Pokémon (espécie)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Tipo Água)
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes fiáveis e independentes. (desde novembro de 2009). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

pokemon

Pós-introdução[editar | editar código-fonte]

Question book.svg
Secção não cita fontes fiáveis e independentes. (desde julho de 2009). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

O termo Pokémon refere-se tanto à série quanto às espécies que existem dentro do universo Pokémon. Atualmente, existem 719 espécies diferentes de Pokémon conhecidas, que são catalogadas no item conhecido como Pokédex, que contém informações digitais sobre todas as espécies.

Existem cinco numerações oficiais da Pokédex, que variam conforme a região e também apresentam na numeração espécies não vistas antes ou já vistas, em uma nova posição. A Pokédex Nacional é a mais importante do mundo Pokémon, pois cataloga todas as espécies do número 001 ao 719, onde os Pokémon descobertos mais recentemente ficam ao final. A Pokédex de Kanto mostra todos os 151 primeiros Pokémon da Pokédex Nacional na mesma ordem. A Pokédex de Johto acrescenta 100 novas espécies, vistas do número 152 ao 251 na Pokédex Nacional, mas reordena todas a numeração das espécies conhecidas. A Pokédex de Hoenn cataloga 202 espécies, onde 135 delas vêm dos números 252 a 386 da Pokédex Nacional, mais 67 espécies aparecidas antes. A Pokédex de Sinnoh têm 151 espécies catalogáveis, das quais 81 vêm das espécies de número 387 a 493 da Pokédex Nacional, mais 70 já catalogados antes, já na nova região de Unova têm mais 156 Pokémons e por fim Kalos cont c, até agora, com mais 70 espécies, fazendo com que o número de Pokémon aumentasse para 719 na Pokédex Nacional. Além das numerações oficiais, a Pokédex também enumera Pokémon por peso, tipo e altura.

Tipos[editar | editar código-fonte]

Cada espécie Pokémon apresenta um ou dois tipos. Esses tipos têm vantagens sobre uns e desvantagens sobre outros. Existem ao todo 18 tipos diferentes. Cada espécie apresenta um ou dois tipos, onde um segundo tipo pode balancear uma desvantagem de outro tipo. Os ataques de uma espécie também têm tipos e, de acordo com o tipo do Pokémon adversário, o tipo desse ataque pode dar mais ou menos dano ao oponente do que outros. Existem quatro níveis de efetividade: Super Effective (Super Efetivo), onde o Pokémon defensor leva o dobro do dano normal do ataque, o dano normal, not very effective, onde o Pokémon defensor leva a metade do dano normal do ataque, e Not Very Effective (Não muito efetivo) , onde o Pokémon defensor não leva nenhum dano do ataque. Há, ainda, um quinto nível de efetividade, onde os dois tipos do Pokémon defensor levam o dano Super Effective (que corresponde ao quíntuplo do dano que seria causado normalmente). O cálculo correto desses níveis de dano são importantes em uma batalha e podem levar o(a) treinador(a) à vitória.

Numeração e Pokédex[editar | editar código-fonte]

Em todos os jogos convencionais da franquia, a Pokédex é uma enciclopédia eletrônica de informações sobre os Pokémon. É a máquina que registra e cataloga os Pokémon. Nos jogos, informações sobre um Pokémon são adicionadas logo que o treinador o captura pela primeira vez. Capturar, evoluir e trocar Pokémon para completar a Pokédex, é um dos objetivos da maioria dos jogos Pokémon.

Várias Pokédexes (na vida real) eletrônicas foram criadas por empresas sob a licença da The Pokémon Company. Uma delas existe também para batalhar.

A Pokédex Nacional é aquele que lista todos os Pokémon criados até o momento, eles estão em ordem numérica. Existem também as pokédexes regionais que contém apenas os Pokémon que aparecem em uma determinada região do jogo.

Pode-se consultar os nomes dos Pokémon em Anexo:Lista de Pokémon.

Habilidade[editar | editar código-fonte]

Na Terceira Geração da série Pokémon, ou seja, a partir dos jogos Pokémon Ruby & Sapphire, todos os Pokémon passaram a ter uma habilidade (em inglês, ability), também conhecida como peculiaridade (em inglês, trait).

