundo e batalhar com lutadores de rua famosos antes mesmo de estrear oficialmente. Durante esse tempo, ela conheceu Zangief, que lhe deu inspiração para treinar duro, para a próxima vez que eles se encontrarem.

Karin[editar | editar código-fonte]

Karin Kanzuki (神月 かりん, Kanzuki Karin?) é considerada uma concorrente de Sakura, que derrotou-a quando desafiada. Karin é de uma família muito rica, cujo lema é "Tudo o que você precisa é vitória" e alternadamente "O pior é que vai ser sempre o melhor", e usou a fortuna familiar ao tentar rastrear Sakura para seu novo desafio. Karin derrota Sakura, mas percebe que a vitória foi conseqüência, e que a luta em si é mais importante, não ganhar ou perder.

Juni e Juli[editar | editar código-fonte]

Ingrid[editar | editar código-fonte]

A primeira aparição de Ingrid (イングリッド, Inguriddo?) seria em Capcom Fighting All Star. Como o game foi cancelado levaram a presença dela para Capcom Fighting Evolution e em seguida para Street Fighter Alpha 3 Max. Pouco se sabe sobre sua história. Em Street Fighter Alpha 3 Max, em sua quinta luta (contra Evil Ryu) ela liberta Ryu da influência do Satsui No Hadou e diz para que ele siga em sua busca por conhecimento. Na penúltima batalha (contra Rose), ela se revela uma "Emissária das Estrelas". Rose, sendo uma mística (ela é uma iniciada nas artes divinatórias: quiromancia, tarô, etc), fica impressionada pelo fato de não conseguir ler o futuro de Ingrid. Ingrid aparenta ter um poder psíquico semelhante ou superior ao de Rose pois abordou tanto ela, quanto Ryu e M.Bison/Vega pelo nome sem que qualquer um dos três a conhecesse. Além disso, a capacidade de libertar Ryu do Satsui no Hadou, confirma a tese de que é uma personagem poderosa. No diálogo da batalha final, contra M.Bison(Vega), Ingrid afirma que é a verdadeira detentora do Psycho Power e que M.Bison/Vega roubou parte de seu poder. Em seu final, ela recupera um item, originalmente de sua posse, que estava no Psycho Drive de M.Bison, fonte de seu poder e resolve levar consigo a estátua do estágio do Sagat para o futuro (ano de 201X) e ver como Ryu está se saindo como monge, de onde se supõe que tenha a capacidade de viajar pelo tempo.

Introduzidos na série Street Fighter III[editar | editar código-fonte]

Alex[editar | editar código-fonte]

Alex estreou na primeira iteração de Street Fighter III, onde ele é promovido a novo personagem principal pelos produtores da Capcom. A despeito de seu tamanho, Alex é extremamente rápido e poderoso em combate mano a mano. Sua principal arma são seus agarrões velozes e socos bem colocados. Alex procura vingança pela derrota de seu amigo Tom que foi seriamente ferido por Gill, apesar de Tom dizer que Gill venceu honradamente. Mesmo derrotando Gill, Alex não teve a chance de mata-lo, e volta para casa e acaba encontrando Tom totalmente recuperado.

Yun e Yang[editar | editar código-fonte]

Yun (ユン?) e Yang (ヤン, Yan?) são artistas marciais gêmeos nascidos em Hong Kong e separados de seus pais quando crianças. Os dois foram criados por seu avô adotivo, que tem um restaurante em Xangai e treinou ambos em diversas artes marciais chinesas. Os gêmeos são apadrinhados de oito chefes de uma comunidade do submundo chinês e se tornaram líderes de sua cidade. Yun (que se veste de btanco e usa boné) é extrovertido e impulsivo, enquanto Yang (que usa vermelho) é mais calmo e mais analítico. Os dois irmãos são parentes de Lee do primeiro Street Fighter e um personagem do jogo se refere aos dois como os "irmãos Lee" (リー兄弟, Rī kyōdai?) no final de ambos em Street Fighter III.

Em Street Fighter III 3rd Strike, a dupla decide enfrentar a organização de Gill, os Illuminati, que ameaçaram invadir a cidade dos dois. Após derrotar Gill, a dupla volta para casa e é recebida pelas amigas Houmei e Shaomei.

Yun e Yang tinham habilidades idênticas em Street Fighter III e Yang era apenas uma versão alternativa de Yun. Em 2nd Impact e 3rd Strike, Yang se tornou um personagem distinto com suas próprias habilidades e técnicas, além de um final personalizado.

Após Street Fighter III, Yun apareceu como personagem jogável em Capcom vs. SNK 2, com a ajuda de Yang em alguns golpes especiais. Yun ainda apareceria nas versões de Street Fighter Alpha 3 para Game Boy Advance e PlayStation Portable, além de Capcom Fighting Jam. Os gêmeos também aparecem na cena introdutória de Chun-Li nas versões caseiras de Street Fighter IV e em seu final em Super Street Fighter IV. Também é possivel jogar com os dois personagens em Super Street Fighter IV.

Dudley[editar | editar código-fonte]

Dudley (ダッドリー, Daddorī?) é um lutador de boxe proveniente de uma rica família inglesa. Seu pai foi um bem sucedido empresário e atleta, que pôde lhe dar uma boa educação. Por algum motivo desconhecido, Gill roubou o antigo carro de seu pai. Considerando isto um desrespeito ao nome de sua família, Dudley ingressou no torneio World Warrior para rever o carro, e, por conseqüência, a dignidade de seu nome. Sendo um pugilista, Dudley utiliza-se somente de socos e, de maneira similar a Balrog(Street Fighter II), executa outros tipos de socos distintos caso receba comandos dos botões de chutes.

Ibuki[editar | editar código-fonte]

Ibuki (いぶき, Ibuki?) vive em uma vila composta inteiramente por Shinobi. Ela tem sido treinada desde criança, coisa pelo que é muito ressentida. Outros ninjas do clã de Ibuki incluem Sanjou, Enjou, Genda, Raion e Homura Yuuta. Em Street Fighter III: 3rd Strike, Ibuki tem uma pré-luta especial com Makoto, mostrando que elas se consideram rivais.

Ela é enviada por seu clã para procurar documentos da organização de Gill. Estes documentos dizem respeito ao projeto "G-File", que foi responsável por criar Necro e Twelve. No final de Ibuki, Gill voluntariamente dá a Ibuki os documentos, já que o projeto está em execução naquele ponto.

