Tionne Watkins

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Tionne Watkins
Informação geral
Nome completo Tionne Tenese Watkins
Também conhecido(a) como T-Boz, Cool, T
Nascimento 26 de abril de 1970 (43 anos)
Local de nascimento Des Moines, Iowa
 Estados Unidos
Origem Atlanta, Geórgia
Gênero(s) R&B, Hip-Hop
Ocupação(ões) Cantora, Compositora, Atriz, Dançarina, Produtora executiva
Instrumento(s) Vocal
Período em atividade 1990—presente
Gravadora(s) Arista Records (2001 - 2003), LaFace Records (1991-2001)
Afiliação(ões) TLC, Lisa Lopes, Rozonda Thomas, Keith Sweat, Da Brat, Paula Cole
Página oficial http://www.boz-bizz.com

Tionne Watkins, mais conhecida como T-Boz (Des Moines, Iowa, 26 de abril de 1970) é uma cantora, dançarina, atriz, autora, produtora executiva e compositora americana que foi membro do grupo TLC.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Tionne "T-Boz" Watkins nasceu em Des Moines, Iowa, filha de Gayle Watkins. Ela é Afro-americana e descendente dos Povos nativos dos Estados Unidos. Quando criança, foi diagnosticada com anemia. Desde de sete anos de idade, Watkins foi dentro e fora dos hospitais, devido à sua condição. A Família de Watkins passou de Des Moines para Atlanta, Georgia quando ela tinha nove anos de idade. Por causa de sua doença, Watkins não era esperada em ter filhos ou viver passando dos seus 30 anos, mas ela tem uma filha e está vivendo hoje.

História da Carreira[editar | editar código-fonte]

TLC[editar | editar código-fonte]

Em um local de Atlanta, chamaram Crystal Jones para realizarem audições para um grupo de canto e escolheu Watkins, e Lisa "Left Eye" Lopes e, eventualmente, atraiu a atenção de Perri "Pebbles" Reid e seu marido chefe da LaFace Records, Antonio L.A Reid. L.A Reid substituiu Jones com Rozonda "Chilli" Thomas e o grupo foi assinado em 1991 como TLC. Elas passaram a se tornar um dos grupos femininos mais bem sucedidos na história, com mais de 65 milhões de discos vendidos em todo o mundo. T-Boz ganhou quatro prêmios Grammy por seu trabalho com TLC.

No final de 2011, VH1 anunciou planos para produzir um filme biográfico sobre TLC ao ar em 2013. Watkins e Thomas assinaram como produtores.

Televisão e cinema[editar | editar código-fonte]

Além de seu trabalho com TLC, Watkins gravou uma canção solo, "Touch Myself" (Para a trilha sonora do filme de 1996 Fled) e "My Getaway" (para a trilha sonora do filme 2000 Rugrats in Paris: The Movie). Além disso, ela tem feito parcerias em músicas como: "Ghetto Love", com da Brat, "Changes" com a Sociedade do Soul, "He Say She Say" com Keith Sweat, "Different Times", com Raphael Saadiq e "Be Somebody", com Paula Cole. Watkins já apareceu em uma música de sua colega de banda, Rozonda "Chilli" Thomas, intitulado "Gameproof".

Watkins já trabalhou como atriz, aparecendo em Barra Pesada, filme de 1998. Junto com TLC, ela também apareceu em um episódio de Living Single. Watkins também serviu como um dos produtores executivos para o ATL, filme de 2006 com o rapper, T.I.. Ela também foi destaque no vídeo da música "It's Good", com Youngbloodz, e apareceu em The Real Housewives of Atlanta como amiga de Kandi Burruss. T-Boz era uma concorrente no The Celebrity Apprentice, onde ela foi demitida pelo voluntariado para voltar para a sala de reuniões. Depois de fazer referência a um concorrente anterior, que foi despedido do programa para a mesma ação, Donald Trump lhe disse: "Nunca voluntário para uma execução."

