Tipo (tipografia)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou se(c)ção não cita fontes fiáveis e independentes (desde Outubro de 2008). Por favor, adicione referências e insira-as no texto ou no rodapé, conforme o livro de estilo. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Tipos móveis justapostos em um componedor.

Tipo na área da tipografia, refere-se aos tipos móveis das prensas mecânicas para impressão de textos. Podem ser feitos de dois materiais: os tipos de metal (ou tipos fundidos) e de madeira. Tipo é , também, o termo referente aos caracteres das letras.

Com o advento da tipografia digital, o termo passou a se referir, talvez vulgarmente, também às tipografias digitais específicas ou como sinônimo de família tipográfica.

Tipos digitais[editar | editar código-fonte]

Existem tipos digitais para:

Essa é uma diferenciação que surge com o uso extensivo do computador. É interessante percebermos que todo tipo para web deveria ser também ser um tipo para tela, mas isso nem sempre é o caso. Por exemplo, a Times New Roman é um dos tipos para web mais comuns, por fazer parte do sistema operacional Windows, mas é um tipo para impressão clássico, foi criada para servir as limitações de leitura do jornal The Times of London (em 1932).

Cada tipo de suporte, meio ou técnica possui suas limitações de visualização. Portanto o usuário de determinado tipo digital (ou família tipográfica) deve considerar essas questões ao fazer sua escolha.

Anatomia do tipo móvel de metal[editar | editar código-fonte]

Diagrama do tipo móvel
Elementos principais

a. Olho
b. Face(anterior) ou Barriga
c. Corpo

Detalhes

1. Rebarba ou talude
2. Risca ou ranhura
3. Canal ou goteira
4. Pé.

Veja também[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre tipografia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.