Em 3rd Strike, Ibuki rastreia Oro para lutar contra ele pelo seu exame de graduação ninja. Ela luta bem o suficiente para passar e decide ir para a universidade. Lá, atraída por um colega por quem está apaixonada, se junta a uma agremiação que, para seu desgosto, mostra ser baseada em treinamento ninja.

Oro[editar | editar código-fonte]

Oro (オロ, Oro?) é um ermitão sennin que veio do Japão para o Brasil em 1900. Ele procura algum lutador que seja digno de herdar suas técnicas de luta. Luta com um braço amarrado pois é tão forte que pode matar acidentalmente seus oponentes (exceto quando executa artes especiais específicas). Vê Ryu como o único lutador digno de herdar sua técnica. É um dos personagens mais poderosos de toda a série, rivalizando com Akuma, Gen, Gouken e Oni.

Elena[editar | editar código-fonte]

Elena (エレナ, Erena?) é uma lutadora de capoeira da África que entrou no torneio para fazer novos amigos e seu objetivo é conseguir dinheiro no torneio para estudar numa universidade na França

Sean Matsuda[editar | editar código-fonte]

Sean Matsuda (ショーン・マツダ, Shōn Matsuda?) nasceu no Brasil, especificamente em Santos, São Paulo, e aprendeu a lutar karatê supostamente com seu avô japonês. Adora basquete, tanto que vive andando com sua bola nos braços. Um dia, Sean viu um campeonato de karatê e ficou muito admirado com Ken. O jovem lutador então resolveu ir até Nova York conhecer o "ídolo". No entanto, Ken não lhe deu muita atenção. Só ao descobrir que o rapaz já tinha se inscrito para o Street Fighter Tournament foi que resolveu dar dicas para Sean, passando a treiná-lo após o torneio.
Curiosidade: Sean aparece no final de Ryu em Marvel vs Capcom, prestes a treinar com ele.

Necro[editar | editar código-fonte]

Necro (ネクロ, Nekuro?) foi transformado pelos Illuminati para ter movimentos super flexíveis, bem como produzir eletricidade como Blanka.

Seu estilo de luta foi simulado por computador, então programado em seu cérebro. O nome real de Necro é Illia.

Gill[editar | editar código-fonte]

Gill (ギル, Giru?) é o líder de um misterioso culto como a organização chamada Illuminati que manipulou eventos do mundo durante 2000 anos, e é dedicado à salvação da humanidade para à criação de uma nova utopia. Os Illuminati modificaram geneticamente à Gill quando era criança, aumentando sua força e velocidade de modo que pudesse participar em um programa de treinamento intenso do combate corporal. Gill havia superado as demais experiencias, além das centenas dos guerreiros igualmente modificados, passando mesmo seu próprio irmão invejoso, Urien. De acordo com a legenda de Illuminati, a alma do imperador precedente de Illuminati seria reencarnada em um corpo novo após a morte; a organização determinada, com os resultados de seu programa de treinamento especial, que a reencarnação do emperor era Gill. Conseqüentemente, na idade de 22, Gill foi apontado presidente dos Illuminati. Urien era negligenciado devido a sua instabilidade emocional, e apontava o vice-presidente sob Gill. Mais tarde, Urien desafiou Gill para o presidência do Illuminati e sucedeu. Urien tentou acertar então no presidente do Illuminati. Entretanto, Gill não foi demitido. No fato, foi promovido fora do título do presidente e transformou-se no imperador e o messias novo. Sob Gill, os Illuminati continuaram a ganhar o poder e os recursos, adquirindo o capital e as propriedades com as várias transações de negócio. Quando a organização veio na possessão de um determinado automóvel Jaguar do pai de um campeão britânico do boxing heavyweight sabido como Dudley, Gill mesmo foi desafiado pelo pugilista a fim de ter o heirloom automotriz retornado. Gill, sendo da habilidade de combate poderosa, concordou em retornar o carro precioso, como o vale do carro era insignificante comparada aos Coffers de sua organização. Os Illuminati continuaram a conduzir realces genéticos e outros mutações intrusivas nos seres humanos, sequestrando seus assuntos ou criando os artificiais, em uma série do desenvolvimento sabida como o G-Projeto. Estas experiências resultaram na criação dos soldados super inteligentes como Necro e Twelve, seres realçados que projetaram realizar négocios dos Illuminati. Este projeto conduziu também ao abdução de uma menina nova que estivesse sob os cuidados de Chun-Li do agente de ICPO. Com o D.A.E. (dispositivo automático de entrada) de sua secretária fiel Kolin (pronunciado como "Colleen") e apesar das tramas do seu irmão mais novo, Gill organizou o terceiro torneio World Warrior com o objetivo de encontrar lutadores fortes o bastante para ser dignos da humanidade que repopulará após o fim do mundo.

Urien[editar | editar código-fonte]

Urien (ユリアン, Yurian?) é um dos principais membros da Illuminati e é o irmão mais novo de Gill. Sua maior ambição era tornar-se o líder de sua organização. Depois de algum tempo reclamando tal posto, Urien obtém sucesso e torna-se o presidente da Illuminati, mas apenas para descobrir que seu irmão Gill é o Imperador. Devido a isso, Urien muda suas prioridades e decide criar seu próprio exéricto através do Projeto G para tomar o lugar de Gill. Raptou uma das crianças de Chun-Li, que foi em seu encalço para resgatá-la.

Remy[editar | editar código-fonte]

Remy (レミー, Remī?) resolve participar do torneio para derrotar Sagat. No entanto, o campeão tailandês, não estava no torneio, pois a Shadaloo havia sido destruída e M. Bison supostamente morto.

Makoto[editar | editar código-fonte]

Makoto (まこと, Makoto?) é uma excelente lutadora de karatê que agora cuida do dojo que antes pertencia a seu pai. Por sua academia ter poucos estudantes e, em razão disso, apresentar problemas financeiros, resolve ir atrás do campeão Ryu. Entra no torneio para se encontrar com o andarilho, lutar com ele e convencê-lo a dar aula em seu dojo. Encontra-se com Ryu, mas é vencida. Mesmo assim sua fama cresce e o número de alunos inscritos em seu dojo também.

