Timbales

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Timbale)
Arturo Sandoval tocando no timbales no Hard Rock Cafe.

Timbales (também pronunciado tímbales ou timbalas) são tambores de baixa altura, com apenas uma pele, menos profundos que timbalões, e geralmente mais agudos. O executante usa uma variedade de baquetas, toques com a mão, toques no aro e rufos, para produzir uma vasta gama de sons em solos e em certas secções da música, e geralmente toca no corpo do instrumento ou em outros instrumentos de percussão auxiliares, tais como uma caneca ou um prato, para manter o ritmo. É um instrumento que pertense á familia a percussão e á sub-familia de altura definida. O corpo do instrumento é geralmente feito de metal, mas alguns construtores oferecem timbales feitos em ácer ou outras madeiras. As peles são leves e afinadas de um modo agudo tendo em conta o seu tamanho.

Timbales é também a palavra em francês para tímpanos, de modo que, os franceses costumam chamar o instrumento afro-cubano de timbales latines ou timbales créoles. De facto, os timbales foram inventados no séc XX como substitutos portáteis dos tímpanos das orquestras afro-cubanas.

Tradicionalmente, os timbales são montados em pares, e tocados de pé. Podem ser tocados com baquetas de bateria, ou, tradicionalmente com baquetas próprias. O diâmetro das peles varia entre 12 a 16 polegadas, com os pares geralmente apresentando uma diferença de uma polegada de diâmetro entre cada tambor.

Alguns construtores têm produzido recentemente timbales menores (chamados timbalitos) com diâmetros de 6, 8 ou 10 polegadas.

Ícone de esboço Este artigo sobre instrumento musical é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.