Tiro livre

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Tiro livre direto)
Um tiro livre direto.

Em futebol, um tiro livre é uma maneira de recolocar a bola em jogo depois de uma falta. A bola deverá estar imóvel quando é realizado o tiro e o executor não poderá tornar a jogar a bola antes de que esta tenha tocado em outro jogador. Num tiro livre se coloca uma barreira a 10 m de onde fica a bola, o número de jogadores que formam a barreira é o que o goleiro decide. O tiro livre direto é um lançamento direto à baliza da equipe adversária, a diferença de um tiro livre indireto é que o cobrador deve fazer um passe a outro jogador.

De acordo com o tipo de falta, o tiro será direto ou indireto. Por exemplo, caso um jogador passa a bola ao goleiro de sua equipe com o pé e este domina a bola com as mãos, será tiro livre indireto. Um chute em um jogador da equipe adversária, resultará em um tiro livre direto.

Entre os maiores cobradores de falta (tiro livre) do mundo, podemos citar: Cristiano Ronaldo, Roberto Carlos, Juninho Pernambucano, Andrea Pirlo, Lionel Messi, Ronaldinho, David Beckham, Zico, Marcelinho Carioca, Diego Maradona, Rogério Ceni, Zinedine ZidaneSteven Gerrard, Marcos Assunção e outros.

De acordo com um levantamento feito pelo site Goal.com, Zico é o futebolista que mais marcou gols em cobranças de falta na história, com 101 tentos anotados desta forma.[1]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «Messi é o melhor cobrador de faltas da história do futebol?». Goal.com. 4 de abril de 2019. Consultado em 7 de abril de 2020 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Este artigo sobre futebol é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.