Twelve[editar | editar código-fonte]

Twelve (トゥエルブ, Twuerubu?) é o primeiro soldado criado com sucesso pelo Projeto G dos Illuminati, projeto este desenvolvido pelo Dr. Kure para criar supersoldados. Como primeira missão, Twelve foi encarregado de caçar e destruir Necro, um dos protótipos criado durante os experimentos. Ele possui uma forma humanóide e corpo todo branco. Possui olhos de fundo preto, que na maior parte do tempo não apresentam glóbulos (como pode-se ver no jogo ao terminá-lo com Twelve, os olhos dele são vermelhos). Sua cabeça possui um formato quase oval, achatada. Sua voz é estridente, sem emitir qualquer palavra compreensível.

Q[editar | editar código-fonte]

A história de Q é um mistério. Na verdade, ninguém sabe exatamente quais são suas intenções e objetivos, e qualquer informação sobre seu passado é desconhecida. Atualmente, está sendo procurado pela CIA devido à sua presença em diversos eventos e desastres ao redor do mundo.

Introduzidos na série Street Fighter IV[editar | editar código-fonte]

Crimson Viper[editar | editar código-fonte]

Crimson Viper (クリムゾン・ヴァイパー, Kurimuzon Vaipā?), abreviado para C. Viper, apareceu pela primeira vez em Street Fighter IV. Nova personagem, é rival de Chun-Li e Cammy. Ela é uma agente secreta americana que trabalha para CIA e ao mesmo tempo para Seth. Possui uma filha chamada Lauren, que é o seu ponto fraco mesmo sendo sádica e durona, seu nome real é Maya (マヤ).

Esta lutadora conta com certa vantagem em relação à boa parte dos lutadores que participam do torneio de Street Fighter. O plano de fundo da super espiã C. Viper é desconhecido, mas a guerreira conta com habilidades notáveis. Sua roupa é muito mais que um simples traje, pois conta com diversos apetrechos variados, capazes de eletrocutar inimigos, dentre muitos outros usos. Mesmo sem massa muscular avantajada, C. Viper conta com artifícios extremamente poderosos.C.Viper tambem aparece em Marvel vs Capcom 3 fate of two worlds

Abel[editar | editar código-fonte]

Abel (アベル, Aberu?) é um lutador francês de sambo que sofre de amnésia. Abel persegue os remanescentes da Shadaloo tentando encontrar respostas sobre seu passado. Este lutador faz sua primeira aparição em Street Fighter IV. Abel é um homem sem passado, que deseja simplesmente eliminar os membros sobreviventes da terrível Shadaloo. No site do jogo, foi afirmado que Abel, assim como Cammy, era um corpo substituto de Bison, mas que com a ajuda de alguém, sobreviveu e conseguiu escapar (tal fato é reforçado pelo seu Ultra Combo, em que seus olhos fixam negros). Seu estilo de luta é o “Mixed Martial Arts” (MMA), ou Artes Marciais Mistas em uma tradução livre para o português, e tudo indica que Abel era um mercenário e possui ligações com Guile.

El Fuerte[editar | editar código-fonte]

El Fuerte (エル・フォルテ, Eru Forute?) é um "Luchador" Mexicano que passa seu tempo aperfeiçoando suas técnicas de Luta-Livre e desenvolvendo suas habilidades culinárias. Ele viaja o mundo para aprender as melhores receitas do planeta e teve sua estréia no Street Fighter IV.

Rufus[editar | editar código-fonte]

Rufus (ルーファス, Rūfasu?) é um avantajado lutador, conta com um estilo peculiar de Kung Fu. Além disso, Rufus se declara como o maior lutador dos Estados Unidos e se julga como rival de Ken Masters. Seu objetivo é simples, provar para todos que é melhor que Ken. Mas, muitas vezes, ele acaba confundindo seus rivais.

Seth[editar | editar código-fonte]

Seth (セス, Sesu?) é o principal antagonista de street fighter 4. Ele é a cabeça da divisão de armas da shadaloo, a S.I.N. O presidente da S.I.N, uma companhia que desenvolve e comercia armas, coletou os dados de todos os melhores lutadores do mundo e os assimilou em seu próprio estilo de luta. Inicialmente, Seth seria o corpo alternativo de Bison, mas seus planos ambiciosos não permitiram tal acontecimento.

Gouken[editar | editar código-fonte]

Gouken (também chamado de Sheng Long) é o lendário mestre de artes marciais dos jovens Ryu e Ken Masters, assim como o irmão mais velho de Akuma. Gouken se caracteriza pela sua barba e um colar de orações em seu pescoço. Possui em suas costas o símbolo de sua arte marcial e cicatrizes em todo o seu corpo, resultado das batalhas ao longo de sua história. Foi mencionado pela primeira vez no encerramento de Akuma em Street Fighter Alpha. Apareceu oficialmente na série Street Fighter IV. O mestre Gouken é um dos lutadores mais poderosos de toda a Terra. Após desenvolver e refinar o Ansatsuken, estilo de luta ensinado aos seus alunos, Gouken foi derrotado pelo seu rival Akuma e agora procura fazer um retorno triunfal depois de ter sido julgado como morto.

Juri[editar | editar código-fonte]

Juri Han (ハン・ジュリ, Han Jyuri?) é uma sul coreana que luta Tae Kwon Do, Juri trabalha como espiã para a organização de Seth, S.I.N. e tem um dispositivo de chi-impulsionando implantado em seu olho esquerdo, o chamado "Feng Shui Engine".Tem um relacionamento com Vega/Balrog por quem admira seu instinto sarcastico

Hakan[editar | editar código-fonte]

Hakan (ハカン, Hakan?) nasceu na Turquia e adora óleo. Especialista na luta turca chamada grease wrestling ou em sua língua nativa yağlı güreş. Sua aparêcia é uma das mais variadas. É alto, musculoso, pele alaranjada e cabelos azuis com rodelas(não é bem um cacheado). Usa um amuleto em sua cintura e uma calça preta.

Hakan é um personagem diferente em relação a golpes especiais. Caso queira usar um golpe especial dele, deve-se fazer certa combinação de algum outro golpe especial para ele se cobrir de óleo novamente e executar um golpe especial, pois seus golpes devem ser feitos com Hakan coberto de óleo, senão o ataque não tem muita utilidade ou nem se consegue executá-lo.

Ainda não se sabe o motivo de Hakan ter entrado no torneio Street Fighter IV.

