Tipos de contratos

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Merge-arrows 2.svg
Foi proposta a fusão deste artigo ou se(c)ção com Contrato. Pode-se discutir o procedimento aqui.
Editor, considere adicionar mês e ano na marcação. Isso pode ser feito automaticamente, com {{Fusão|1=Contrato|{{subst:DATA}}}}.

Tipos de Contratos em Projetos

No planejamento de compras e aquisições, são utilizados tipos de contratos específicos, de acordo com a situação em questão. O tipo e os termos e condições específicas de de contrato usado definem o grau de risco que está sendo assumido pelo comprador e pelo fornecedor.

Nos projetos, os contratos geralmente estão dividos em três categorias amplas, que são: Contratos de Custos Reembolsáveis (CR) - Cost reimbursable; Contratos de Tempo e Material (T&M) - Time and material; e Contratos de Preço Fixo (PF) - Fixe Price (FP).

O contrato mais comum a ser encontrado na maioria das companhias do Brasil é o de PREÇO FIXO (PF) onde é vendido um pacote de um número pré-determinado de horas para realizar um projeto.

 

Custos reembolsáveis (CR)
Neste tipo de contrato, os custos do fornecedor são reembolsados, acrescidos de um valor adicional. O comprador tem um grande risco neste tipo de contrato pois se desconhece os custos finais do contrato.

Neste tipo de contrato, é possível observar ainda outros contratos categorizados. São eles:

  • Custo mais remuneração fixa (CMR) ou Custo mais percentual do custo (CMPC)
    Neste tipo de contrato o comprador deve reembolsar todos os custos do fornecedor e ainda pagar uma remuneração em cima do custos. O fornecedor não tem motivação para controlar seus gastos, pois quanto mais gastar, mais receberá.
  • Custo mais remuneração fixa (CMRF)
    Neste caso o fornecedor é reembolsado na integridade do valor gasto e também recebe uma remuneração fixa.
  • Custo mais remuneração de prêmio (CMRP)
    Neste tipo de contrato o comprador paga todos os custos mais um bônus com base no desempenho, ou seja, quanto menos gastar, mais se recebe.

 

Tempo e material (T&M)
Este tipo de contrato geralmente é usado para valores reduzidos. O contrato baseia-se em um custo por hora ou por material e tem elementos de um contrato de preço fixo (no preço fixo por hora) e um contrato de custos reembolsáveis (nos custos de materiaise no fato de que o custo total é desconhecido).

 

Preço fixo (PF)
É o tipo de contrato mais comum do MUNDO. Neste tipo de contrato um preço fechado é acordado para o trabalho. É um contrato de grande risco ao fornecedor pois se existirem custos adicionais terão que ser assumidos por ele.


REFERÊNCIAS

GARCIA, Edson. "Gestão de aquisições: você conhece os tipos de contrato que podemos utilizar nas contratações em nossos projetos?" Portal Gestão de Projetos. Setembro, 2008. Disponível em: http://gestaodeprojetos.net/2008/09/22/gestao-de-aquisicoes-voce-conhece-os-tipos-de-contrato-que-podemos-utilizar-nas-contratacoes-em-nossos-projetos/

FERRARI, Francisco. "Tipos de contratos". Portal Wikidot. Julho, 2004. Disponível em: http://wpm.wikidot.com/tecnica:tipos-de-contratos

 


ORIGEM DO CONTEÚDO

Conteúdo publicado como requisito para a disciplina de Gestão de Contratos e Aquisições.
MBA em Gestão de Projetos, pela Universidade Anhanguera. Belo Horizonte, 2010.


Rafael Barbosa 19h50min de 18 de agosto de 2010 (UTC)