Outros trabalhos[editar | editar código-fonte]

Watkins publicou um livro semi-autobiográfico de poesia chamado Thoughts em 3 de novembro de 1999. Em 2005, Watkins e a estilista Tara Brivic Rowntree abriram uma boutique infantil chamada Chase's Closet (em homenagem a sua filha).

Vida Pessoal[editar | editar código-fonte]

Inicialmente com a detenção de detalhes de sua doença de outras pessoas, Watkins veio a público com a doença em 1996 e mais tarde se tornou um dos porta-vozes Sickle Cell Disease Association of America. Em 2002, ela foi hospitalizada por quatro meses devido a um surto de anemia falciforme. Ela afirmou que sua fé em Deus e seu otimismo a ajudou a ficar livre dos efeitos mais graves da doença falciforme.

Em agosto de 2000, Watkins casou-se com o rapper Mack 10. A filha do casal, Chase Anela Rolison, nasceu em 20 de outubro de 2000. Em junho de 2004, ela pediu o divórcio e pediu uma ordem de restrinção contra Mack 10. Após a separação, Watkins entrou em um relacionamento de três anos com Takeo Spikes do San Diego Chargers.

Em outubro de 2009, Watkins revelou na CBS' The Early Show e na revista People que ela tinha secretamente lutado contra um tumor cerebral potencialmente fatal por três anos. Em março de 2006, ela foi diagnosticada como tendo um neuroma acústico morango de tamanho em seu nervo vestibular, que afetou o equilíbrio, audição, visão e movimento facial. Muitos médicos se recusaram a retirar o tumor, devido a seus falciforme complicações relacionadas, deixando suas alternativas severas, em última análise, ela passou por uma cirurgia no Cedars-Sinai Hospital, em Los Angeles.

Recentemente, em uma entrevista, foi revelado que um de seus tios se casou com a mãe de Lisa Lopes, fazendo com que ela e Lisa sejam primas.

2012-presente[editar | editar código-fonte]

Em 1 de outubro de 2012, o The Hollywood Reporter confirmou que Watkins terá seu próprio reality show "Totally T-Boz" na rede TLC. O show vai ao ar em 1 de janeiro de 2013.

Publicação[editar | editar código-fonte]

Thoughts, Tionne. (1999)

Solo singles[editar | editar código-fonte]

Year Title Chart positions Album
US
Hot 100
US
R&B/Hip-Hop
UK Singles Chart[1] NZ
1996 "Touch Myself" 40 23 36 33 Fled soundtrack
2000 "My Getaway" - 14 44 - Rugrats in Paris: The Movie Soundtrack
2013 "Champion" - - - - TBA

Featured singles[editar | editar código-fonte]

Year Title Chart Positions Album
US
Hot 100
US
R&B/Hip-Hop
UK Singles Chart
1991 "Word to the Badd!!" (Jermaine Jackson featuring T-Boz) 78 88 - You Said
1996 "Touch Myself" (Remix) (T-Boz featuring Richie Rich) - - - Seasoned Veteran
"Ghetto Love" (Da Brat featuring T-Boz) 18 16 - Anuthatantrum
1999 "Be Somebody" (Paula Cole featuring T-Boz) - - - Amen
2000 "Tight To Def" (Mack 10 with T-Boz) - - - The Paper Route
2002 "Different Times" (Raphael Saadiq feat. T-Boz of TLC) - - - Instant Vintage
2005 "It's Good" (YoungBloodZ featuring T-Boz) - - - Ev'rybody Know Me
2009 "Someday" (DJ Deckstream with T-Boz) - - 7 Sound Tracks 2
2012 "Red Planet" (Little Mix featuring T-Boz) - - - DNA (Little Mix album)

Referências

  1. Roberts, David. British Hit Singles & Albums. 19th ed. London: Guinness World Records Limited, 2006. p. 545. ISBN 1-904994-10-5