Oni[editar | editar código-fonte]

Introduzidos na série Street Fighter EX[editar | editar código-fonte]

Hokuto[editar | editar código-fonte]

Hokuto (ほくと?) nasceu no clã Mizukami (em japonês: 水神), uma família que tem mantido uma tradição na arte de Kobujutsu. Originalmente conhecida como "Shirase" durante a sua infância, Hokuto foi confiada à casa de treinamento e foi criada lá. Depois dela Nanase irmã mais nova nasceu, as duas treinaram juntas rigorosamente nas artes marciais e estavam intimamente ligadas. Hokuto, formada em artes marciais desde tenra idade, refinou seu estilo pessoal, viu florescer seu talento para se tornar uma Seiden (mestre das artes marciais dos Mizukami). Ao completar 17 anos, Hokuto soube da existência de um irmão mais velho chamado Kairi, filho de seu pai adotivo, que desapareceu quando Hokuto ainda era um bebê. Ele estava vivo e também procurava ser um Seiden. Diante disse, Hokuto sai para uma viagem para procurá-lo e enfrentá-lo em um confronto de vida ou morte. Durante sua jornada, Hokuto se reencontrou com seu irmão Kairi. No entanto, a presença de Kairi acionou um sentimento mortal em Hokuto, transformando-a em uma assassina, cujo único propósito era o apagamento da existência de Kairi. Os dois irmãos iniciaram uma árdua batalha, que terminou abruptamente quando Kairi caiu em um barranco e desapareceu. Hokuto retornou de sua viagem e foi reconhecida como "Seiden" da família Mizukami. Enquanto Nanase treinava para se tornar sua sucessora. Boatos afirmaram que Kairi ainda estaria vivo. Hokuto concede o título de "Seiden" para Nanase e sai para uma viagem para encontrar Kairi novamente.

C. Jack[editar | editar código-fonte]

Cracker Jack (クラッカー・ジャック, Kurakkā Jyakku?) tem o poder de ler a mente dos outros, sendo assim ele sabe muito bem com quem ele pode fazer amizades. Sagat é um inimigo mortal de Jack. Jack tem os mesmos poderes que Balrog com exceção do poder de ler a mente das pessoas.

D. Dark[editar | editar código-fonte]

Nascido na Alemanha, Doctrine Dark (ドクトリン・ダーク, Dokutorin Dāku?), cujo o nome real é Holger (オルガー, Orugā?), já serviu sob as ordens de Guile com sua unidade de reconhecimento especial tático. Durante uma missão, a sua própria unidade começou a ter brigas com uma unidade rival, liderada por Rolento. A briga evoluiu para uma verdadeira batalha, com ambos recebendo pesadas baixas. Doctrine Dark foi o único membro da sua unidade que escapou. No entanto, ficou gravemente ferido emocionalmente e fisicamente. Equipado com um aparelho respiratório portátil, ele finalmente escapou do hospital e entrou na clandestinidade, só para voltar a emergir como o louco assassino psicótico Doctrine Dark. Dark acredita que Guile tenha sido o responsável pelo massacre de sua unidade e pretende matá-lo. O estilo de luta de D. Dark pode ser comparável ao de Scorpion (Mortal Kombat), com um movimento que pega o adversário e pode arrastá-lo em um combo ou eletrificá-lo. Ele também faz uso de lâminas escondidas e explosivos.

Skullomania[editar | editar código-fonte]

Skullomania (スカロマニア, Sukaromania?) era um vendedor chamado Saburo Nishikoyama (西小山 三郎, Nishikoyama Saburō?). Seus superiores não estavam satisfeitos com seus resultados como vendedor. Com pouca sorte e constantemente sob pressão por resultados, ele resolveu vestir-se e agir como um super-herói para chamar a atenção de todos e provar seu valor como vendedor. Cansado de seu emprego, Skullomania decidiu tornar-se um lutador criminoso. Não se conhece muito mais de seu passado. Skullomania assemelha-se um super-herói japonês chamado Kamen Rider, que curiosamente, foi baseado de um outro personagem do mesmo criador chamado Skull Man. Skullomania também fez uma aparição no Game de PlayStation Fighter Maker.

Pullum Purna[editar | editar código-fonte]

Pullum Purna (プルム・プルナ, Purumu Puruna?) é filha de um homem árabe rico. Ela busca vingança contra a Shadaloo, pois seu avô foi encontrado em estado hipnótico e morrendo depois de ler um livro com a palavra Shadaloo na capa. Ela jura vingança e desvendar esse mistério, e contrata Darun Mister como guarda-costas, fazendo ainda parceria com sua amiga Blair Dame.

Allen Snider[editar | editar código-fonte]

Um lutador que desejava a reputação de ser o maior mestre de Karate nos Estados Unidos. Allen Snider (アレン・スナイダー, Aren Sunaidā?) foi muito bem no torneio americano de artes marciais, mas perdeu lutando contra Ken Masters, que o elogiou afirmando que ele possuía grande potencial. Motivado pelas palavras de Ken, Allen renovou sua formação e desenvolveu de novas técnicas com base nas de Ken, tais como o Shoryuken. Allen começou a viajar pelo mundo para provar que ele agora não é apenas um bom lutador, mas o melhor de todos.

Blair Dame[editar | editar código-fonte]

Blair Dame (ブレア・デイム, Burea Deimu?) nasceu em uma família européia protetora, mas em sua educação foram incluídas artes marciais. Sua amiga Pullum um dia a convida para uma viagem, pelo mundo, para participar do torneio Street Fighter EX, e assim vingar a morte de seu avô, morto pela Shadaloo. Blair aceita e parte com a garota em viagem, acompanhadas do guarda-costas de Pullum, o lutador de wrestling Darun. Ela possui uma irmã chamada Sharon.

Darun[editar | editar código-fonte]

Darun Mister (ダラン・マイスター, Daran Maisutā?) não tinha liberdade para lutar e escolher seus adversários, pois era campeão de uma organização privada de Wrestling, patrocinada por um grupo de milionários, onde suas lutas eram bastante lucrativas. A sorte de Darun muda quando ele foi contratado como guarda costas de Pullum, uma garota filha de um milionário árabe, que entra no torneio Street Fighter para vingar a morte de seu avô, morto pela Shadaloo. Com isso, Darun pode finalmente lutar contra os melhores lutadores mundiais. Darun utiliza as mesmas técnicas de luta de Zangief, fazendo com que ele queira futuramente lutar contra o grande lutador russo, para medir suas forças e saber quem é o melhor.

