Ti Ti Ti (2010)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Ti Ti Ti
Logotipo da telenovela
Informação geral
Formato Telenovela
Duração 60 minutos
Criador(es) Maria Adelaide Amaral
(Adaptação)
Cassiano Gabus Mendes
(Obra original)
País de origem  Brasil
Idioma original Português
Produção
Dire(c)tor(es) Jorge Fernando1
Elenco Murilo Benício
Alexandre Borges
Cláudia Raia
Ísis Valverde
Malu Mader
Caio Castro
Mayana Neiva
Humberto Carrão
Guilhermina Guinle
Dira Paes
Maria Helena Chira
Christiane Torloni
Guilherme Winter
Juliana Alves
Sophie Charlotte
Marco Pigossi
Giulia Gam
André Arteche
Elizângela
Rafael Cardoso
Juliana Paiva
Leopoldo Pacheco
Marco Ricca
ver mais
Tema de abertura "Ti Ti Ti", Rita Lee2
Tema de
encerramento
"Ti Ti Ti", Rita Lee
Exibição
Emissora de
televisão original
Brasil Rede Globo
Formato de exibição 480i (SDTV)
1080i (HDTV)
Transmissão original 19 de julho de 20103 - 18 de março de 2011
Nº de episódios 209
Cronologia
Último
Último
Tempos Modernos
Morde & Assopra
Próximo
Próximo
Programas relacionados Ti Ti Ti (1985)
Portal Séries de televisão · Portal Televisão
Projeto Televisão · Projeto Entretenimento

Ti Ti Ti é uma telenovela brasileira, produzida e exibida pela Rede Globo de 19 de julho de 2010 à 18 de março de 2011, foi gravada em São Paulo e em Belo Horizonte em 209 capítulos. Baseada na telenovela homônima de Cassiano Gabus Mendes, Ti Ti Ti incoporou ao seu enredo duas tramas de Plumas e Paetês, assim como personagens de Elas por Elas, Locomotivas e Meu Bem, Meu Mal. Escrita por Maria Adelaide Amaral, com direção de Marcelo Zambelli, Maria de Médicis e Ary Coslov, e com o ator e diretor Jorge Fernando acumulando as funções de diretor-geral e diretor de núcleo, foi a 77ª "novela das sete", e a primeira a ser transmitida em alta definição no horário. Substituiu Tempos Modernos4 5 6 7 8 9 e foi substituída por Morde & Assopra.

Murilo Benício, Alexandre Borges, Cláudia Raia, Malu Mader, Christiane Torloni, Dira Paes, Humberto Carrão, Mayana Neiva, Juliana Paiva, Guilherme Winter, Marco Ricca, Giulia Gam, Fernanda Souza, Mauro Mendonça, Thaila Ayala, Marco Pigossi, Leopoldo Pacheco, Maria Helena Chira, Rafael Cardoso, Juliana Alves, Elizângela, Sophie Charlotte, Guilhermina Guinle, Caio Castro e Ísis Valverde interpretaram os papeis principais numa trama centrada na rivalidade entre os personagens "Ariclenes Martins", interpretado por Murilo Benício, e "André Spina", interpretado por Alexandre Borges.10

A novela passou a ser exibida no canal SIC, de Portugal, a partir de 13 de dezembro de 2010, terminando em 16 de setembro de 2011.11

Índice

História[editar]

A autora Maria Adelaide Amaral junta histórias e personagens de outras duas novelas apresentadas pela Globo, ambas de autoria de Cassiano Gabus Mendes. A novela Ti Ti Ti de 1985 teve excelente audiência e, entre as tesouradas dos costureiros, empolgou o público feminino com o batom Boka Loka, lançado por Victor Valentim (personagem vivido por Luiz Gustavo). Marcela, na novela Plumas e Paetês, foi muito bem interpretada por Elizabeth Savalla. Em Plumas e Paetês, houve um fato inusitado: Cassiano Gabus Mendes teve de se afastar por motivos de saúde e Silvio de Abreu assumiu o seu lugar. Este transformou Marcela de mocinha simples, ingênua e bem intencionada em uma vilã que morria ao final. Diferente desta nova versão de Maria Adelaide, onde Ísis Valverde ficou até o fim da trama.

Enredo[editar]

Gtk-paste.svg Aviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo.

