Timothy Peake

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Timothy Nigel Peake é um astronauta do Reino Unido, membro da ESA, tendo sido selecionado para tal cargo em maio de 2009 . Os astronautas deste grupo futuramente serão escalados para missões a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês). Peake é o primeiro cidadão britânico a ser selecionado como astronauta pela ESA [1] [2] .

Vida Pessoal[editar | editar código-fonte]

Timothy Peake nasceu em 7 de abril de 1972, em Chichester, Sussex, no Reino Unido. Em sua cidade natal estudou na Chichester High School for Boys, de lá retirando-se em 1990 para ingressar na Academia Militar Real de Sandhurst [3] .

Formação e Carreira[editar | editar código-fonte]

Após sua graduação na academia de Sandhurst, em 1992, Peake atuou como comandante de pelotão em um batalhão de infantaria de nome Royal Green Jackets, já extinto [4] . Em 1994, Peake qualificou-se como piloto de helicóptero e, em 1998, como instrutor de voo. Em 2005, ele graduou-se na Empire Test Pilots School, recebendo o Troféu Westland, por seu desempenho como o melhor aluno de asa rotativa (helicóptero). Especializou-se em dinâmica de voo pela Universidade de Portsmouth um ano depois [5] . Peake deixou as forças armadas em 2009, após completar 17 anos de serviço ativo, tendo a seu crédito mais de 3.000 horas de voo em diferentes tipos de aeronaves, tendo inclusive atuado como piloto de testes com helicópteros Agusta [6] [7] .

Escolha como Astronauta[editar | editar código-fonte]

Em 20 de maio de 2009, após um difícil processo de seleção incluindo testes acadêmicos, avaliações de aptidão e várias entrevistas, Timothy Peake conseguiu superar outros 8.000 candidatos e ser escolhido para ocupar uma das seis vagas como candidato à terceira turma de astronautas da ESA [8] . A turma era composta por seis membros, sendo dois da Itália (Samantha Cristoforetti e Luca Parmitano), um do Reino Unido (o próprio Peake), um da França (Thomas Pesquet), um da Alemanha (Alexander Gerst) e o primeiro da Dinamarca (Andreas Mogensen). Como todos os demais membros, durante o processo de treinamento na ESA, Peake mudou-se com sua família para Colônia, na Alemanha. Em 22 de novembro de 2010, ele foi oficialmente declarado como um dos novos astronautas da agência. Caso realmente venha a voar ao espaço, Peake será o primeiro cidadão britânico do sexo masculino a participar de um voo espacial, uma vez que o primeiro ser humano desta nacionalidade a subir ao espaço foi a química Helen Sharman. Michael Foale, Piers Sellers e Nicholas Patrick, que já participaram de viagens espaciais, são nascidos na Grã-Bretanha, mas se naturalizaram estadunidenses antes mesmo de se tornaram astronautas.

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]