Garuda[editar | editar código-fonte]

Garuda (ガルダ?) é um demônio vestido com uma armadura de samurai que empunha uma espada escondida dentro de seu próprio corpo. Ele é uma entidade não-humana, uma compilação de almas enlouquecidas por um acúmulo de sentimentos negativos como raiva, ódio, inveja, traição e desespero. Devido a isso, Garuda é também conhecido por ser fatal, mesmo sem tomar ação. Isto é devido à sua ondas cerebrais. Sua idade, a origem exata, e estilo de luta são desconhecidos. Como a maioria dos personagens da série EX, ele não tem ligação com qualquer um dos outros personagens. Garuda luta ferozmente, sendo um dos poucos personagens no jogo cujos ataques provocam grande sangramento, fato que foi removido na versão americana do jogo.

Kairi[editar | editar código-fonte]

Kairi (カイリ?) é um Estudante do lendário estilo Mizugami, assim como suas irmãs Hokuto e Nanase. Ele também é praticante do lendário estilo Muay Thai. Anos atrás, após ser expulso do seu local de origem, ele assassinou seu corpo físico a pedido dos aldeões de seu vilarejo, por carregar espíritos malígnos em seu corpo, reencarnando em um filho homem de descendência Japonesa.

Na adolescência, ele passou a ter visões e sonhos perturbadores sobre sua vida passada, e dedicou todo seu tempo em buscas por lutadores ao redor do mundo, na tentativa de restabelecer sua memória e o conhecimento de suas origens. Séculos depois de perder sua memória, ele ingressou em um torneio denominado Street Fighter, onde ele conseguiu avançar até as finais. Ele lutou contra um lutador chamado Hayate que estava namorando Hokuto. Kairi saiu vitorioso sobre Hayate, mas ele não conseguiu recuperar sua memória.

Alguns anos se passaram, e Akuma começou a aumentar o poder e o potencial de Kairi, pois ele aparentava ser muito poderoso, e ao mesmo tempo não era ninguém. Kairi ficou muito assustado quando esteve face-a-face com a morte. Quando Akuma percebeu que Kairi era uma ameaça, tentou aniquilá-lo com seu golpe mais poderoso, o Shun Goku Satsu antes que Kairi despertasse sua energia e o atacasse. Vendo que nada ocorrera, Akuma não teve outra escolha senão desferir o Satsui No Hadou. Com isso, houve uma imensa explosão, fazendo Kairi possuir o mesmo espírito malígno de Akuma, só que se tornará mais poderoso.

Essa é a primeira vez que que Akuma acha um lutador que conseguia enfrentar, então, ele sorriu e disse "Você será um lutador que terá o único prazer de me enfrentar em uma batalha real." Então, Akuma fugiu, logo após deixar Kairi bem fraco depois de uma longa batalha. Akuma se pergutava a todo momento, como tal poderia ser tão forte. Após isso, Kairi não queria mais saber de recuperar sua memória, lembrar de suas origens, ou família. Seu único objetivo, era punir Akuma por colocar um espírito malígno em seu corpo, que queimava em uma dor infinita a cada segundo que se passava, e somente derrotando Akuma, ele poderia libertar seu corpo.

Em Street Fighter EX 2, Kairi finalmente derrota Akuma, e parte novamente em uma busca pelo guerreiro mais forte do planeta. Sabendo da morte de Akuma, sua irmã Hokuto fica preocupada com seu irmão, e parte em sua busca. Infelizmente, ao encontrá-lo, ela passa a seguir o mesmo caminho obscuro que seu irmão, e Nanase passa a ser a única que pode salvá-los das trevas.

Em Street Fighter EX 3, Kairi retorna à luz, motivado pela bondade do coração de Nanase. Pelo fato de Hokuto agora inclusa em forças malígnas, Kairi tenta retornar sua irmã à luz. Após um desferir um soco contra o outro, os dois são jogados para longe, onde ficam feridos e imóveis.

Cycloid-β[editar | editar código-fonte]

Os Cycloids, tanto o Beta quanto o Gama, consistem em seres modelo 3D de um humanóide sem características faciais. Seus ataques são uma mistura de outros personagens e não possuem falas. Suas origens são desconhecidas.

O Cycloid-β (サイクロイド-β, Saikuroido Bēta?) possui ataques de Kairi, Blair, Skullomania, Pullum, Allen, Ryu, Chun-Li, Akuma, D. Dark e Garuda.

Cycloid-γ[editar | editar código-fonte]

Os Cycloids, tanto o Beta quanto o Gama, consistem em seres modelo 3D de um humanóide sem características faciais. Seus ataques são uma mistura de outros personagens e não possuem falas. Suas origens são desconhecidas.

O Cycloid-γ (サイクロイド-γ, Saikuroido Ganma?) possui ataques de Ken, M. Bison, Pullum, Guile, Darun, Skullomania, Blair, Chun-Li, Cracker Jack, Akuma e Garuda.

Cycloid[editar | editar código-fonte]

Em Street Fighter EX 2, existe um terceiro Cycloid, que alguns consideram ser Cycloid-α ou Cycloid Alpha. Como o artista Edayan na época fez duas ilustrações idênticas, somente com cores diferentes (azul e vermelho), a versão azul sendo muito similar ao Cycloid-β , muitos deduziram que o vermelho seria Cycloid-α. A verdade é que ele não tem storyline, só aparece nas fases bônus, e seu nome aparece somente como Cycloid (サイクロイド, Saikuroido?). Além disso, em relação as cores, existe um terceiro "uniforme" para esse Cycloid, na cor verde, sendo visto somente através de códigos habilitados através de um acessório utilizado para burlar os videogames.

Hayate[editar | editar código-fonte]

Hayate (ハヤテ?) é um personagem que aparece apenas na série Street Fighter EX da Arika. Ele aparece pela primeira vez em Street Fighter EX 2 para arcade. Hayate é um espadachim japonês da aldeia de Kukunochi cujo pai era o herói lendário que selou a besta de Orochi. Quando Orochi escapa de sua prisão e seqüestra uma moça do santuário local, Hayate mata o demônio como seu pai fez antes dele. Hayate se torna o novo guardião da aldeia. Hayate fica marcado por ser o único personagem a partir do original Street Fighter EX 2 que não volta na versão arcade de Street Fighter EX 2 Plus. Ele aparece na versão para PlayStation como um personagem oculto.