Na infância, Ariclenes Martins e André Spina moraram na mesma vila no Belenzinho e desde então se odeiam mutuamente. André virou Jacques Leclair, um estilista com seu próprio ateliê, com criações interessantes, mas um pouco exageradas. Já Ariclenes nunca deu muito certo na vida. Cheio de sonhos de grandeza, hoje ele é divorciado de Suzana Martins, a importante editora chefe da Revista Moda Brasil. Com ela Ariclenes tem um filho: Luis Otávio Martins (Luti)

As rivalidades de Ariclenes e André só aumentam quando Ari decide entrar no mundo da moda, como o estilista espanhol Victor Valentim. Para isso ele vai contar com a ajuda de Marta, uma ex-namorada de André, que tem três filhos: Gabriela, namorada de Luti, Amanda, que está se dedicando à carreira de modelo, e Ângelo, que é namorado de Help, que trabalha na Revista Moda Brasil; de Nicole, que tem uma filha, Desirée, e cuida da sobrinha de caráter duvidoso Stéfany; e de seu melhor amigo Chico. Além de Marta, Nicole, Desirée e Chico, Ari contará com a ajuda de uma misteriosa velhinha chamada Cecília. Com problemas mentais, Ari decide cuidar dela e, em troca, ela faz os vestidos que ele assinará como de Victor Valentim. Desirée está de casamento marcado com Armandinho, seu namorado desde a infância, e que mora com a avó, Dona Mocinha, uma velha misteriosa que é pobre mas vive emprestando dinheiro para todo mundo e ninguém sabe onde ela consegue tanto dinheiro. A escolha de Desirée de ser modelo vai colocar a relação dela com Armandinho em xeque, pois ele não aceitará a profissão de sua noiva. Além disso, o casal tem de conviver com as constantes armações de Stéfany, que morre de inveja da prima.

Jacques Leclair mora com Júlia, que chama de mãe, mas na realidade ela é sua tia. A mãe verdadeira de Jacques, no passado, abandonou o filho e nunca mais apareceu. Devaneios de Cecília deixam claro que ela é a mãe de André/Jacques. Na casa de Jacques moram seus 4 filhos: Pedro, Valquíria, Lipe e Mabi. Para piorar a guerra entre André e Ariclenes, os jovens filhos deles Valquíria e Luti acabam se envolvendo numa relação de cão e gato. Os modelos de Jacques Leclair são um tanto quanto exagerados e é aqui que entra a espevitada Jaqueline Maldonado, uma jovem cheia de grandes amizades no mundo fashion, que vai se apaixonar por Jacques e fazer de tudo para ajudá-lo a crescer dentro do mundo da moda paulistana. Para isso, Jaqueline vai se separar de seu marido, o mau-caráter Breno, e criar uma inimizade com sua filha Thaísa.

Suzana, a ex-mulher de Ariclenes, trabalha na conceituada revista Moda Brasil, que pertence à Editora Gustavo Sampaio. Gustavo Sampaio é um homem muito rico, que com muito cuidado cuida da mulher, Bruna, que tem câncer. O casal tem dois filhos: Edgar e Osmar, que é homossexual e não é aceito por seu pai. Osmar mora em Belo Horizonte e tem um namorado, o jovem Julinho, que há muitos anos não vê sua mãe. Osmar e Julinho são os dois melhores amigos da sonhadora Marcela.

Marcela é uma jovem que está namorando Renato Villa. Ela acha que ele é pobre, mas na verdade ele é muito rico, filho de Giancarlo Villa, dono de uma das maiores fortunas do Brasil. Giancarlo é ex-marido de Stela Sanches, uma importante jornalista do mundo da moda e mãe de Renato. Marcela acaba engravidando e, sem saber que seu namorado é rico, ela conta a Renato, que a acusa de dar o golpe da barriga. Fugindo do namorado e cheia de sonhos, Marcela decide ir junto com Osmar para São Paulo de carro, só que um grave acidente de carro vai mudar o rumo dos acontecimentos. Bruna, a mãe de Osmar e superapegada ao filho, acha que o filho que Marcela está esperando é de Osmar, morto no acidente, e Gustavo vê nisso uma possibilidade da dor de sua esposa ser poupada. Então, Gustavo convence Marcela a fingir ser namorada de Osmar, enquanto ele pagará as despesas de Marcela com a criança, já que Bruna, no estado de saúde em que se encontra, não poderia descobrir que seu filho é homossexual, devido ao fato do quão religiosa e contra isso ela é. Marcela, sem saída, aceita a proposta de Gustavo a meio de poupar Bruna e, em memória de seu melhor amigo, seu filho se passará por filho de Osmar. Quem não gosta nada dessa história é o filho mais velho de Gustavo, Edgar, que acha Marcela uma golpista. Edgar tem uma agência de modelos com Luisa, com quem tem um caso de mais de 7 anos, e está de casamento marcado com Camila Bianchi.

