Tizi n'Tichka

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Tizi n'Tichka
—  acidente geográfico  —
Tizi n'Tichka
Vista da estrada N9 perto de Tizi n'Tichka
Localização
Tizi n'Tichka está localizado em: Marrocos
Tizi n'Tichka
Localização de Tizi n'Tichka em Marrocos
Coordenadas 31° 16' 44" N 7° 22' 44" O
País  Marrocos
Localização entre Marraquexe e Ouarzazate
Localidades mais próximas Aït OurirTélouet
Características gerais
Tipo
Cordilheira Alto Atlas
Dimensões
Altitude 2 260 m

Tizi n'Tichka (Passo n'Tichkaou; em francês: Col du Tichka; em tachelhit: Tⵜⵉⵣⵉ ⵏ ⵜⵉⵛⴽⴰ; literalmente: "portela das pastagens") é um passo de montanha na cordilheira do Alto Atlas, em Marrocos, que se situa a 2 260 m de altitude, sensivelmente a meio caminho na estrada N9 que liga Marraquexe a Ouarzazate através do Alto Atlas.

O troço da estrada que passa no Tizi n'Tichka é considerada uma das mais pitorescas de Marrocos, pelas vistas deslumbrantes sobre as montanhas mais altas do Alto Atlas. Ao longo da estrada ou perto dela existem várias aldeias tradicionais com casas de pedra ou de terra batida, rodeadas de socalcos e de nogueiras, em que os habitantes se dedicam à agricultura, cultivando trigo, cevada em milho, à hotelaria e à venda de lembranças a quem passa. Entre os produtos mais vendidos encontram-se cerâmica, loiça, artesanato em pedra e fósseis, mas sobretudo rochas e minerais, como ametistas , ónix e outros tipos de quartzo, muitas vezes pintados, ágata, manganês, lápis-lazúli, pirites de cobre, etc. A região é rica em muitos desses materiais, mas muitos dos que são vendidos, não são extraídos localmente.

As aldeias mais próximas do passo são Ighrem N'ougdal e Aguelmouss a sul e Taddert (ou Taddart) a norte. Télouet, a capital histórica do berberes Glaoua, famosa pelo seu grande casbá construído por Thami El Glaoui, o paxá de Marraquexe durante a primeira metade do século XX, situa-se a menos de 20 km a leste de Tizi n'Tichka.

Referências[editar | editar código-fonte]

  • Le Guide Vert - Maroc (em francês). Paris: Michelin. 2003. p. 441-444. 460 páginas. ISBN 978-2-06-100708-2 
  • Ellingham, Mark; McVeigh, Shaun; Jacobs, Daniel; Brown, Hamish. The Rough Guide to Morocco (em inglês) 7ª ed. Nova Iorque, Londres, Deli: Rough Guide, Penguin Books. p. 493-494. 824 páginas. ISBN 9-781843-533139 
Meandros da estrada N9 junto ao Passo n'Tichka
 
Monumento na paragem de estrada do Passo n'Tichka
O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Tizi n'Tichka
Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia de Marrocos, integrado ao Projeto África é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.