Nanase[editar | editar código-fonte]

Nanase (七瀬?) é irmã de Hokuto e Kairi, e faz parte de um clã ninja Bushinryuu, além de ser mestra do estilo de luta de Mizugami. Ela entra no torneio para tentar salvar seus dois irmãos, que sucumbiram ao lado maligno. Kairi, começou a possuir perigosas habilidades, fazendo com que o clã o perseguisse, mas com a perda de sua memória, o seu exílio era o bastante. Ele desaparece e cai no controle de Akuma. Hokuto sai para procurá-lo e termina, assim como seu irmão, caindo no controle de Akuma. Graças à bondade de seu coração, Nanase consegue trazer seu irmão de volta à luz e ele agora tenta salvar Hokuto, enfrentado-a em uma batalha.

Shadowgeist[editar | editar código-fonte]

O homem que é agora Shadowgeist (シャドウガイスト, Shadougaisuto?) era uma pessoa normal. Ele viveu sob uma ditadura cruel, perdeu a esposa e a filha por causa do governo opressor (os detalhes dos eventos dos assassinatos são vagas). Movido pela vingança e desprezo, Shadowgeist resolve encontrar os responsáveis pela tragédia e fazê-los pagar.

Sharon[editar | editar código-fonte]

Sharon (シャロン?) é uma bela assassina e espiã empregada por um governo desconhecido. Ela entra no torneio provavelmente atrás de seu alvo, que não foi revelado. Há boatos que seu alvo seria sua própria irmã, Blair Dame, que em Street Fighter EX, faz companhia a Pullum e Darun, na empreitada de Pullum em vingar seu avô. Seu estilo de luta difere totalmente do de sua irmã, enfatizando movimentos e agarrões rápidos. Carrega sempre consigo uma pistola e um rifle, porém, ela prefere ter uma luta justa com seu oponente, raramente utilizando-os. É praticante de Savate e é uma das lutadoras mais rápidas. Seus movimentos mais marcantes são Hell Fire e o Assault Rifle onde ela finalmente utiliza as duas armas de fogo que carrega.

Area[editar | editar código-fonte]

Area (エリア, Eria?) é uma bela jovem, com grande inteligência. É filha de um inventor, que lhe deu um nome bastante peculiar. Ela está no torneio testando as últimas invenções de seu pai, um sistema de armas, que inclui um patins foguete e um braço biônico gigante. Area acredita que os lutadores que participam no torneio, são verdadeiros robôs de batalha.

Ela é a única lutadora da série Street Fighter, incluindo os jogos que fazem parte da crolonogia oficial, que utiliza patins para lutar.

Vulcano Rosso[editar | editar código-fonte]

Um misterioso combatente vestido com extravagância. Vulcano Rosso (ヴルカーノ・ロッソ, Vurukāno Rosso?) carrega um fardo de dor. Desde que sua sua amada foi morta, seu único pensamento é de vingança. Vulcano Rosso é um guerreiro que luta para vingar sua namorada assassinada. Ele tem a capacidade de criar ataques violentos e perigosos ataques que utilizam erupções de lava vulcânica. Seu nome é a tradução italiana de "Red Volcano". Ele aparece pela primeira vez como um personagem em Street Fighter EX 2 Plus.

Ace[editar | editar código-fonte]

Ace (エース, Ēsu?) é um agente secreto que pode copiar movimentos de outros lutadores, e também a "versão final" dos Cycloids. Suspeita-se que seja um ciborgue com poderes super sônicos enviado pelo governo para coletar dados das armas secretas na base da Shadaloo, e o que provavelmente era o "Psycho Drive", de Bison, se baseando nos finais de Bison e Ace em SFEX. Porém o enredo da Arika é muito confuso. O jogador pode comprar golpes especiais para Ace, além de super e meteor combos (que são retirados de outros personagens das séries de SFEX) no character edit mode.

Introduzidos na série Street Fighter: The Movie[editar | editar código-fonte]

Blade[editar | editar código-fonte]

Blade (ブレード, Burēdo?) é um personagem do jogo Street Fighter: The Movie. Ele e seus "clones" Arkane, Kyber e F7, são personagens exclusivos desta série, além de Captain Sawada. Blade é um cyborg trabalhando para o ditador M. Bison (os chamados Bison Troopers). Ele foi um dos quatro soldados de Bison a serem experimentados e transformados em ciborgues. Sua missão é eliminar Guile e suas forças (A.N.). Na realidade, há rumores que Blade seja na verdade Gunloc, irmão de Guile que estava em uma missão secreta para descobrir mais sobre a Shadaloo e foi capturado.

Na batalha, Blade usa ataques que envolvem facas e tazers. O estilo de luta de Blade é comparado a vários personagens da série Mortal Kombat. Os ciborgues, como um todo, são semelhantes na aparência, mas tinham uniformes de cores diferenciadas, semelhantes aos ninjas Scorpion, Sub-Zero, Reptile, etc. Nas versões para videogames domésticos de Street Fighter: The Movie, a Capcom retirou os cyborgs.

Kenya Sawada[editar | editar código-fonte]

Capitão Sawada (キャプテン・サワダ, Kyaputen Sawada?) é um personagem do filme Street Fighter (1994) e do jogo de luta Street Fighter: The Movie. Sawada é um militar das o A.N. (Allied Nations) que serviu com Guile na épica missão de combate contra M.Bison e a Shadaloo. Ele é um personagem exclusivo desta série.

Arkane[editar | editar código-fonte]

Personagem idêntico à Blade. A diferença está no seu uniforme, que é azul. Além disso, ele utiliza golpes elétricos.

Khyber[editar | editar código-fonte]

Se diferencia de Blade por usar uniforme amarelo e ataques de fogo.

F7[editar | editar código-fonte]

Outro "sósia" de Blade. Usa uniforme preto e mescla ataques dos outros soldados.

Personagens da série Final Fight[editar | editar código-fonte]

Guy[editar | editar código-fonte]

Um mestre-ninja, caracterizado por usar um traje vermelho. Guy é seguidor do caminho Bushido, e também um estudante da escola Ninjitsu Bushinryu Ninpou, representando a 39º geração de estudantes desta arte. Ele é um guerreiro de honra, e luta como tal, sempre tentando vencer limpo, sem usar nenhum truque sujo. Guy treinou desde muito pequeno na escola Ninjitsu, e seu mestre foi uma lenda do Ninjitsu, Zeku (que por sua vez foi treinado pela maior lenda ninja viva, Genryusai). Na escola ele treinou junto com as filhas de Genryusai, que foram iniciadas por Zeku porque Genryusai era muito velho para ensiná-las. Seus nomes eram Rena e Maki, Guy instantaneamente se apaixonou por Rena, que não era uma estudante muito habilidosa do Ninjitsu, e acabou largando o ofício de ninja. Eles decidiram se casar, mas somente após Guy encontrar a sua "verdadeira missão".