A mãe de Camila, Rebeca, é uma mulher que vive à sombra do marido, Orlando, dono de uma fábrica de tecidos. Orlando acaba falecendo e Rebeca se vê obrigada a cuidar da fábrica, mesmo não entendendo nada do negócio. Nessa empreitada, Rebeca contará com a ajuda de Gino, um dos empregados da fábrica. Rebeca também é mãe do irresponsável Jorgito, que vai se apaixonar por Desirée. Renato, arrependido do que fez com Marcela e depois de uma temporada em Londres, volta ao Brasil, o que vai gerar a maior confusão porque Marcela, aos poucos, vai se apaixonar mutuamente por Edgar. Enquanto isso, a ascensão de Victor Valentim preocupa cada vez mais Jacques Leclair, ainda mais quando ele descobrir que seu rival desde a infância agora também será seu rival em sua vida profissional. A guerra entre os dois vai se acirrar cada vez mais e isso vai gerar o maior ti ti ti.

Gtk-paste.svg Aviso: Terminam aqui as revelações sobre o enredo.

Elenco[editar]

Murilo Benício interpretou o protagonista Victor Valantim.
Ísis Valverde interpretou a protagonista Marcela.
Cláudia Raia interpretou a protagonista Jaqueline.
Caio Castro interpretou o protagonista Edgar.
Sophie Charlotte interpretou a vilã Stéfany.
Ator Personagem
Murilo Benício Ariclenes Martins (Ari/Victor Valentim)12 13
Alexandre Borges André Spina (Jacques Leclair)12 14 15
Cláudia Raia Jaqueline Maldonado Salmerón (Jaque/Irmã Desgosto)12 16 17 18
Ísis Valverde Marcela de Andrade12 19
Caio Castro Edgar Sampaio12 20 21
Malu Mader Suzana Martins12 22
Christiane Torloni Rebecca Bianchi12 23 24
Eva Todor Kiki Blanche25
Sophie Charlotte Stéfany Oliveira12
Rafael Zulu Adriano Novaes12
Mayana Neiva Desirée Oliveira12 26
Guilhermina Guinle Luísa Salgado12 27 28
Juliana Paiva Valquíria Spina (Val)12
Humberto Carrão Luís Otávio Martins (Luti)12
Maria Helena Chira Camila Bianchi12
Elizângela Daguijane Oliveira (Nicole)12
Juliana Alves Clotilde Matoso12
Giulia Gam Bruna Soares Sampaio12 29 30 31
Guilherme Winter Renato Villa12 32
Alexandre Slaviero Armando das Cruzes Maragoli (Armandinho)12
Marco Ricca Higino Oliveira (Gino)12
Leopoldo Pacheco Gustavo Sampaio12
Dira Paes Marta Moura12
Fernanda Souza Thaísa Maldonado Rodrigues12 20 33
Luis Gustavo Mário Cury (Mário Fofoca)12 34 35
Nicette Bruno Júlia Spina12 36 37
Mauro Mendonça Giancarlo Villa12 38
Marco Pigossi Pedro Luis Spina12
Rafael Cardoso Jorgito Bianchi12 39
Tato Gabus Mendes Breno Rodrigues12
Mônica Martelli Dorinha Bacelar12
Betty Gofman Maria do Socorro (Help/Miss Help Adams/Maria do Piolho)12
Mila Moreira Stela Sanches12
Thaila Ayala Amanda Moura12
André Arteche Júlio Santana (Julinho)12
David Lucas Luis Felipe Spina (Lipe)12 39
Carolina Oliveira Gabriela Moura (Gabi)12
Rodrigo Lopéz Francisco da Silva (Chico/Francisco Torrão)12
Cacau Protásio Fátima
Carolinie Maria Eduarda (Madu)12
Maria Célia Camargo Dona Mocinha Maragoli (Alaíde Pimenta)12
Clara Tiezzi Maria Beatriz Spina (Mabi/Beatrice M)12
Ricardo Duque Francis Fiúza12
Priscila Camargo Valdete12
Hilda Rebello Olga Franco12
Maria Carol Maria de Lourdes Mesquita (Lurdinha)12
Yaçanã Martins Penha Mesquita12
Marcos Tumura Vicky12
Marcelo Barros Wagner12
Júlio Oliveira Ângelo Moura (Anjinho)12
Izabella Bicalho Irina12
Christiana Kalache Graça
Sílvio Pozatto Tony (Toninho)
Rosanna Viegas Rosário12
Theodoro Cochrane Dr. Queiroz12
Ana Paula Pedro Teca12
Dorival Carper Ed Silveira12
Thiago Picchi Helinho12 40 41
Rômulo Medeiros Evandro12
Lucia Bronstein Magali12
Felipe Luhan Fábio Mendes (Fabinho)12
Viviane Netto Paula12
Fabio Bianchini Ramiro12
Rodrigo Serrano Alfredo (Alfredão)
Paula Bicalho Vitória (Vi)12
Bebel Ambrósio Milena Ramos de Araújo (Mi)12
Michel Max Ricky12
Cris Rebelo Kátia12
Daianny Cristian Aparecida (Cida)12
Rodrigo Cury Cadu12
Tathiane Campos Priscila Prado Ribeiro (Pri)12
Gustavo Leão Osmar Soares Sampaio
Débora Falabella Isabel Campos Dimeri
Marcos Frota Massa
Nuno Leal Maia Professor Cassiano Motta / Victor Valentim
Drica Moraes Teresa Batalha
Paulo Goulart Orlando Bianchi
Débora Olivieri Irmã Tormento (Esmeralda)
Giordanna Forte Irmã Martírio
Daniela Escobar Daguilene Oliveira (Pâmela)
Sidney Sampaio Érico
Vera Zimmerman Divina Magda (Magda Mendes)
Walter Breda Coronel Gastão Malta
Maria Zilda Bethlem Madame Gigi (Gildete Malta)