Existem Pokémon com somente uma habilidade e outros de habilidade dupla, ou seja, que têm uma ou outra habilidade, mas nunca ambas ao mesmo tempo.

Ataques[editar | editar código-fonte]

Cada Pokémon pode aprender diversos ataques, fracos ou fortes. Existem alguns com capacidades únicas que só eles adquirem. Existem ataques que são utilizados para ferir o adversário e outros que fortalecem ataques de um tipo ou que enfraquecem os adversários, diminuindo seus atributos. Os ataques possuem precisão, força e a quantidade de vezes que podem ser utilizados.

Estágio e evolução[editar | editar código-fonte]

Evolução, no universo Pokémon, é o termo usado para quando um Pokémon evolui, ou seja, muda de forma, acompanhado de uma melhora em seus atributos. Deve-se frisar que não é uma evolução do ponto de vista biológico, mas sim como uma metamorfose do indivíduo. Evolução em Pokémon pode ocorrer por diversas razões, sendo que a mais comum se dá por acúmulo de experiência em batalhas ( aumentando o seu nível ). Existem outros fatores que podem determinar quando e como que os diferentes Pokémon irão evoluir. Por exemplo, algumas evoluções somente ocorrem com o uso de pedras de evolução, em horários específicos, em um gênero em especial, ou por felicidade ou lealdade, e evolução conjunta como é o caso de Slowpoke e a evolução Slowbro, que acontece quando um Shellder morde o rabo dele (no anime), nos jogos eletrônicos, se Slowpoke estiver utilizando a Pedra do Rei e for trocado com outro jogador, ele evolui em um Slowking.

Categorias[editar | editar código-fonte]

Além de serem divididos em tipos, grupos, espécies e cores, os pokémons também são separados em categorias, um conceito que foi incluído na Pokédex dos jogos Pokémon FireRed & LeafGreen.

As categorias dividem os Pokémon pelo habitat onde vivem.

Gênero, grupo, cruzamento e ovo[editar | editar código-fonte]

O relacionamento de um macho com uma fêmea de Pokémon é um assunto misterioso, abordado de forma muito subliminar na série de animação por causa da idade de seu público alvo. Só ocorre da geração II da série para frente, quando descobre-se que os Pokémon botam ovos e existem os gêneros macho e fêmea. Embora seja bem aceito que eles de fato se reproduzam (várias vezes aparecem Pokémon filhotes) nada é mencionado sobre o ato propriamente dito.

Um Pokémon só pode se reproduzir com outro Pokémon do mesmo grupo. Um grupo Pokémon é uma característica exclusiva do universo Pokémon. Esta classificação permite se reproduzir de acordo com o seu grupo. A aparência e o tipo do Pokémon é o que define em que grupo ele se encaixa.

Isto também permite que um Pokémon se relacione com outro Pokémon, não precisando serem da mesma espécie, sendo somente de mesmos grupos e sexos opostos. Mas como cada Pokémon pode ter até dois grupos, aquele que possui um par de grupos poderá relacionar-se tanto com Pokémon de um grupo como de outro. Depois da reprodução, um ovo aparece, e o filhote será da mesma espécie da mãe e poderá ter ataques que não teria naturalmente.

Pokémon lendários[editar | editar código-fonte]

Enquanto existem espécies de Pokémon comuns, como Rattata e Oddish, que existem diversos espécimes parecidos e podem ser encontrados em vários lugares, também existem Pokémon lendários. Eles são únicos e alguns vivem de dimensões paralelas, como Palkia, Dialga, Giratina e Arceus. Mewtwo, por exemplo, é o resultado de uma experiência científica de Mew que deu errado. As únicas pessoas que já se encontraram com ele e não estão mortos são Ash e seus amigos.

Eles têm um poder fora do comum e geralmente só existe um no mundo de cada espécie, com algumas exceções: Lugia (no anime), pois foram encontrados pai e filho, e Phione, pois nasce do ovo de um Manaphy.