E sua verdadeira missão veio depois de muitos anos de treinamento sob as ordens de Zeku, em um momento da vida de Guy em que ele se considerava um mestre do caminho Bushido e do Ninjitsu. No entanto, Zeku negou isso, dizendo que enquanto Guy não havia provado a si mesmo ser um verdadeiro mestre, e que ele devia continuar procurando seu próprio caminho. Inicialmente Guy pensou que ele deveria lutar constantemente e derrotar quantos inimigos ele pudesse para provar quão valioso ele era, para se tornar um mestre. De fato, nesse tempo aconteceu o mesmo com os amigos de Guy, de um dojô vizinho mantido pelo grande mestre Gouken, uma grande lenda do Karate Shotokan.

Guy se tornou amigo dos melhores discípulos de Gouken, Ryu e Ken, e todos os três fizeram suas próprias viagens para encontrar suas razões para lutar. No entanto, Guy logo soube que seu mestre estava certo, ele não era ainda um mestre do Ninjitsu, e apenas seguir o caminho do Bushido não era o bastante, lhe faltava ainda alguma coisa que ele próprio deveria descobrir para manter o caminho Bushido vivo. Quando Guy soube disso, ele tornou-se um verdadeiro mestre do Bushido também.

Durante suas viagens, Guy foi diversas vezes aos EUA, onde encontrou uma segunda casa em Metro City. Não era o lugar mais agradável do mundo, cheio de gangues de criminosos, como a Mad Gear. Em Metro City, Guy fez novos amigos, como Mike Haggar e Cody. Durante duas vezes ele ajudou a eliminar a escória de Metro City, primeiro com o objetivo de resgatar a filha de Haggar, Jessica, que estava nas mãos da Mad Gear e depois para aniquilar a gangue Skull Cross. Guy foi o elo principal da queda de ambos os grupos, trazendo assim muito ódio sobre si de qualquer ex-membro das gangues.

Guy treinava para achar o verdadeiro poder do Bushinryu, assim como se tornar o próximo mestre Bushinryu. Certo dia, seu mestre e também 38º mestre Bushinryu, Zeku, finalmente veio até ele e o desafiou pelo título de mestre Bushin. Diz a lenda que só pode haver um único Bushin com o título de Mestre Bushin em cada geração, e por isso Guy e Zeku travaram uma grandiosa batalha, sem ódio, tendo sido Guy o vencedor. Após a batalha Zeku disse a Guy sobre o novo mal que estava vindo com força total, a Shadaloo; e que era o dever de um lutador Bushin enfrentar este mal. Com isso Zeku foi embora e nunca mais foi visto, tendo Guy finalmente se tornado o 39º mestre da arte do Bushinryu.

Cody[editar | editar código-fonte]

Cody Travers é personagem do jogo Final Fight é faixa preta em Karatê que ele treina desde os nove anos de idade. Era considerado um garoto prodígio no seu dojô, embora sua índole não fosse das melhores, uma vez que muitas vezes jogava sujo para ganhar os combates, como jogar areia nos olhos do oponente, batia com ferramentas no adversário ou mesmo esconder uma faca em seu sapato para atacar oponentes desprevenidos com ela. Cody vive em Metro City, onde se juntou com Guy e Haggar para salvar sua namorada, Jessica, da gangue Mad Gear. Apesar da Capcom tratar pouco do motivo de sua prisão, simplesmente afirma que ele se metia em brigas e foi preso por isso. Ele é um loiro, pele clara, que usa roupa listrada de ladrão, usa algemas e tem a mão enfaixada, e usa um par de sapatos pretos, costuma andar na rua com essas roupas de ladrão.

Maki Genryusai[editar | editar código-fonte]

Maki Genryusai (源柳斉 真紀, Genryūsai Maki?), ou simplesmente Maki (マキ?), é uma ninja moderna e expert do estilo Bushin. Irmã de Rena, Maki almejava se tornar 39º mestra bushin, entretanto, Guy foi escolhido por Zeku para o posto. Desde então, ela treina duro para um dia vencer Guy e se tornar a 40º mestra. Maki possui cabelos compridos e loiros, presos num firme rabo de cavalo. Suas vestes ninjas são de cor vermelha, curtas, facilitando seus golpes. Sua primeira aparição foi em Final Fight 2, lançado exclusivamente para o Super Nintendo. É uma das muitas personagens japonesas sem nenhum traço oriental. Nas versões portáteis do game Street Fighter Alpha 3, a bela ninja carrega uma tonfa, arma previamente usada por ela no jogo Final Fight 2.

Maki faz parte do elenco da Capcom no jogo Capcom vs. SNK 2.

Sodom[editar | editar código-fonte]

Sodom (ソドム, Sodomu?) fez sua primeira aparição no Beat-em-up Final Fight como chefe da segunda fase. Em seu passado, Sodom foi um lutador de luta livre clandestina e promotor de lutas trabalhando para Mad Gear que desafiava oponentes em um ringue escondido dentro do metrô de Metro City.

Sodom reapareceria na franquia Street Fighter em Street Fighter Alpha e suas sequências, Street Fighter Alpha 2 e Street Fighter Alpha 3. Na história da série, Sodom procura reconstruir a gangue Mad Gear sob sua nova liderança ao derrotar seu velho nemesis Guy (protagonista de Final Fight). No final de Street Fighter Alpha ele consegue reagrupar alguns dos antigos membros da gangue (incluindo Rolento, que aparece nas sequências Alpha 2 e 3 como personagem selecionável, Poison e Andore/Hugo de Street Fighter III) apenas para ser ridicularizado por causa no novo nome que escolheu para a gangue (que é ilegível). Em Alpha 2 ele viaja para o Japão, procurando por novos membros para sua gangue e se encontra num ringue de sumô, onde é desafiado por E. Honda. Em Alpha 3 ele se acha envolvido na organização criminosa Shadaloo e termina por destruir a base de M. Bison (juntamente com a máquina "Psycho Drive") por atravessá-la com seu caminhão. Pelo curso da série o que permanece é o profundo respeito que ele tem por Rolento e Guy como guerreiros.