Trilha sonora[editar]

A trilha sonora nacional da novela foi lançada em agosto de 2010 pela Som Livre e foi dividida em dois CDs; a internacional também foi dividida em dois CDs.

Audiência[editar]

A novela estreou com média de 29 pontos e picos de 32, a mesma audiência da estreia da antecessora, Tempos Modernos.42 Seu segundo capítulo já teve um acréscimo, marcando uma média de 30 pontos. Gradualmete a novela aumentou significativamente a audiência do horário, perdida por sua antecessora.43 Sua maior audiência, até então, ocorreu no dia 11 de janeiro de 2011, quando a trama marcou média de 36 pontos, chegando a 41 pontos de pico.44 Sua menor audiência foi de 20 pontos, registrada no dia 4 de setembro de 2010, um sábado.45 . Em seu último capítulo, porém registrou seu novo recorde e marcou 37 pontos, com picos de 41 e 64% de share e participação. Sua média geral foi de 30 pontos, atingindo assim a meta estabelecida pela emissora. Está na lista das novelas das sete mais assistidas nos últimos anos46 .

Exibição internacional[editar]

Assim como as telenovelas Cama de Gato, Escrito nas Estrelas e Passione, as séries As Cariocas, S.O.S. Emergência e Força-Tarefa, Ti Ti Ti foi vendida para países como: Nicarágua, Porto Rico, Chile, Costa Rica, Bolívia, El Salvador, Uruguai, Peru, Paraguai, República Dominicana, Equador, Honduras, Argentina, Portugal, Suécia, Suiça, Canadá, Espanha, Cuba, Alemanha e Estados Unidos hispânico47 . O nome da novela em sua versão espanhola é Cuchicheos, onde a abertura sofre modificações no nome e nas letras dos créditos. Os países que já exibiram, ou estão exibindo a novela:

Prêmios[editar]

Prêmio Arte Qualidade Brasil (2010)

Prêmio Extra de Televisão (2010)

APCA (2010)

Prêmio Paulistanos do Ano (2010)

Capricho Awards (2010)

PopTevê - site "UOL"

Prêmio TV Press (2010)

Prêmio Melhores da Revista da TV (2010)

Melhores do ano - site "Portal O Planeta TV"

Melhores do ano - site "MdeMulher" (Ed. Abril)

Melhores do Ano - Domingão do Faustão (2010)

Prêmio Minha Novela

Troféu Imprensa (SBT)

  • Melhor novela

Troféu Internet (SBT)

  • Melhor novela

Prêmio Contigo! de TV (2010)

Top Of Business (2011)

Remake[editar]

Em 1995, o Canal 13, do Chile, produziu o remake da primeira versão da novela, intitulado El Amor Está de Moda. Foi protagonizada por Roberto Poblete e Fernando Kliche.

