Tirion

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes fiáveis e independentes. (desde outubro de 2013). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

Tirion, na obra de J.R.R.Tolkien, era a cidade dos Noldor em Valinor, e situava-se sobre a colina de Túna. Seu governo foi entregue ao Elfo Finwë, Rei Supremo dos Noldor, e lá moravam seus filhos, Fëanor, Fingolfin e Finarfin.

Primeiramente com a chegada dos Eldar em Valinor Tirion foi governada por Ingwë Rei Supremo dos Eldar, e Chefe dos Vanyar. Com o passar do tempo o amor dos Vanyar por Valinor e os próprios Valar ficou ainda maior, e eles decidiram deixar Tirion para morar com Manwë em Illmarin, deixando a cidade de Tirion sob o comando de Rei dos Noldor Finwë.

A colina de Túna localizava-se no vale de Calacirya, a única passagem livre pelas Pelóri. Sobre essa colina ergueu-se a maior cidade élfica a oeste do Mar. As paredes e terraços eram brancos, e as ruas tinha pó de diamante, e escadarias de cristal branco erguiam-se da terra fértil sob os grandiosos portões.

O centro da cidade era dominado pela Torre de Ingwë, a chamada Mindon Eldaliéva, cujo farol prateado atravessava o mar. Sob a torre estava a casa de Finwë, primeiro Rei Supremo dos Noldor. Lá também havia a praça onde crescia a Árvore Branca Galathilion, e onde Fëanor pronunciou seu Juramento.

Muitos anos felizes seguiram-se com o governo de Finwë, e foi durante esse período que Fëanor criou as Silmarils. Morgoth foi então libertado de seu cativeiro de três eras nas Prisões de Mandos e começou a desejar as Silmarils. Ele foi a Tirion e envenenou a mente de Fëanor contra seu meio-irmão Fingolfin, até que ele ameaçasse seu irmão de morte. Por causa disso, Fëanor foi banido de Tirion. Fingolfin então tornou-se Rei dos Noldor, já que Finwë foi embora com seu filho banido para Formenos. Depois disso vários acontecimentos se sucederam, desde o assassinato de Finwë e o roubo das Silmarils até o juramento de Fëanor, que fez com que ele, seus filhos e irmãos partissem para a Terra-média, deixando Tirion com apenas um décimo de sua população.