Tim Pawlenty

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Tim Pawlenty
Tim Pawlenty
Nascimento 27 de novembro de 1960 (63 anos)
Saint Paul
Cidadania Estados Unidos
Cônjuge Mary Pawlenty
Alma mater
  • University of Minnesota Law School
  • South Saint Paul High School
Ocupação advogado, político
Assinatura
Tim Pawlenty

Timothy Pawlenty (Saint Paul, 27 de novembro de 1960) é um político dos Estados Unidos da América, membro do Partido Republicano e o 39º governador do Minnesota.[1]

Tim Pawlenty é diplomado em direito pela universidade do Minnesota. De ascendência polaca e alemã, cresceu como católico, mas converteu-se ao luteranismo, a corrente religiosa da sua mulher Mary.

Carreira política[editar | editar código-fonte]

Foi eleito em novembro de 2002 como governador, contra o candidato do Partido Democrata Roger Moe, o independente Tim Penny, e o ecologista Ken Pentel.

A tradição operária e social-democrata do Minnesota fazem da vitória de Pawlenty um triunfo eleitoral muito raro para os republicanos nesse estado.

Tem aplicado um programa de não-aumento dos impostos mas diminuição do déficit orçamental do estado. Socialmente, uma medida que impôs foi a de um período de reflexão obrigatória de 24 horas antes de se proceder a um aborto, co-responsabilizando a mulher depois de informada sobre as consequências da sua ação.

As suas viagens ao estrangeiro no quadro das suas funções (foi ao Kosovo, à Polônia, ao Iraque e à República Checa) trouxeram-lhe numerosas e violentas críticas.

Em finais de 2005, sondagens davam-lhe uma taxa de aprovação de 59%, empatado com os governadores Dirk Kempthorne do Idaho e Michael Easley da Carolina do Norte (Sondagem SurveyUSA, com margem de erro técnica de 4%).

Em 7 de novembro de 2006, com 47% dos votos, foi reeleito governador.

Foi um potencial running mate de John McCain na eleição presidencial de 2008.

Referências

  1. «Tim Pawlenty». Encyclopædia Britannica Online (em inglês). Consultado em 18 de agosto de 2020 

Precedido por
Jesse Ventura
Governador do Minnesota
2003-2011
Sucedido por
Mark Dayton