Eles são:

Kanto Johto Hoenn Sinnoh Unova Kalos

Pokémons Shiny[editar | editar código-fonte]

Um Pokémon shiny é um pokémon que possui uma coloração diferente e brilha ao ser encontrado. Apesar da sua raridade, a única diferença entre um Pokémon shiny e um normal é que possuem cores diferentes, porém um pokémon Shiny jamais será Top, por isso dizem que em questão de força, eles estão abaixo do normal. O que não é verdade já que também é raro encontrar um pokémon TOP. A grande diferença entre os Shinies e os pokémon de coloração normal é que esse tipo consegue lançar status mais facilmente nos pokémon. Ou seja, paralisias, congelamentos, etc. vem mais fácil com esses pokémon que possuem um pouco a mais de "sorte" que os de coloração normal.

A chance de se achar um Pokémon shiny é de 1 em cada 8192 Pokémon, ou seja, é muito raro encontrar um Pokémon shiny, mas é possível aumentar suas chances usando o Poké Radar (Pokémon Diamond/Pearl/Platinum), Shining Charm (Pokémon Black 2/White 2) e também se pode usar o método Masuda de breeding, que consiste em cruzar pokémons de países diferentes (ex: Japão com USA) aumentando a probabilidade do Pokémon que sair do ovo ser shiny. [1]

Em alguns casos a mudança de cor é quase imperceptível, como o Garchomp, que possui suas cores ligeiramente mais claras na sua versão shiny.

Todos os Pokémon possuem versões shiny, mas nem todos podem ser encontrados na sua forma brilhante, entre estes estão: Celebi, Arceus, Reshiram, Zekrom, Victini, Keldeo, Meloetta e qualquer Pokémon vindo do Dream World.

Poké Radar[editar | editar código-fonte]

Depois de conseguir a National Dex, você ganhará o Poké Radar. Este dispositivo é a principal ferramenta para achar um shiny. Como a chance de achar um shiny é de 1/8192, usando o Poké Radar, a chance de achar um fica bem mais fácil. Você precisa fazer uma chain (cadeia) do Pokémon. Para fazer a cadeia, você precisa usar Max repel, ativar o Poké Radar e noucautear os Pokémon da mesma espécie em sequência, e quanto mais noucautear os pokémons da mesma espécie em sequência, a chance de achar um shiny é aumentado consideravelmente. Quando noucautear 40 pokémons em sequência sem quebrar a cadeia, a chance de achar um shiny fica em 1/50 batalhas. Ou seja, quando chegar no 40, apenas resete o pokéradar que o ponto de grama brilhará, e indo nesse ponto, o shiny estará na sua frente, pronto para que você o capture.

Dano aumentado[editar | editar código-fonte]

São danos quadruplicados, duplicados e pouco efetivos que podem ajudar/prejudicar muito na batalha.

  • Duplicado: O Dano será duplicado quando um Pokémon receber um ataque que é efetivo no seu tipo. Por exemplo, um Charmander possui o tipo Fogo, recebe um ataque do tipo Água, o dano é duplicado pois o tipo Fogo (Charmander) tem desvantagem ao tipo Água.
  • Quadruplicado: O Dano será quadruplicado quando um Pokémon receber um ataque que é efetivo em seus dois tipos. Por exemplo, um Bastiodon possui os tipos Aço e Pedra, recebe um ataque do tipo Lutador e o dano será quadruplicado pois os tipos Aço e Pedra (Bastiodon) tem desvantagem ao tipo Lutador.
  • Pouco Efetivo: Esse dano é causado quando um Pokémon que ataca tem desvantagem sobre o outro Pokémon que recebe um golpe (No caso, só a metade do dano é infringido). Por exemplo, um Seaking (tipo Água) recebe um golpe de um Rapidash (tipo Fogo). Já que Seaking é do tipo Água, os golpes do tipo Fogo do Rapidash são pouco efetivos.
  • Sem efeito: Acontece quando um Pokémon de determinado tipo é atacado por um ataque de um tipo que não lhe causara dano pois é incapaz de afetá-lo. Por exemplo, um Swellow é do tipo voador, se for atacado por um golpe do tipo terrestre, esse ataque não funcionará.


Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]