Referências

  1. Diretor faz participação na trama (em português). Zero Hora (11 de julho de 2010). Página visitada em julho de 2010.
  2. Música de abertura de "Ti Ti Ti" será cantada por Rita Lee (em português). LR1 (4 de maio de 2010). Página visitada em julho de 2010.
  3. O 'Bafão' da nova novela das sete, estreia dia 19 de julho (em português). Correio Mariliense (11 de julho de 2010). Página visitada em julho de 2010.
  4. Por que 'Tempos Modernos' foi um fiasco (em português). Diário do Vale (22 de junho de 2010). Página visitada em julho de 2010.
  5. Ti Ti Ti: Autora e parte do elenco se reúnem para um café com a imprensa: Maria Adelaide Amaral, Alexandre Borges e Murilo Benício estão em São Paulo (em português). Redação Novelas (26 de maio de 2010). Página visitada em julho de 2010.
  6. Remake de 'Ti Ti Ti' traz de volta personagens antigos com novos traços (em português). EGO (26 de junho de 2010). Página visitada em julho de 2010.
  7. Jimenez, Keila (26 de agosto de 2009). Remake dois em um Novela unirá 'Plumas e Paetês' e 'Ti Ti Ti' (em português). O Estado de S. Paulo. Página visitada em julho de 2010.
  8. Redação Mundo Artísitico. Antigos personagens com novos figurinos (em português). Correio da BR. Página visitada em julho de 2010.
  9. Redação NaTelinha (19 de julho de 2010). Especial "Ti Ti Ti": Vai ser o maior ti ti ti (em português). UOL. Página visitada em 22 de agosto de 2010.
  10. http://fotografia.folha.uol.com.br/galerias/401-elenco-de-ti-ti-ti-assiste-ao-primeiro-capitulo-da-novela
  11. Ti Ti Ti (em português). SIC. Página visitada em 13 de dezembro de 2010.
  12. Erro de citação: Tag <ref> inválida; não foi fornecido texto para as refs chamadas personagens_de_tititi
  13. Paulo Ricardo, Moreira (10 de julho de 2010). Na pele de Victor Valentín, Murilo Benício estrela 'Ti Ti Ti' (em português). Jornal do Brasil. Página visitada em julho de 2010.
  14. Tecídio, Luciana (5 de junho de 2010). Para viver costureiro em 'Ti Ti Ti', Alexandre Borges faz unha e escova (em português). EGO. Página visitada em julho de 2010.
  15. Costureiro em "Ti Ti Ti", Alexandre Borges diz que já investiu em visual rebelde (em português). Folha.com (11 de julho de 2010). Página visitada em julho de 2010.
  16. Moraes, Patrícia (10 de junho de 2010). Cláudia Raia grava cenas de "Ti ti ti" em SP (em português). Quem. Página visitada em julho de 2010.
  17. JAQUELINE MALDONADO – O NOME DA VEZ!
  18. Ti-Ti-Ti: Desfile de Jaqueline acaba em barraco
  19. Panfili, Felipe Panfili; Teixeira, Roberto (28 de abril de 2010). Na pele de Victor Valentim, Murilo Benício estrela 'Ti-ti-ti' (em português). Contigo!. Página visitada em julho de 2010.
  20. a b Fernanda Souza e Caio Castro gravaram 'Ti-ti-ti' no Rio (em português). EGO (17 de junho de 2010). Página visitada em julho de 2010.
  21. Caio Castro deixa `Malhação´ para atuar em `Tititi´ (em português). A Tarde Online (6 de janeiro de 2010). Página visitada em julho de 2010.
  22. Aos 43 anos, Malu Mader diz que nunca fez plástica (em português). Terra (1 de julho de 2010). Página visitada em julho de 2010.
  23. Barros, Luciana; Bazolli, Ana Paula (5 de julho de 2010). Christiane Torloni: "Já estava enjoada do cabelo comprido" (em português). Quem. Página visitada em julho de 2010.
  24. Canal Zap (19 de fevereiro de 2010). Christiane Torloni será uma perua em "Ti Ti Ti" (em português). UOL Televisão. Página visitada em julho de 2010.
  25. Eva todor vive Kiki Blache (em português).
  26. Mello, Juliana (3 de julho de 2010). Em Ti-Ti-Ti, Desirée vira modelo por acaso (em português). Diário Gaúcho. Página visitada em julho de 2010.
