Tiana (Disney)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Princesa Tiana
Idade 19 anos
Sexo feminino
Espécie humana
Família James (pai, falecido)
Eudora (mãe)
Príncipe Naveen (marido)
Príncipe Ralphie (cunhado)
Rainha de Maldonia (sogra)
Rei do Maldonia (sogro)
Inimigo(s) Dr. Facilie
Criado por John Musker
Ron Clements
Filme(s) A Princesa e o Sapo
Projecto Banda desenhada  · Portal Disney

Tiana é a protagonista principal do filme da Disney de 2009, A Princesa e o Sapo, que é livremente baseado no romance de 2002, The Frog Princess de ED Baker. [1] No início do filme, ela é uma garçonete de um restaurante [2] que vive no bairro francês de Nova Orleans durante a Era do Jazz. Ela é dublada por Anika Noni Rose [3] e é a nona princesa da franquia Disney Princesas, além de ser a única negra. [4]

Desenvolvimento[editar | editar código-fonte]

Tiana foi baseada na personagem Princesa Emma, do romance de E. D. Baker, "The Frog Princess", que foi inspirado pelo conto dos Irmãos Grimm, "O Príncipe Sapo". [5] Ron Clements e John Musker descreveram o romance de Baker como "um toque" no conto de fadas original: "na história a princesa beijou o sapo e em vez de ele se transformar em um príncipe, em seguida, os dois meio que passaram uma aventura juntos". [6]

Clements e Musker falam de Tiana "como alguém que nunca teria sido um grande fã de contos de fadas da Disney". [7] Eles decidiram fazer Tiana como uma afro-americana, simplesmente porque "parecia natural." [5] O produtor executivo John Lasseter descreveu Tiana como "uma heroínas mais "forte" da Disney, ao contrário das outras princesas, ela não está esperando por um príncipe que virá" [8] [9]

Tiana é a primeira princesa negra da franquia Disney Princesas e a segunda princesa americana após Pocahontas. A porta-voz da Disney Heidi Trotta afirmou que: "Tiana será uma heroína na grande tradição do legado Disney, e todos os outros personagens e aspectos da história vão ser tratados com o maior respeito e sensibilidade."

Foi noticiado que um grupo de diferentes mulheres queriam o papel de Tiana. Em fevereiro de 2007, foi relatado que Jennifer Hudson e Anika Noni Rose eram as principais candidatas para a voz de Tiana, e que Alicia Keys foi contactada pelo chefe de estúdio da Disney, Dick Cook, dizendo que queria a cantora fazendo o papel. Mais tarde foi revelado que Tyra Banks foi cogitada para o papel também. Em 19 de abril de 2007, foi confirmado que Anika Noni Rose estaria interpretando a princesa Tiana.

Aparência[editar | editar código-fonte]

Tiana é uma bela jovem de 19 anos com herança afro-americana. Ela é alta e delgada, com uma figura esculpida, tem cabelos de comprimento médio preto geralmente amarrados em um rabo de cavalo baixo, olhos castanhos e um sorriso brilhante. Ela tem covinhas.

Personalidade[editar | editar código-fonte]

Tiana é uma garota determinada e independente que descobre o orgulho em fazer as coisas à sua maneira, sem ajuda de ninguém. Durante as primeiras cenas do filme, Tiana está ocupada ecom seus trabalhos, sem ligar muito para romances. No entanto, Tiana começa gradualmente a se apaixonar por Naveen, e percebe que a coisa mais importante no mundo não é só o sucesso e muito trabalho, mas um equilíbrio entre amizade, amor e diversão.

Anika Noni Rose, a voz de Tiana, disse: "Ela é uma mulher forte que não precisa de ninguém para fazer coisas para ela... Ela quer fazer coisas para si mesma." Ela deve aprender que o equilíbrio é importante na vida, ela precisa de amor e de uma carreira. No bônus de A Princesa e o Sapo, Anika Noni Rose anunciou que ela e Tiana são canhotos.

