Coroa (selos)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Tipo Coroa (selos))
Selo de 25 réis de Moçambique.

Os selos de tipo coroa foram os selos de emissão base, i.e., os selos correntes, nas ex-colónias portuguesas durante parte do reinado de D. Luís I.

O nome advém do desenho: a coroa real portuguesa.

Circularam em Angola[1], Moçambique[2], Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Índia Portuguesa e Macau, e ainda em Timor Português e na Guiné-Bissau[3], estes usando selos de outras colónias sobrecarregados com a inscrição Timor e Guiné respectivamente.

Diferenças no desenho dos selos de Angola[editar | editar código-fonte]

O desenho dos selos que circularam em Angola é ligeiramente diferente do das restantes colónias, pois a coroa real é mais arredondada.

Erros[editar | editar código-fonte]

Conhecem-se vários erros de impressão destes selos.

  • 40 reis rosa de Angola: Na segunda emissão de coroas de Angola, uma chapa de 40 reis foi montada por engano na folha que imprimia os selos de 20 reis, ficando aquele com a cor rosa destes.

Falsos[editar | editar código-fonte]

Conhecem-se múltiplas falsificações destes selos, as mais famosas das quais designadas por Fournier, do nome do falsário[nota 1]. São fáceis de reconhecer pois Fournier utilizou o desenho de Angola para falsificar selos de todas as colónias, desconhecendo que este desenho era ligeiramente diferente dos restantes.[4]

Notas

  1. François Fournier (1846-1917). Cf. François Fournier : um famoso falsificador de selos.

Referências