Tijuana Toads

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Tijuana Toads
Toro e Pancho (BR)
Tijuana Toads
Informação geral
Formato série de desenho animado
Duração 7 Minutos
País de origem  Estados Unidos
Idioma original inglês
Episódios 17
Produção
Produtor(es) David H. DePatie e Friz Freleng
Transmissão original 1969 – 1972

Tijuana Toads (no Brasil: Toro e Pancho) é uma série de desenho animado estadunidense que foi produzida de 1969 a 1972 pela DePatie-Freleng Enterprises e pela United Artists. A série contava a história de dois sapos chamados Toro e Pancho que sempre viviam confusões e aventuras ao longo de cada um dos episódios. O desenho teve um total de 17 episódios.

Lista de episódios[editar | editar código-fonte]

nomes originais (em inglês)

  1. Tijuana Toads
  2. A Pair Of Greenbacks
  3. Go For Croak
  4. The Froggy Froggy Duo
  5. Hop And Chop
  6. Never On Thirsty
  7. A Dopey Hacienda
  8. Snake In The Gracias
  9. Two Jumps And A Chump
  10. Mud Squad
  11. The Egg And Ay-Yi-Yi!
  12. A Leap In The Deep
  13. The Fastest Tongue In The West
  14. Croakus Pocus
  15. Serape Happy
  16. Frog Jog
  17. Flight To The Finish

História[editar | editar código-fonte]

Toro e Pancho ou originalmente Tijuana Toads foi um desenho animado de televisão realizado pela United Artists, criado pela DePatie-Freleng Enterprise (DPF) e produzido através da Mirisch-DePatie-Freleng Production, centrados em dois sapos, que viviam na cidade de Tijuana, no México, usavam aqueles chapéus imensos e falavam com sotaque típico da região. espetáculo foi apresentado originalmente nos Estados Unidos, pela rede ABC, entre 1969 a 1972, num total de 17 episódios e no Brasil através do SBT, com grande sucesso. A série original contou com a voz do ator Don Diamond (lembram-se dele como Cabo Reys em Zorro) como Toro e Tom Holland fazendo a voz de Pancho. A direção do espetáculo contou com a participação de Hawley Pratt, Art Davis, Grant Simmons e Gerry Chiniguy, entre outros e a música de abertura ficou a cargo de Doug Goodwin.em 1976, os dois sapos voltaram numa nova série, agora denominada como “Texas Toads”, onde os personagens de Toro e Pancho foram renomeados como Fatso e Banjo, assim como o local de atuação dos dois sapos não serem mais em Tijuana, mas sim no Texas, perdendo as características principais deles. A produtora investiu nesse novo empreendimento, mas o efeito ficou desastroso e o tiro acabou saindo pela culatra, pois as mudanças acabaram não sendo de agrado nem dos antigos fãs, nem dos novos telespectadores, o que lamentavelmente levou ao encerramento definitivo dos dois personagens, tão divertidos e criativos.

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

  • Pouco tempo depois do encerramento da série pela televisão, Toro e Pancho voltou fazendo parte integrante dos desenhos animados da Pantera Cor-de-Rosa.
  • Toro e Pancho tenham sido inspirados na dupla de cômicos O Gordo e o Magro, devido tanto as suas semelhanças físicas, bem como pelos acontecimentos e suas personalidade que eram muito parecidas.

Ficha técnica[editar | editar código-fonte]

Dubladores[editar | editar código-fonte]

No Brasil Brasil [1][editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «Retrô TV». Consultado em 1 de março de 2010. Arquivado do original em 22 de janeiro de 2010 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]