Sodom também aparece em Final Fight Revange, um jogo de luta 3D que é um spin off da série original. A história se passa pouco depois do primeiro Final Fight e mais ou menos no mesmo período da série Alpha. Enquanto dois personagens chamados Sodom e Gamorrah aparecem no anime Street Fighter II V como guarda costas do vilão Lean, foi confirmado que este não é o mesmo Sodom de Final Fight, mas um personagem totalmente novo.

Rolento Schugerg[editar | editar código-fonte]

Rolento F. Schugerg (ロレント・F・シュゲルグ, Rorento F Shugerugu?), ou simplesmente Rolento, é um personagem original das séries Final Fight com aparições em Street Fighter Alpha. Ele é o terceiro personagem de Final Fight na série Street Fighter Alpha, após Guy e Sodom, introduzidos no primeiro jogo da trilogia. Ele aparece pela primeira vez em Street Fighter Alpha 2, após inclusão de Guy e Sodom. Ele luta usando muitas das mesmas técnicas que ele usa no Final Fight. Rolento já não se contentava em ser um lacaio da gangue Mad Gear, mas procura criar sua própria nação utópica. Seu oponente final é Guy. Depois de derrotar Guy, ele aterroriza as ruas de Metro City.

Em Street Fighter Alpha 3, Rolento, lembrando Cody Travers como um poderoso lutador inimigo do passado, procurou por ele para tentar recrutá-lo para seu exército. Quando finalmente encontrou Cody em um uniforme da prisão e algemas, Rolento desanimou-se. Ele queria que o herói de Metro City voltasse a ser como antes, e não um solitário condenado. De todo jeito não adiantaria, pois Cody havia se recusado a participar de qualquer maneira. Por fim, confronta-se com M. Bison depois de roubar armas da Shadaloo para seu exército. Sodom, que havia seguido secretamente Rolento, percebe que Rolento não perdeu de vista os ideais megalomaníacos da Mad Gear. Decidem então trabalhar em conjunto para usar esses "valores" e construir sua grande nação utópica.

Rolento também participa de outros jogos além das séries Final Fight e Street Fighter. Ele faz parte do elenco da Capcom em Capcom vs. SNK 2 e está confirmado no crossover Street Fighter x Tekken.

Hugo[editar | editar código-fonte]

Hugo (ヒューゴー, Hyūgō?) é um massivo profissional de luta livre da Alemanha. Hugo é baseado em Andore, personagem inimigo de Final Fight, sendo este modelado em homenagem a André the Giant. Como Andore, Hugo veste uma camisa rosa com pintas de leopardo, combinando com calças e cinto coloridos, Hugo e Andore são ditos como sendo a mesma pessoa, sendo assim Hugo Andore. Sua agente Poison, que aparece antes e depois da luta, também foi uma personagem inimiga do mesmo jogo. Em Street Fighter III, Hugo desenvolve uma rivalidade com Alex.

Em Street Fighter III: 2nd Impact, Hugo é o único personagem cujo oponente final não é fixo. Em adição a Gill, Hugo também pode lutar contra Ryu, Elena ou Necro. Ele forma dupla com o rival derrotado em seu final. Em seu final em Street Fighter III: 3rd Strike, Hugo lidera o "Grande Exército da Luta Livre" (Huge Wrestling Army), um time de luta livre profissional composto dele mesmo e todos os outros personagens de 3rd Strike.

Hugo reaparece em outros jogos, como em SNK vs. Capcom: SVC Chaos e Street Fighter x Tekken.

Haggar[editar | editar código-fonte]

O prefeito de Metro-City participou do cancelado Capcom Fighting All-Stars, de Namco × Capcom, de Marvel vs. Capcom 3: Fate of Two Worlds e de Ultimate Marvel vs. Capcom 3.

Poison Kiss[editar | editar código-fonte]

Aparentemente, Poison, é atualmente, empresária de Hugo. Estaria no cancelado Capcom Fighting All-Stars e está em Street Fighter x Tekken Ultra Street Fighter IV

Outros personagens[editar | editar código-fonte]

Cyborg[editar | editar código-fonte]

Cyborg similar aos robôs usados pela Shadaloo (Em Street Fighter II: The Animated Movie) para tirarem informações de valiosos lutadores. Funcionavam como espiões. Tinham câmeras anexadas em um dos olhos para levar imagens até a central da Shadaloo. Apareceu em Street Fighter II: Movie, também conhecido como SF The Interactive Movie.

Kevin Striker[editar | editar código-fonte]

Kevin é um policial ciborgue que vive no futuro, combatendo parasitas a serviço da Galaxy Police (Divisão de Crimes Graves), e possui o codinome Type Valentine MX-5. É um spin-off da série, e na versão norte-americana, teve seu nome mudado para Ken.

D.D., Rook e Death[editar | editar código-fonte]

Personagens protagonistas de Capcom Fighting All-Stars, junto com Ingrid, que acabou sendo a única reaproveitada em outros jogos.

Referências

  1. Biografia de Vega (Street Fighter) (em inglês). IGN.
  2. Biografia de Charlie (Street Fighter) (em inglês). IGN.
  3. All About Capcom Head-to-Head Fighting Game 1987-2000, página 347
  4. All About Capcom Head-to-Head Fighting Game 1987-2000, página 310
  5. All About Capcom Head-to-Head Fighting Game 1987-2000, página 320
  6. All About Capcom Head-to-Head Fighting Game 1987-2000, página 340
  7. "É provável que ele tenha sido um protótipo de Balrog (M.Bison no Japão), julgando pela aparência e perfil." (その外見やプロフィールなどから察するに, おそらくM.バイソンの原型と思われる。, Sono gaiken ya purofiiru nado kara sassuru ni, osoraku Emu Baison no genkei to omowareru.?)
  8. All About Capcom Head-to-Head Fighting Game 1987-2000, página 345
  9. Capcom. Street Fighter Alpha 3 MAX. Capcom. Perfil de introdução de Eagle.
  10. Final de Rose em Street Fighter Alpha 2. VGMuseum.
  11. Final de Rose em Street Fighter Alpha 3. VGMuseum.
Sites

Ligações externas[editar | editar código-fonte]