  27. Tecidio, Luciana (5 de julho de 2010). Guilhermina Guinle não gosta de homens bonitos (em português). EGO. Página visitada em julho de 2010.
  28. Redação Noveleiros (12 de julho de 2010). Murilo Benício e Guilhermina Guinle: lado a lado em casa e em Ti-ti-ti (em português). Diário Gaúcho. Página visitada em julho de 2010.
  29. Lettiere, Giovani (31 de março de 2010). Giulia Gam será mãe sofrida em Ti Ti Ti (em português). R7. Página visitada em julho de 2010.
  30. Giulia Gam fica loira para a novela 'Ti-ti-ti' (em português). Terra (21 de junho de 2010). Página visitada em julho de 2010.
  31. Giulia Gam sem medo de desafios
  32. Tecidio, Luciana (5 de julho de 2010). Guilherme Winter furou a orelha para fazer 'Ti-ti-ti' (em português). EGO. Página visitada em julho de 2010.
  33. Fernanda Souza dança em cena do primeiro capítulo de Ti-ti-ti: Atriz viverá Thaísa, uma vítima da moda, na próxima trama das sete (em português) (26 de maio de 2010). Página visitada em julho de 2010.
  34. Romani, Francesca (7 de julho de 2010). Personagem Mario Fofoca participará de todo o remake de Ti-Ti-Ti (em português). Diário Gaúcho. Página visitada em julho de 2010.
  35. Luis Gustavo será Mário Fofoca em Ti-ti-ti: Personagem é de outra novela de Cassiano Gabus Mendes (em português). Contigo! Online (25 de maio de 2010). Página visitada em julho de 2010.
  36. Redação Rede Globo (2010). Personagens - Júlia Spina (em português). Globo.com. Página visitada em 6 de janeiro de 2010.
  37. Redação Estrelando (2010). Ti Ti Ti: Nicette Bruno está confirmada (em português). R7. Página visitada em 6 de janeiro de 2010.
  38. Lira, Marcelle (16 de março de 2010). Personagem de Mauro Mendonça morrerá em Passione: Logo depois o ator estará em Ti Ti Ti (em português). Contigo! Online. Página visitada em julho de 2010.
  39. a b Redação Novelas (30 de junho de 2010). Ti-ti-ti: Rafael Cardoso e Fernanda Souza vivem casal de namorados e David Lucas interpreta o filho do glamouroso Jaques Leclair (em português). Rede Globo. Página visitada em julho de 2010.
  40. Redação Novelas (6 de julho de 2010). Ti-ti-ti: Helinho (Thiago Picchi) é o diretor de arte da revista Moda Brasil: Novela das sete que estréia no dia 19 de julho tem direção de Jorge Fernando (em português). Rede Globo. Página visitada em julho de 2010.
  41. Ferreira, Leonardo (6 de julho de 2010). 'Ti ti ti': Thiago Picchi volta à TV na próxima novela das sete (em português). Extra Online. Página visitada em julho de 2010.
  42. Redação Portal O Planeta TV! (19 de julho de 2010). Audiência exclusiva: "Ti Ti Ti" estreia com picos de 32 pontos (em português). Portal O Planeta TV!. Página visitada em julho de 2010.
  43. Redação Portal O Planeta TV! (20 de julho de 2010). Confira as prévias das novelas desta terça (20/07) (em português). Portal O Planeta TV!. Página visitada em julho de 2010.
  44. Redação Portal O Planeta TV! (8 de setembro de 2010). "Ti Ti Ti" bate recorde de audiência. Confira as médias das novelas desta terça (07/09) (em português). Portal O Planeta TV!. Página visitada em 2 de novembro de 2010.
  45. Redação Portal O Planeta TV! (5 de setembro de 2010). Novelas da Globo têm baixa audiência neste fim de semana (em português). Portal O Planeta TV!. Página visitada em 2 de novembro de 2010.
  46. Daniel Ribeiro (18 de março de 2011). Média Geral de "Ti-Ti-Ti" está dentro da meta e aumenta em 5 pontos a audiência deixada por "Tempos Modernos" (em português). RD1. Página visitada em março de 2011.
  47. Globo Tv International (05 de abril de 2011). Globo TV International garante boas vendas no primeiro trimestre do ano (em português). Globo Tv International. Globo.com. Página visitada em 07 de julho de 2011.

Ligações externas[editar]