Aparições[editar | editar código-fonte]

A Princesa e o Sapo[editar | editar código-fonte]

O filme segue a história da garçonete e aspirante a proprietário de um restaurante, Tiana enquanto ela tenta realizar o sonho de seu falecido pai. Na cena de abertura, vemos nossa heroína trabalhando em dois empregos apenas para poupar dinheiro suficiente para proteger o edifício ideal para seu restaurante. Apesar das preocupações de sua mãe, Tiana continua com um único pensamento. Enquanto isso, o príncipe Naveen da Maldonia chegou em Nova Orleans, determinado a melhorar sua situação financeira. Depois de ser cortado por seus pais, Naveen é forçado a casar com uma menina rica ou conseguir um emprego. Logo se torna óbvio que a amiga rica de Tiana, Charlotte La Bouff, é a escolha perfeita. No entanto, espreitando nas sombras, o mestre, Dr. Facilier, um malvado bruxo, se irrita com o descaso que ele recebe dos ricos e poderosos, e resolve armar um plano para transformar o príncipe Naveen em um sapo.

Lawrence se disfarça do príncipe e se prepara para se casar com Charlotte com planos de dividir o dinheiro com Facilier, que tem alguns planos obscuros de sua autoria. Graças a uma circunstância infeliz e um beijo mágico, Tiana perde a licitação para seu futuro restaurante e é transformada em um sapo. Num momento de desespero, ela faz um acordo com Naveen, que exige que depois que ele se case com Charlotte, ele deve comprar seu restaurante. As coisas começam a mudar, no entanto, quando as duas rãs incompatíveis começam a se apaixonar durante a sua excursão perigosa em pântanos da Louisiana. Acompanhado pela jacaré Louis e do vagalume Ray, Tiana e Naveen viajam, arriscando a vida para voltar à sua amada New Orleans. Depois de descobrir a verdade sobre ele, Tiana e Naveen retornam à forma humana, e se casam no final, que termina com Tiana recebendo seu restaurante.

Em outras mídias[editar | editar código-fonte]

Em 26 de outubro de 2009, "Tiana's Showboat Jubilee!" estreou com participações de Tiana, Naveen, Louis, e Dr. Facilier, no Walt Disney World Resort, e mais tarde, no Disneyland Resort. Tiana e Naveen também estão na "Celebrate a Dream Come True Parade". Tiana e Naveen também são vistos cumprimentando e conhecendo pessoas na Liberty Square, de Walt Disney World. Ela participou do "Once upon a Dream Parade na Disneylândia de Paris, em abril de 2010 como parte do "New Generations Festival". Tiana também se juntou ao Fantasmic! no início de janeiro de 2010, durante a final com o Mark Twain Riverboat. Tiana, juntamente com Naveen, Dr. Facilier e Ray fazem uma aparição no Disney's World of Color no Disney California Adventure Park. Em 2013, Tiana e as outras princesas Disney terão uma nova atração no Magic Kingdom chamada Princess Fairytale Hall. [10]

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. http://disney.go.com/disneypictures/princessandthefrog/
  2. http://www.washingtonpost.com/wp-dyn/content/article/2009/04/16/AR2009041603139.html
  3. http://www.eonline.com/gossip/planetgossip/detail/index.jsp?uuid=781c7854-fddc-4433-8b02-c295bc4899f1
  4. http://broadwayworld.com/article/Photo_Coverage_Anika_Noni_Rose_and_Princess_Tiana_Join_Royal_Court_of_Disney_Princesses_20100315
  5. a b King, Susan (November 22, 2009). Q & A with 'Princess and the Frog' animators The Los Angeles Times Los Angeles Times. Visitado em 15 December 2012.
  6. Gilchrist, Todd (October 23, 2009). Interview: 'Princess and the Frog' Directors Ron Clements and John Musker Moviefone AOL Inc. Visitado em 18 December 2012.
  7. Fischer, Neal (March 13, 2010). Exclusive “Princess and The Frog” Virtual Roundtable with Writer-Directors; Ron Clements and John Musker Film Monthly. Visitado em 17 December 2012.
  8. Tucker, Neely (April 19, 2009). Disney Introduces First Black Princess, Tiana, in 'The Princess and the Frog' The Washington Post The Washington Post. Visitado em 26 December 2012.
  9. Orange, Alan (March 13, 2010). John Lasseter Returns to Hand Drawn Animation with The Princess and the Frog MovieWeb MovieWeb, Inc. Visitado em 17 December 2012.
  10. Brigante, Ricky (April 28, 2012). Walt Disney World reveals New Fantasyland dates, closer look at Princess Fairy Tale Hall, Be Our Guest restaurant, and more Inside the Magic. Visitado em April 14, 2013.