Tissi

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde julho de 2009).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Tissi
Panoramaditissi.jpg
País  Itália
Região Flag of the Italian region Sardinia.svg Sardenha
Província Sassari
Área
 - Total 10 35 km² km²
População
 - Total 2,200
    • Densidade 181,16 ab./km²/km2 
Código Postal 07040
Código ISTAT 090064
Comunas limítrofes Sassari, Ossi, Usini
Prefixo telefônico 079
Fiscal I452
Orago padroeiro Santa Vittoria
Sítio http://www.comune.tissi.ss.it/
Panorama de Tissi
  • Tissi é uma cidade italiana da região da Sardenha, Província de Sassari, a cidade está a menos de 8 km de Sassari, em linha reta (e cerca de 9,5 km na estrada do condado 115 / M-Ittiri Sassari). O país está crescendo porque muitos Sassaresi (naturais de Sassari) decidiram lá morar, preferindo uma pacata vida ao caos da cidade grande.
  • Em seu território existem alguns sítios arqueológicos, como o túmulo de Sas Puntas e o Nuraghe Monte Sant'Andria. Ainda, as duas igrejas de Santa Anastasia e Vittoria, e o Oratorio di Santa Croce.
  • Localizado na parte norte da Sardenha (Logudoro), na província de Sassari, na lateral esquerda do Rio Mascari (afluente do Rio Mannu di Porto Torres). Seu território é em grande parte montanhosa,. estando a 235 metros acima do nível do mar, cultivada por muitas vinhas cujas uvas produzem requintados vinhos além de produzir um excelente azeite.
  • Lenda
  • Diz a lenda que alguns pastores perderam uma vaca grávida e tentou por dias achá-la sem nenhum resultado. Finalmente a acharam dentro de uma caverna, próximo a um matagal, junto com sua cria, onde corria uma água límpida e fresca. A amenidade do lugar os fez escolhe-lo como sua nova residência. Primeiro deu-se a instalação das cabanas, os pastores foram crescendo em número e outros vieram depois juntar-se a eles, atraídos pela abundância de pastagens e clima ameno. A lenda, é claro, não para na modéstia de uma pequena cidade, eleva-lhe a honra de uma grande cidade, a cidade de Largario que se estendia desde o Monte " e Tissa "para a ponta extrema de Zipirianu e D'de Attentu para um comprimento de mais de três quilômetros sul-leste-sul-oeste. No entanto, achou-se em manuscritos antigos referência a cidade de Largario, o que foi confirmado anos depois por indícios materiais.
  • O primeiro foram os túmulos descobertos e os restos de uma população aantiguissíma. O segundo, a fonte d'água a qual se refere a lenda . O terceiro é o nome do Largario, vasta região que compreende as aldeias de Tissi, Usini e Uri. A coluna que contém a pilha de água benta na igreja de Santa Maria em Usini podemos ler a seguinte inscrição: "1499-HOC OPUS PROUD fecit MATHEUS VARGIUS - DA UTILIZAÇÃO DE Plebano Largario" Então Largario existiu.
  • Solo
  • Os solos são típicos do arenito-calcário-facies do sardo Mioceno. Estes solos evoluiram bastante, mas não são muito profundos, possuindo até o máximo de 50 centímetros de profundidade, mas aumentou significativamente nos vales.
  • Apresentam um perfil típico de A-(B)-C e ABC, às vezes, mas freqüentemente caracterizados pela falta do horizonte removida pela erosão e como B mescolatoal. Estes solos, na presença de substrato calcário-marmoso, são ocasionalmente de características forte, especialmente se a morfologia é concreto, de que fenômenos hidromórficos, ainda que temporários.
  • Particularmente os solos são adequados para o cultivo de árvores típicas de Sassari, incluindo a vinha e oliveiras, que ocupam as faixas de morros e encostas.